Harlan Coben - Bienal do Livro de São Paulo - Parte I

05 agosto 2014

crônicas e desabafos Esquenta para a 23ª Bienal do Livro de São Paulo - Parte I

Sem Deixar Rastros -Harlan Coben

Anos atrás, quando fui apresentada a Harlan Coben com o livro "Não conte a ninguém”, percebi que esse seria um caso de amor que duraria muito tempo. Não ousei dizer que seria eterno, na época, mas sabia que o tempo seria muito longo. Eu sentia isso. Eu sabia disso. E eu não estava errada.
Pouco tempo depois, onze livros do autor. Não tenho mais porque, né, a grana nos falta, mas pretendo completar a coleção o mais rápido possível para ser eternamente feliz.
Harlan Coben_03Harlan Coben, autor de livros de mistério e policiais, aclamado na França como o "mestre das noites em claro". E neste ano de 2014, palestrante na 23ª Bienal do Livro de São Paulo. Desde que vi a notícia, tomei uma decisão: eu iria a essa Bienal, nem que fosse meu último ato em vida - sentem o drama? É o amor pela literatura do homem. Harlan tem um jeito de escrever tão único que nos deixa completamente presos a seus livros. O modo de descrever seus personagens se mostra tão singular que nos faz amá-los ou odiá-los em níveis inexplicáveis.

Harlan Coben_02Peguemos como exemplo o livro a seguir, Sem Deixar Rastros, quarto livro da série Myron Bolitar. Mas, primeiro, por que não falar um pouco de Myron Bolitar? Representante esportivo, advogado, ex-astro do basquete que teve o joelho lesionado e a carreira interrompida, melhor amigo de Windsor Horne Lockwood III – ou simplesmente Win. Myron ganhou a simpatia do público e, como consequência, uma série de livros que o tem como protagonista. Nos livros, Myron e Win resolvem mistérios, geralmente separadamente da força policial, com pitadas de drama e comédia. Os livros não mostram apenas as investigações dos amigos, mas também sua relação entre si e com outras pessoas. E isso é parte do que torna o personagem ainda mais maravilhoso. Mais livros da série Myron Bolitar, please. Em “Sem Deixar Rastros”, Myron volta a jogar basquete após dez anos afastado das quadras, para encontrar um antigo rival que desapareceu sem deixar rastros (sacou o nome do livro?) Durante todo o livro somos apresentados a personagens que se conectam ao desaparecido de formas aparentemente inexplicáveis, mortes e fatos que voltam de um passado que deveria ser esquecido. E no centro de tudo isso, Myron, que se porta com graça durante todo o tempo. Foi o quarto livro da série Myron Bolitar que eu li (precedido por Jogada Mortal, Quando ela se foi e Alta Tensão), além dos livros independentes.
HarlanCoben_Bienal
A palestra de Harlan Coben na Bienal de São Paulo está marcada para o dia 23 de agosto, às 10h30, na Arena Cultural. Mais informações no site oficial do evento e no site da Editora Arqueiro. E aqui termina a primeira parte do Esquenta para a 23ª Bienal do Livro. A partir daqui eu falarei mais sobre o autor e sobre as expectativas para minha primeira Bienal – ansiosa ft. nervosa ft. animada. Até a próxima!
Harlan Coben
Ostentação dos livros da Laís ♥

Laís Maria da Cruz
Sobre o Autor "Sou altamente anti-social, nem sempre estou feliz; fã de séries (não vou listar, é muita coisa), filmes (Gone Wih The Wind, Crash- No Limite, West Side Story, Chicago, Procurando Nemo, Black Swank, As Crônicas de Narina, e muito mais, esse são os melhores), sou viciada em livros (George R. R. Martin, Harlan Coben, J.K. Rowling, Agatha Christie, etc.). Amo minha família, tenho ciúmes dos meus livros, DVDs e afins, amo música - é uma terapia. Escrevo, canto, danço, atuo, faço drama, escrevo novamente, faço parte da Equipe In The Sky com orgulho, sou chique. Qualquer dúvida me liga ou me cutuca. Beijos."

7 comentários :

  1. Quando vi a foto no face , já fique com vontade de saber um pouco mais sobre o autor , me admirei com o seu entusiasmo e agora quero pelo menos um para começar a ler e saber mais do que você está falando ... rsrsr

    Beijinhos

    simplesmenteanass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís e eu eu amamos Harlan Coben o cara é um gênio, não tem como não amar os livros dele.

      Excluir
  2. Oi Lais e Helana,
    Li dois livros do autor que fazem parte da série do Myron, e para ser sincera curti bastante tanto a escrita do autor, quanto os personagens.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Laís, pensei que fosse a Helana ai! hahaha
    a culpa de eu gostar de Harlan é toda dela, e apesar de não ter todos os livros, já li alguns deles, sendo que o ultimo foi na semana passada *-*
    o cara é bom demais mesmo! que bom que você vai lá ver ele. aproveite por pessoas (tipo eu) que não vão poder ir :(
    pilha maravilhosa eim! *-*

    ResponderExcluir
  4. Meninas, que lindas! Harlan é realmente muito amor. Procure saber mais sobre ele, Ana, não vai se arrepender. A escrita dele é ótima e o Myron é incrível, Marla, e os livros independentes dele também são maravilhosos! Vou escrever sobre eles no futuro. Rayme, quais livros dele você leu? Sou curiosa assim haha Aproveitarei bastante a experiência, sempre pensando em vocês que não estarão lá :(
    Escrever sobre isso é maravilhoso, e fico realmente feliz que tenham curtido o post #amoreternopeloInTheSky

    ResponderExcluir
  5. Oi, chará e Helana! Faz um pouco mais de dois meses que decidi ler algum livro do Harlan, que foi Desaparecido para sempre. A princípio, eu não estava animada para começar a lê-lo. Hoje, eu já quero uma coleção dos livros do autor, auhauahuah! No momento, estou lendo Cilada, o segundo livro que peguei para ler do Harlan e já virei fã. Me arrependo de não ter investido em algum dos livros dele antes, porque esse cara é incrível! Essa bienal pelo jeito vai ser maravilhosa, mas eu não vou :c
    Enfim, adorei o post e amei sua coleção!

    Beijões,
    http://ressacas-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi florê.
      O primeiro livro que li de Harlan foi Confie em Mim! Lembro que foi uma troca no skoob que fiz e UAU amei de primeira.. E na época se falava muito pouco dele, comecei a pesquisar mais e falar com bastante regularidade dele no meu antigo endereço do blog.
      É amor!!! Ele tem uma narrativa excepcional, não tem como não gostar.

      Excluir