No fundo, a culpa de tudo o que acontece em nossa vida é exclusivamente nossa. Muitas pessoas passaram pelas mesmas dificuldades que passamos, e reagiram de maneira diferente. Nós procuramos o mais fácil: uma realidade separada. Paulo CoelhoVamos falar de culpa? De culpa literária hoje?
A gente tem a mania horrorenta de culpar o mundo quando acontece algo errado em nossa vida, mas esquecemos que… a culpa para muitas coisas é exclusivamente nossa:
- Por não se esforçar.
- Por não querer.
- Por nem estar aí,
- Por brigar, falar demais, etc…
A lista é grande.. E no fundo nos sentimos culpados, apenas não admitimos.
Nos livros não é diferente, muitos personagens carregam culpas pesadas nas costas, alguns culpam ex – namorado de suas tragédias particulares, outros culpam o governo por destruir, outro culpa amigo, irmão…E outros se culpam, culpas pesadas, doloridas e que a gente lendo sente da mesma forma.
Sim, sim, quem nunca leu um livro e sentiu aquele peso que o personagem carregada?
Sabe qual personagem que pra mim carrega uma culpa bem pesada?
Ben Bailey, do livro Um Mundo Brilhante, Ben é aquele tipo de personagem que nada carismático, um verdadeiro antagonista, carrega um fardo complicado: não sabe realmente o que fazer da vida, toma decisões horrorosas.. Ele não é uma pessoa ruim, apenas não sabe lidar com suas emoções e com o que ele quer.
Muitos não gostam dele, exatamente por isso, Ben não é aquele mocinho perfeito. Enquanto a maioria não gosta, é exatamente isso que me chama atenção no livro e claro o que aprendemos com ele – nossas decisões afetam as pessoas ao nosso redor.
A Editora Leya nos apresenta o novo livro Willow, assim como Ben de Um Mundo Brilhante, Willow carrega um fardo e bem mais pesado.
E para você? Qual seu personagem mais culpado de livro? Divide comigo lá no Facebook, ou aqui nos comentários.Willow - Julia Hoban
Sete meses atrás, em uma noite chuvosa de março, os pais de Willow acabaram bebendo muito durante o jantar e pediram a ela que guiasse o carro até em casa. Por uma fatalidade, Willow perdeu o controle do veículo e seus pais morreram no acidente. Consumida pela culpa, Willow deixa para trás sua casa, amigos e escola e, enquanto tenta retomar a relação de afeto e companheirismo com o irmão mais velho, secretamente bloqueia a dor da perda cortando a si mesma. Mas quando Willow encontra Guy, um rapaz tão sensível e complexo quanto ela, mudanças intensas começam a acontecer, virando seu mundo de cabeça para baixo. Contado de modo cativante e doce, Willow é um romance inesquecível sobre a luta de uma jovem para lidar com a tragédia familiar e com o medo de se deixar viver uma linda história de amor e cumplicidade.
- Esta postagem faz parte de uma postagem coletiva feita pela Editora Leya, era para ter sido ontem, porém nem sabia... Mas fiz mesmo assim porque gosto de escrever!
"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre! |
Li o Mundo Brilhante, gostei e detestei. O Ben é horrível como personagem, mas o livro passa uma ótima mensagem. Acaba que o livro também fica antagônico. Não sabia que o Willow era assim também.
ResponderExcluirOi,
Excluiro livro é lindo demais.
flor, o Ben é meu grande problema, faz pouco tempo que resenhei o livro e ele simplesmente me deixou maluca, sua apatia e falta de pulso me irritaram, talvez seja porque eu sou um pouco assim em alguns momentos e me irrita essa incapacidade de viver!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
o personagem é assim mesmo...o livro em si é incrível. Acaba sendo um dedo na ferida ~viu? suas escolhas influência tudo éééé~ bem por ai
Excluirflor, o Ben é meu grande problema, faz pouco tempo que resenhei o livro e ele simplesmente me deixou maluca, sua apatia e falta de pulso me irritaram, talvez seja porque eu sou um pouco assim em alguns momentos e me irrita essa incapacidade de viver!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi,
ResponderExcluirEu vi que vários blogs tiveram que fazer um post a respeito da culpa, mas seu post foi o que mais curti. Parabéns.
paradisebooksbr.blogspot.com.br
Beijos.
Oi Paula.
Excluirobrigada ♥
que legal o post Lana, não tinha visto ainda...
ResponderExcluirBen realmente foi um personagem que me irritou muito com as presepadas dele, mas os problemas dele foram compreensíveis e me fizeram pensar muito na vida...
acho que Ben incomodou todos nós super fato!!!!!!!!!!!!!!!!!
Excluir