Crônicas&Desabafos: A Culpa é de Quem?

20 setembro 2014

crônicas e desabafosOi gente tudo bem?
No fundo, a culpa de tudo o que acontece em nossa vida é exclusivamente nossa. Muitas pessoas passaram pelas mesmas dificuldades que passamos, e reagiram de maneira diferente. Nós procuramos o mais fácil: uma realidade separada. Paulo Coelho
Vamos falar de culpa? De culpa literária hoje?
A gente tem a mania horrorenta de culpar o mundo quando acontece algo errado em nossa vida, mas esquecemos que… a culpa para muitas coisas é exclusivamente nossa:
- Por não se esforçar.
- Por não querer.
- Por nem estar aí,
- Por brigar, falar demais, etc…
A lista é grande.. E no fundo nos sentimos culpados, apenas não admitimos.
Nos livros não é diferente, muitos personagens carregam culpas pesadas nas costas, alguns culpam ex – namorado de suas tragédias particulares, outros culpam o governo por destruir, outro culpa amigo, irmão…E outros se culpam, culpas pesadas, doloridas e que a gente lendo sente da mesma forma.
Sim, sim, quem nunca leu um livro e sentiu aquele peso que o personagem carregada?
um mundo brilhante_02
Sabe qual personagem que pra mim carrega uma culpa bem pesada?
Ben Bailey, do livro Um Mundo Brilhante, Ben é aquele tipo de personagem que nada carismático, um verdadeiro antagonista, carrega um fardo complicado: não sabe realmente o que fazer da vida, toma decisões horrorosas.. Ele não é uma pessoa ruim, apenas não sabe lidar com suas emoções e com o que ele quer.
Muitos não gostam dele, exatamente por isso, Ben não é aquele mocinho perfeito. Enquanto a maioria não gosta, é exatamente isso que me chama atenção no livro e claro o que aprendemos com ele – nossas decisões afetam as pessoas ao nosso redor.
um mundo brilhante_01
A Editora Leya nos apresenta o novo livro Willow, assim como Ben de Um Mundo Brilhante, Willow carrega um fardo e bem mais pesado.

Willow - Julia Hoban

Sete meses atrás, em uma noite chuvosa de março, os pais de Willow acabaram bebendo muito durante o jantar e pediram a ela que guiasse o carro até em casa. Por uma fatalidade, Willow perdeu o controle do veículo e seus pais morreram no acidente. Consumida pela culpa, Willow deixa para trás sua casa, amigos e escola e, enquanto tenta retomar a relação de afeto e companheirismo com o irmão mais velho, secretamente bloqueia a dor da perda cortando a si mesma. Mas quando Willow encontra Guy, um rapaz tão sensível e complexo quanto ela, mudanças intensas começam a acontecer, virando seu mundo de cabeça para baixo. Contado de modo cativante e doce, Willow é um romance inesquecível sobre a luta de uma jovem para lidar com a tragédia familiar e com o medo de se deixar viver uma linda história de amor e cumplicidade.
E para você? Qual seu personagem mais culpado de livro? Divide comigo lá no Facebook, ou aqui nos comentários.

- Esta postagem faz parte de uma postagem coletiva feita pela Editora Leya, era para ter sido ontem, porém nem sabia... Mas fiz mesmo assim porque gosto de escrever!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

9 comentários :

  1. Li o Mundo Brilhante, gostei e detestei. O Ben é horrível como personagem, mas o livro passa uma ótima mensagem. Acaba que o livro também fica antagônico. Não sabia que o Willow era assim também.

    ResponderExcluir
  2. flor, o Ben é meu grande problema, faz pouco tempo que resenhei o livro e ele simplesmente me deixou maluca, sua apatia e falta de pulso me irritaram, talvez seja porque eu sou um pouco assim em alguns momentos e me irrita essa incapacidade de viver!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o personagem é assim mesmo...o livro em si é incrível. Acaba sendo um dedo na ferida ~viu? suas escolhas influência tudo éééé~ bem por ai

      Excluir
  3. flor, o Ben é meu grande problema, faz pouco tempo que resenhei o livro e ele simplesmente me deixou maluca, sua apatia e falta de pulso me irritaram, talvez seja porque eu sou um pouco assim em alguns momentos e me irrita essa incapacidade de viver!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Eu vi que vários blogs tiveram que fazer um post a respeito da culpa, mas seu post foi o que mais curti. Parabéns.

    paradisebooksbr.blogspot.com.br

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. que legal o post Lana, não tinha visto ainda...
    Ben realmente foi um personagem que me irritou muito com as presepadas dele, mas os problemas dele foram compreensíveis e me fizeram pensar muito na vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que Ben incomodou todos nós super fato!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir