Vamos falar de Autismo?

07 abril 2015

Oi gente tudo bem?
Depois de um feriadão prolongado e de poucas postagens, voltei e já com um post bem legal! Sobre Autismo!

Capa-Twitter
Mas o que é o autismo?
O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os pais costumam notar sinais nos dois primeiros anos de vida da criança. Os sinais geralmente se desenvolvem gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.
Algumas características: Os sintomas evidentes começam gradualmente após a idade de seis meses, estabelecem-se por dois anos ou três anos e tendem a continuar até a idade adulta, embora muitas vezes de forma mais moderada. Destaca-se não por um único sintoma, mas por uma tríade de sintomas característicos: prejuízos na interação social, deficiências na comunicação e interesses e comportamento repetitivo e restrito.
Em 2008, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (WAAD - World Autism Awareness Day). A data mundial pede mais atenção ao Transtorno do Espectro Autista, que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos.
A gente pode também entender um pouco mais sobre o autismo, lendo livros a respeito, convivendo com eles e respeitando o espaço dessas pessoas tão singulares que são os autistas. Pensando em algo importante, a Editora Valentina fez, mais uma vez a semana de conscientização do Autismo. Uma semana importante para a gente saber um pouco mais. E claro quem sabe você (assim como eu) começa a ler logo o livro Passarinha, olha só:
Em Passarinha, a protagonista é Caitlin, uma encantadora menina de 10 anos, portadora da Síndrome de Asperger, uma das variações do espectro autista. Além de ser um de nossos livros preferidos, é uma obra multipremiada, vencedora do National Book Award, e praticamente todo mundo que leu, se apaixonou. Isso nos motivou a criarmos ano passado uma ação para despertar nos outros a consciência do que é o autismo e quais são suas variações, e assim organizamos a Semana Passarinha de Conscientização do Autismo.
Fica de olhando, que durante a semana vamos trazer mais informações em nossa página do Facebook (In The Sky – Blog)
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

11 comentários :

  1. Ainda não li este livro, mas estou bem curiosa para ler. gosto de livros que tratam sobre doenças assim. nesses ultimos dias vi bastante coisa sobre esta doença, muita coisa que eu nem sabia. assisti um vídeo ontem de uma mãe que descobriu recentemente que o filho era autista. fiquei emocionada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, o autismo é muito silencioso e muitas pessoas não fazem o tratamento adequado.

      Excluir
  2. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas acho que é imprescindível tratarmos essa temática!
    O autismo precisa ser mais conhecido para que aprendamos a conviver!
    Adorei a semana do autismo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rizia,
      também gostei bastante da semana do Autismo, a gente precisa saber mais sobre

      Excluir
  3. Realmente eu nunca li livros falando sobre este tema, mas gostei bastante e uma ótima dica. Realmente nunca tinha me aprofundado na doença, mas vendo este livro também quero me apaixonar!
    http://chanoinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o livro em um blog e fiquei com bastante vontade de ler. Adoro livros com crianças e quando é sobre um assunto sério e importante desses gosto mais ainda! Muito bonito e inspirador o que a editora Valentina vem fazendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmine,
      acho a semana do autismo muito importante, precisamos saber mais sobre o assunto e saber conviver.

      Excluir
  5. Olá Helana,

    Ótima iniciativa da editora um assunto muito importante que deve ser divulgado, fiz a minha parte....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uma iniciativa maravilhosa da editora, e estou querendo muito ler esse volume, esperando que outras editoras também assumam esse papel tão peculiar.. ^^

    ResponderExcluir