{Crônicas&Desabafos}: Colorir tem seu limite.

27 junho 2015

crônicas e desabafosOi meus amores tudo bem?
Tenho adiado este post a sei lá, pelo menos dois meses. Depois que os livros de colorir viraram uma loucura em livrarias, vejo muitas postagens em outros blogues, e até sites sobre como tem ficado possessiva a coisae sim, eu concordo que muitos levaram o que tinha um conceito de relaxamento e hobby a pontos extremos.
Mas o que me levou a criar uma postagem, foi o fato de 90% das pessoas se sentirem incomodas com o bem-estar alheio e não aceitarem que um simples livros de colorir salvou o mercado editorial da crise.
livros de colorir07
Desde janeiro, é muito comum a gente ir em livrarias – viu?!!!! Eu vou em livrarias caso alguém ache que não!, e se deparar com uma grande quantidade de livros de colorir em destaque. Desde livros com flores, até super-herois, o catálogo desses queridinhos é imenso e a gente nem sabe mais o que comprar, estão em destaque e vem incomodando muita gente que não curte eles!
Ah sim! Eu imagino que incomoda, acredito que estes livros que mal tem frases para ler venham incomodado, e eles devem incomodar da mesma forma que o BUUMMM  de livros eróticos me incomodaram quando estão no seu auge. Eu não curto muito, mas soube de boa respeitar o gosto alheio!


Mas acredito que isso vá um pouco além. “Mas que diabos uma coisa cheia de figuras para pintar é chama de livro?” Isso é que incomoda muita gente, vamos aos pontos – chamar de livro é apena sum conceito, toda a estrutura, diagramação, produção do mesmo vem de uma empresa editorial, nada mais justo do que ser chamado de livro, ou revista para colorir, ambos são vendidos em livrarias.
Então vendo um produto que mal tem frases para ler sendo destaque em livrarias acaba sendo meio confuso mesmo!
livros de colorir06 Porém a questão é a seguinte. Estes livros tem um público alvo muito particular: mulheres aposentadas, mães que querem passar mais tempo com os filhos, casais que querem ter um hobby semelhante, artistas que querem expandir sua criatividade. Este tipo de público gasta dinheiro em seus hobbys, principalmente artistas que estão sempre procurando algo novo para desenvolver seus talentos.
E infelizmente por causa de meia dúzia de pessoas que levaram o hobby a pontos extremos, todos nós pagavam o pato de desocupados. O que é triste.

O que é hobby para alguns, acabou sendo ostentação e falta de respeito para outros.
Para esta pessoa que vos escreve, esses livros tem feito muito bem. Minha parte criativa no papel estava morna a anos. E a muito tempo eu não sentava e desenhava. Para quem não sabe sou formada em técnico estilismo, estudei e pesquisei desenho de moda (desenho á mão) por muito tempo, principalmente o que é feito com lápis de cor. Tenho cerca de 5 pastas com desenhos desenvolvidos por mim e até criei uma bonequinha (a cerca de 4 anos) que vez e outra posto no Instagram para vocês. Ou seja, esse hobby me ajudou bastante.
livros de colorir05
Outra questão que tem que ser levada a sério: Recentemente conversei com a dona de uma pequena livraria e ela me disse que o País sofre uma crise séria e as livrarias não foram afetadas por ela justamente por causa desses livros de colorir e ainda ressaltou que espera que as Editoras lancem mais deles – apesar das vendas terem diminuído um pouco, continuam super aquecidas.Ou seja, aquela livraria simpática perto da sua casa tem as portas abertas por algum motivo! Pense nisso!
Ter um livro de colorir, gostar dele e mostrar para as pessoas o que você faz, qual material usa, tem seu limite SIM! Coisas em excesso são demais. Ostentar também não é legal!
E por último: o que é moda hoje vai dar espaço para outra coisa amanhã. E a gente espera que quando os livros de colorir saírem do destaque, outra coisa muito legal e de conteúdo enche os olhos de quem ama livros!
Se estão irritando você, que tal usar essa energia em coisas boas? Certamente vai fazer bem para você e sua saúde!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

5 comentários :

  1. Oi Helana,tudo bem?
    Menina,tem um povo que surta,né? já vi e li cada coisa! tem gente quedá medo!
    Tenho um livro de colorir e participo de um booktour de outro,nada tão grave,rsrsrsrs.
    Amei que você colocou espiral nos seus livros, ficou mega!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Helana!
    Menina, um beijo para você! Realmente, algumas pessoas levaram ao extremo a paixão pelo livro, e acabam fazendo loucuras para mostrar algo.
    Ao mesmo tempo, para outras pessoas, a pintura está fazendo super bem!!!
    Quando era criança, eu adorava pintar. Acredito que como muitos, acabei deixando esse gosto de lado. Com o livro, aos poucos, estou voltando a pintura, é claro que nada é perfeito. Mas dá para notar a diferença de uma folha ou outra.
    E como disse, hoje a febre é o livro de colorir. E amanhã, o que será que teremos?
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Helana!

    Eu concordo com vc, achei super legal essa ideia pq deu um gás para aquelas livrarias menores que já estavam sofrendo com as vendas baixas. Tenho percebido que estão lançando vários livros "diferentes" ultimamente, livros que não podem ser vendidos em formato digital. Vejo que começou com aquele "Destrua esse diário" e não parou mais. Fico meio assim de pensar que chamam isso de livro, uma vez comprei um livro e me deparei com meia dúzia de palavras em cada página, fiquei um pouco decepcionada... Mas como sou fã do mundo literário, acho super positivo isso, estas mudanças são necessárias para poder manter as nossas amadas livrarias a todo o vapor! =)

    Adorei o post! Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
  4. eu ja to saturada faz tempo e também to vendo um povo bem crazy chegando ao limite da sanidade! a proposta do livro em si esta se perdendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lana,
    eu confesso que não gosto de livros assim, mas tenho certeza que para muita gente é válido. sigo muita gente no insta que aderiu esses livros como hobby e até acho legal ver
    minha tia tem uma livraria aqui na minha cidade, e ver o tanto de gente que vai em busca de livros assim é assustador. fico feliz que eles tenham caído no gosto do povo. acho legal ver as fotos que vocês postam :D

    ResponderExcluir