Cinema&Café: Mesmo se Nada der Certo {Begin Again}

24 março 2016

Por : Marina Landert 

Mesmo se Nada der Certo (Begin Again – 2013)

Ficha técnica
Diretor: John Carney
Escrito por: John Carney
Elenco: Mark Ruffalo, Keira Knightley, Adam Levine, James Corden, Hailee Steinfeld, Catherine Keener
Sinopse: O filme conta a história de Gretta (Keira Knightley), uma cantora e compositora independente em Nova York, que após ser abandonada pelo namorado conhece um produtor musical fracassado que propõe uma parceria de sucesso.
Olá gente, tudo bem? Dia desses mexendo no Netflix me deparei com Mesmo Se Nada Der Certo, um filme mais antigo, de 2013, que não teve muita atenção aqui no Brasil em seu lançamento, mas trata-se de uma adorável obra que merece atenção, e aborda um dos temas que eu mais gosto, música.  

Mesmo Se Nada Der Certo, que falando bem a verdade é um título um tanto clichê, assim como o original Begin Again, conta a história de um produtor musical com problemas em sua carreira, em seu casamento e em seu relacionamento com a filha e que encontra na cantora e compositora independente Gretta (Keira Knightley) – que também sofre pelo término de seu relacionamento – uma oportunidade de retomar o sucesso na profissão, na vida pessoal e encontrar o que foi perdido no meio do caminho. Ainda como cenário secundário, temos interessantes personagens igualmente sem sucesso na vida como o talentoso músico Steve (James Corden), que acaba tocando nas ruas em trocas de moedas, a ex-mulher Miriam (Catherine Keener), que apostou em um romance que não deu certo e a filha Violet (Hailee Steinfeld) que não faz sucesso com os garotos.


A narrativa do filme já chama a atenção desde o início, uma vez que a história começa pelo encontro entre Gretta, Steve e Dan em um bar onde pessoas podem subir ao palco e cantar suas músicas, só que contado de acordo com a perspectiva de cada personagem – da cantora indie que não quer subir ao palco, do músico desajustado e do produtor visionário. Além de repetir por três vezes a cena de acordo com as diferentes visões, acompanhamos também logo de início os acontecimentos da vida de Dan e Gretta que os levaram àquele determinado momento – o fracasso da carreira de produtor de Dan e o término do longo relacionamento de Gretta com o famoso músico Dave, que a troca pela fama.
É a partir desse inusitado encontro entre Dan (Mark Ruffalo) e Gretta (Keira Knightley) que surge uma bonita parceria entre os personagens para gravar o disco da cantora sem os padrões pregados pela indústria musical, com gravações ao ar livre nos mais diferentes cenários de Nova York e com a ajuda de diferentes músicos e amigos.

O grande acerto do diretor John Carney, que trocou a Europa de Apenas Uma Vez (2007) pelas ruas e o tom folk e cool de Nova York em Mesmo Se Nada der Certo é abordar personagens reais, com problemas e fracassos. Tais personagens não são colocados em pedestais, como heróis ou atrás de dinheiro e sucesso mundial, mas sim apenas satisfação pessoal. Diferentemente das principais comédias românticas de Hollywood, aqui não existem necessariamente vilões e mocinhos, que enfrentam milhões de desafios e barreiras para conquistarem seus objetivos finais de modo irreal. Em Mesmo Se Nada der Certo, ao mostrar os defeitos e qualidades de seus personagens, assim como seus erros e acertos e as pequenas transformações do dia a dia que ocorrem em busca da própria felicidade, o diretor consegue sensibilizar e aproximar o público de seus personagens.
Outro ponto positivo do filme é a clara crítica à indústria musical e aos seus padrões estabelecidos. Logo no início o personagem Dan fala para Gretta que o problema dela é o seu visual e recebe de volta o questionamento de que música é para ser ouvida e não vista. Em outra cena, também vemos uma discussão de Gretta com a gravadora sobre os lucros a partir dos trabalhos dos artistas. Curioso que o filme também conta com a estreia de Adam Levine, vocalista do Maroon 5 no cinema (já havia feito American Horror Story em 2012), como uma espécie de caricato dele mesmo, como o ex namorado de Gretta, o cantor Dave, que a troca pela fama e tem o intuito de transformar as músicas em hits para tocar em estádios.
O filme também encanta com cenas divertidas das gravações do álbum, que muitas vezes parecem beirar certa improvisação, muito bem-vinda nesse caso, com uma ótima trilha sonora – indicada ao Oscar (Lost Stars) – e um elenco que mescla atores consagrados e alguns mais desconhecidos de Hollywood. O enquadramento utilizado em muitas cenas em Nova York e no decorrer do filme também contribui com esse visual de certo improviso, atribuindo por vezes uma sensação de um filme independente.

Assim, Mesmo Se Nada der Certo é um adorável e agradável filme que acerta principalmente nos seus personagens e suas relações, mostrando pequenas transformações e mudanças em busca da satisfação pessoal e não de um padrão de sucesso, saindo um pouco de situações e finais clichês das principais comédias românticas hollywoodianas.
  • Para quem gosta do gênero musical em filmes indico Alta Fidelidade (2000) – ótmo filme, The Wonders, o sonho não acabou (1996) – um clássico do gênero e Quase Famosos (2000) – um de meus preferidos.
Até a próxima!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.html#sthash.OY3ZbdQT.dpuf

22 comentários :

  1. Oi, nunca ouvi falar do filme. Ele parece ser interessante, mas não é o tipo de filme que assistiria no momento.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sabia que eu sempre vejo ele no netflix mas nunca tenho a curiosidade de ver?? Mas essa é a primeira vez que vejo alguém falando dele e gostei. Vou dar uma chance.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o filme, mas adorei!
    Adoro livros e filmes que abordam este universo musical, especialmente se busca fugir aos padrões das grandes agencias. Outro ponto que achei interessante é a questão dos conflitos abordados.
    Vou procurar o filme para ver, com certeza vou gostar.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Interessante a premissa do filme, também gosto muito de música e esse clima de bastidores me agradou muito, bem interessante para assistir nesse feriadão.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie! Nossa, eu sou doida pra assistir esse filme. Sou louca por música também, então adoro quando a temática é essa. Eu o conheci por conta do Adam Lindo Levine, foi isso que me fez procurar mais sobre o filme, depois fiquei interessada tb pq adoro o Ruffalo.
    Com certeza é um filme gostoso e você me animou a procura-lo nesse feriado, acho que vou aproveitar. ;)
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Saudações literárias! Desconhecia esse filme, vou abaixar esse filme para assistir no final de semana. Te falar que me deu vontade de beber uma caneca bem cheia de café hahahha.

    ResponderExcluir
  7. Oiee, Não conhecia filme, porém, depois de sua resenha estou bem curiosa, afinal é meu estilo de filmes para doverção. Gosto também de filmes com a tematica músical. Valeu pela dica

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu eu adoro esse filme e sou apaixonada pela trilha sonora! Quando li sobre esse filme, antes de assisti-lo eu não dava muita coisa por ele pensando que fosse só mais um cliché, mas ah... como eu estava enganada! Adorei esse filme *-* e também sempre recomendo.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  9. Hello!
    Não conhecia Mesmo Se Nada Der Certo, reamente nao teve mta divulgação.
    Mas que bom que da pra ver pelo Netflix, vou procurar mesmo.
    Adoro musica tb, quem nao gosta ne? E achei em interessante a premissa.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Mesmo se nada der certo <3. É um filme bem clichê mesmo, eu diria, mas que eu me apaixonei pela história e principalmente a como os atores se entregaram aos personagens e a trilha sonora ajudou bastante a dar aquela emoção.
    http://blogpausageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Helana, tudo bem?

    Então o elenco do filme é dos bons, gostei, o filme nunca assisti, todavia eu pretendo assistir, parece ser legal, gosto quando a trilha sonora é boa, e nesse filme parece que é. Vou tentar assistir no final de semana. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Não conhecia esse filme! D:
    Fiquei com muita vontade de assistir esse filme, adoro o Mark Ruffalo e tendo ele no elencon com certeza deve ser um bom filme. Gostei também de ser um filme sem mocinhos e vilões, e onde os personagens buscam apenas serem felizes.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  13. Geeente, como assim eu nunca assisti esse filme? rsrs
    vou correr pro Netflix hoje mesmo, tem o HUlk! :D

    Adorei, traga mais filmes pra gente conhecer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Marina, adorei seu post...lembro de ter visto o trailer desse filme no cinema. Há alguns dias atrás ele estava passando na tv, mas quando encontrei já estava no final. A trilha sonora é muito boa.

    Quero muito assistir <3

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  15. Oiiie
    já vi o filme e gostei bastante, inclusive por conter o Adam Levine, emu deus, fiquei tão feliz ahahha sento falta ade algumas coisas no filme mas realmente vale a pena para um domingo a tarde com os amigos ou namorado hjehhe

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Marina,
    Eu adoro filmes nesse estilo meio musical... não conhecia esse filme e já anotei a sua dica.
    Adoro o Mark :3 ele é mais um ponto positivo para eu assistir o filme kk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

  17. Olá Marina
    Eu amo música e certamente vou gostar do filme que eu não conhecia e assim que tiver um tempo assistirei. Que coisa mais linda retratar a realidade de tantas pessoas com problemas reais, mas que priorizam a realização pessoal acima de qualquer coisa.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sempre vejo a capa desse filme, mas nunca coloco para assistir. Adorei saber que tem relação com música. Com certeza vou assistir!
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Marina, seu texto ficou ótimo! Adorei a indicação e já anotei aqui, será um dos próximos que irei assistir <3 Adoro esse tipo de trama, e se tem o meu querido Ruffalo, tô dentro <3 Já quero ler outros posts seu!
    Beijooos

    ResponderExcluir
  20. Oi.

    Já tinha visto ele no Netflix, mas nunca tive muita curiosidade em ler sobre ele e se era bom. Agora fiquei curiosa em ver, me parece ser bem legal. só assistindo mesmo para saber. Assim que tiver um tempinho vou tentar assistir.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Olá tudo bem?

    Sabe que tinha visto esse filme na netflix mas nunca parei pra ver pois achei ele bobinho, não sabia que tinha muisica nele, obrigado pela dica já quero assistir.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir