Cinco Biografias para Ler.

05 abril 2016

Oi amores tudo bem?
Hoje vim  dar continuidade aas postagens da minha excêntrica e vasta lista de “100 livros para ler antes de morrer.” O primeiro post foi sobre livros de teatro. –> http://bit.ly/CincoLivrosDeTeatroParaLer
Vou falar de biografias hoje, pois quis pegar o gancho do vídeo dos livros Nada a Perder e This is A Call, biografias do Dave Grohl, no qual adoro. Confesso que me impressionou a quantidade de pessoas que falaram que nunca leram biografias e não gostam, oi? Me pergunto porque alguém pode falar isso se nem leu.
As pessoas ainda tem em mente que esse tipo de gênero literário é maçante, mas engana-se quem pensa assim. No geral são leituras rápidas para se fazer e de grande curiosidade.
A minha lista de biografias é extensa, tem mais ou menos umas 10, mas hoje citarei apenas cinco, pois acredito que são as que mais tenho vontade de ler Espero que gostem. Afinal de contas vocês vão perceber que os livros citados são muito mais que biografias.

01- Van Gogh, Cartas a Théo.

Van Gogh era famosa, ainda é e um gênio tratando de arte. Mas poucos sabem que ele era atormentado, meio depressivo diante das questões apresentadas pela sociedade.
Dizem ainda que suas telas refletiam isso. Acho que Van Gogh sempre será um mistério para quem ama artes.
As cartas são de Van Gogh para seu irmão Théo, escritas entre julho de 1873 e 1890.

02- Com Amor, Janis Joplin

Sou apaixonada pela Janis Joplin, quando fazia técnico em estilismo no auge dos meus 17 anos, me vestia que nem hippie e usava óculos grandes para me aparecer com ela e acreditem eu tinha um cabelão bem comprido. E eu ia assim para o curso ás vezes.
Já li alguns livros que falam de Joplin, mas nada que seja mais pessoal dela.
Em 19 de janeiro de 1943, nascia Janis Lyn Joplin, na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo blues e cantando no coro local. Concluiu o curso secundário na Jefferson High School, no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com os amigos. Janis Joplin, como ficou conhecida, tinha uma voz marcante, elogiada pela crítica. Conquistou participação no grupo Big Brother and The Holding Company, que se destacava entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury.

03- Cora Coralina: Raízes de Aninha.

Acho que desde muito pequena já ouvia falar de Cora Coralina. Uma poetisa, artista, escritora delicada, sensível. Confesso para vocês que pouco sei dela.
Esse livro em questão é lindo – já tive o prazer de folhe-a-lo em uma livraria. Nem existem cartas, depoimentos, primeiros textos da escritora. Tudo feito elaborado com muito cuidado para preservar a memória dela.

04- A Revolução dos Beatles.

Quem nunca escutou uma música deles né? Livros explicando o fim da banda, teorias de conspiração existe uma infinidade. Mas um livro em particular, que aliás, nem sei se ainda existe para vender. O livro em questão foi publicado em 1997 e tem poucas páginas, mas muito para contar.
"A idéia de um get back - uma volta às raízes - partiu de Paul, no começo de janeiro. As feridas das gravações do Álbum Branco ainda não haviam cicatrizado. Paul pensou que os Beatles só ficaram unidos quando tocavam e cantavam para um público participante. Surgiu daí o prejeto de um especial de televisão que seria gravado durante um concerto ao vivo, em algum lugar exótico. Pensou-se num moinho abandonado às margens do Tâmisa, num palco montado no meio do Saara ou a bordo de um navio no meio do Atlântico. Por algum tempo, cogitou-se de um anfiteatro romano na Tunísia, iniciando o show ao amanhecer com uma platéia vazia e terminando com a arena cheia de pessoas de todos os credos, cores e raças. John, com sua ironia característica, sugeriu que fizessem o concerto num asilo de loucos. E, num dia particularmente negro, perguntou por que não desfaziam o grupo e iam todos para casa"

05- Um Método muito Perigo.

Jung, Freud e Sabina Spielrein.
Apesar do livro não ser uma biografia, mas sim de contar a relação entre Jung, Freud e Sabina, é um livro que desperta minha curiosidade. Comecei a ler esse livro em 2008, depois de ter assistindo o filme Jornada da Alma, mas infelizmente não consegui terminar a leitura.
Sabina Spielrein foi o ápice da Psicanalise e graças ao caso dela grandes descobertas foram feitas.
Caso você não queira ler o livro, assista Jornada da Alma, filme de 2003 protagonizado por Emilia Fox, Iain Glen.
Ou então assistam “Um Método muito perigoso” que seria um remake do primeiro filme.

É isso gente! Espero que gostam do segundo post da série de “100 Livros para ler antes de morrer.” Logo tem mais postagens, fiquem de olho.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

25 comentários :

  1. Oi, o post é ótimo, mas não gosto muito do gênero biografia, então não sei se leria.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei em fazer uma lista dos 100 livros que gostaria de ler e achei a sua ideia bem legal. Os livros que você mencionou são top e com exceção dos Beatles me interesso pelos demais, amo as músicas deles, porém não interessei pelo livro.

    Bjo
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. A matéria ficou ótima, mas não sou muito fã de biografias.. talvez eu deva sair um pouco da zona de conforto.. entre as 5, qual você acha que seja ideal para começar??

    Beijos ;*
    Me Livrando, Blog

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nunca li nenhuma biografia, maas ultimamente tenho visto tantas dicas desse gênero que estou ficando com vontade de ler algum pra ver o que acho, dos que você citou fiquei interessada no da Cora Coralina, desde sempre escuto falar sobre ela, mas, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei o post e confesso que não conhecia nenhum dessas biografias e é bom saber e conhecer melhor a historia das pessoas que contribuíram de alguma forma na historia. Achei bem legal a proposta e fiquei interessada na biografia do Van Gogh e do Freud com os outros.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi, Helana! Adorei esta lista, não conhecia alguns!
    Sou suspeita para falar sobre "Um Método muito Perigoso", seja enquanto psicóloga, leitora ou cinéfila... Tanto o livro quanto o filme uniram várias de minhas paixões rsrsrs entre elas, a psicanálise!
    Parabéns pelo post, logo estarei atualizando minha lista de leituras com suas dias!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, sua postagem ficou linda.
    Ainda não li nada da Cora, porém tenho muita curiosidade, afinal se fala muito bem dela e de seus escritos.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  8. Olá Helana,

    dos cinco livros citados, apenas sobre Van Gogh e a Revolução dos Beatles eu curti, os outros não achei interessante, mas isso é algo bem subjetivo, minhas leituras por exemplo não coincidem com as da maioria, não que eu seja diferentão, só não curto normalmente o que a galera de blogs curte. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já li o do Van Gogh, sou maluca e ariana como ele. Amo seus quadros... Janis e Beatles não tenho a menor vontade e não conhecia do da Cora. Um Método Perigoso eu vi o filme, espero que o livro seja melhor, porque o filme foi tão chato.

    Adorei a lista e

    ResponderExcluir
  10. Oi Helana :)
    Eu não curto muito biografias mas gostei das dicas que você deu e vou poocurar saber mais sobre os livros.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Helana, eu não sou muito de biografias por isso não me empolguei muito.
    Mas adoraria ler a biografia da Cora Coralina ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oi Helana! Só curto ler biografias de pessoas que me chamam a atenção, e na sua postagem dessa vez tem várias... rs... Esse livro com as cartas do Van Gogh me interessa muito, gostaria de tentar entender um pouco a mente dele. A Revolução dos Beatles acho que não conhecia e também me deixou curiosa. Um método muito perigoso acho que assisti, pelo que me lembro achei muito louco, e leria o livro sim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi!!
    Eu não tenho o costume de ler biografias, mas recentemente eu li um livro escrito por uma sobrevivente do holocausto e achei incrível.
    Gosto de assistir documentários, já assisti um sobre a Janis Joplin e assisti What Happened, Miss Simone? que gostei muito, realmente eu prefiro os documentários aos livros.
    Desses que você mostrou e que leria com toda a certeza é Raízes de Aninha.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Oi Helana!
    Adorei sua lista, principalmente por ter a biografia da Janis Joplin. Sou mega fã dela e agora quero ler com certeza!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oiii, tudo bem????
    Eu gosto de biografias. Mas são poucas que me conquistam, confesso :P
    Só leio biografias quando a história de alguém me interessa, quando eu sou fã, ou quando o título me chama a atenção, no caso aqui o livro de Van Gogh :)
    Os outros eu não tenho interesse :P
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie
    não costumo ler biografias mas toda parecem ser muito boas, principalmente Cora coralina, muito legal a história dela parece ser, belas dicas

    Beijso
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Helana, preciso tirar o atraso, pois ainda não li nenhum desses livros. obrigada pelas dicas, já anotei aqui!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  18. Oi, Helana. Tudo bem? Não curto muito biografias. Até tentei ler, mas não fluiu. Quem sabe quando você indicar outros gêneros literários, eu dê uma chance. ;)

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Menina sou completamente apaixonada por Cora Coralina, Beatles e Janis Joplin, eu li esse ano mesmo uma biografia dos Beatles, só que diferenciada da sua, é um revista muito grande, com diversas explicações até de quando o John sofreu com o relacionamento, e explica também quais eram os instrumentos que usavam, bem detalhista.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  20. Oi lindona, tudo bom?
    Acho que biografia está no gênero que eu menos leio, mas deveria ler mais. Da sua lista tenho na estante apenas o da Cora Coralina ♥ Mas ainda não li, depois do seu Top 5 já irei tirá-lo da estante já! Adorei as outras indicações, vou ver se encontro por aqui. Quem sabe né? Adorei a postagem ♥

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oiii, tudo bem?
    Cada dia essa minha lista de livros para morres muda kkk, cada lançamento e cada livro já antigo que eu descubro. Mas ainda não tenho nenhum desses que você mencionou, vou procurar mais sobre eles.
    otimo post.
    bjs ;)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oii Helana...
    Achei muito interessante as suas sugestões... mas infelizmente eu não consigo muito ler biografias :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Helana, eu não curto biografias. O único que eu adoraria ler é a biografia da Cora Coralina ele um gênio da Educação e gostaria de saber mas da vida dela.

    ResponderExcluir
  24. Pra ser sincera um dos generos que menos me interesso é Biografias, a não ser que seja de alguem o qual tenho admiração ou interesse mesmo, mas nada como tentar conhecer mais sobre livros de Biografia.

    Beijos
    Viviana
    http://devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi. Não sou muito de ler biografias, essa do Van Gogh, minha professora de artes estava mesmo comentando quando estava estudando sobre o pós-impressionismo na faculdade. Acho que foi o único que me interessou para ler. Não sei dizer quando vou ler, mas ainda irei ler.

    ResponderExcluir