Cinema e Café: Batman vs Superman: A Origem da Justiça

21 abril 2016

Por : Marina Landert

Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

Ficha técnica
Diretor: Zack Snyder
Escrito por: Chris Terrio, David S. Goyer
Elenco: Ben Affleck, Henry Cavill, Amy Adams, Jesse Eisenberg, Diane Lane, Holly Hunter, Lawrence Fishburne, Jeremy Irons.
Sinopse: Após a batalha que quase destruiu uma cidade em O Homem de aço, Superman virou um herói contestado, pela população e principalmente por Batman, o vigilante de Gotham City, que começa uma busca por uma pedra verde que possa enfraquecer o super-herói de Krypton.
Olá gente, tudo bem?
No Cinema & Café de hoje trago o filme vencedor da enquete que fizemos aqui no blog e um dos mais aguardados para os amantes de quadrinhos, super-heróis ou simplesmente para os que gostam de uma boa aventura – Batman vs Superman: A Origem da Justiça.
Batman vs Superman: A Origem da Justiça é o segundo filme do Universo Estendido da DC, franquia de cinema da DC Comics, principal rival da Marvel Comics (detentor de sucessos nos quadrinhos e nos cinemas como X-Men, Homem-Aranha, Thor, Capitão América, Os Vingadores, Guardiões da Galáxia e Deadpool). O primeiro filme desse universo da DC foi O Homem de Aço (2013), uma refilmagem da série de filmes do Superman; e esse ano ainda terá o aguardado Esquadrão Suicida e até 2020 tem mais oito filmes programados.


 Filmes de super-heróis é um gênero que particularmente me agrada, mas não sou aficionada e para resenhar o filme tive que fazer uma extensa pesquisa sobre o universo da DC, uma vez que não tinha muito conhecimento. Entre Marvel e DC, sempre tive uma preferência um pouquinho maior a favor dos heróis da Marvel, principalmente Os Vingadores, mas quando anunciaram Batman vs Superman, tive uma grande expectativa, afinal dois dos maiores super-heróis juntos no cinema, assim como mulher-maravilha, Lex Luthor, Louis Lane, o que esperar? Ben Affleck como o novo Batman também era outro ponto de curiosidade do grande público. No momento do anúncio do ator como o morcego de Gotham, a polêmica foi tanta que alguns fãs até criaram uma petição contra a escolha. Pessoalmente, gostava de Christian Bale como Batman, e tenho Michael Keaton como o meu ator favorito no personagem, então confesso que torci um pouco o nariz para Ben Affleck e a expectativa foi grande para vê-lo no papel do vigilante mais famoso. E já adianto que o ator não decepciona na função. Mas isso é um assunto para um pouco mais adiante.
Batman vs Superman: A Origem da Justiça começa contextualizando a história final de O Homem de Aço, onde a batalha entre o Superman (Henri Cavill) e o General Zod (Michael Shannon) quase destruiu Metrópolis e trouxe dúvidas se o Superman de fato seria o herói que todos proclamam, se ele não deveria ser responsabilizado pela destruição, se o poder sem limites não é prejudicial e começa a ser questionado não só pela população, mas como pela Senadora Finch (Holly Hunter) e por Batman, o vigilante mascarado de Gotham City que em sua eterna busca por vingança está atrás de uma forma de enfraquecer o herói de Krypton. O filme ainda traz o início das vilanias de Lex Luthor (muito bem interpretado por Jesse Eisenberg), as investigações de Louis Lane (Amy Adams) e sua parceria com Clark Kent/Superman e o surgimento da Liga da Justiça, com a presença de Diana Prince/Mulher-Maravilha (Gal Gadot).

Desde o início, Zack Snyder mostra a que Batman vs Superman: A Origem da Justiça veio, com muita ação, com um trilha sonora barulhenta, um roteiro muito ágil, prendendo atenção do começo ao fim. Assim como os demais filmes do diretor (300, Sucker Punch, O Homem de Aço), o filme é pura ação, com os melhores e mais caros efeitos de Hollywood. Se a ideia é se diferenciar dos filmes da Marvel, isso é bem sucedido. Ao contrário da concorrente, o filme não brinca com o humor em nenhum momento e em Batman vs Superman conseguimos ver super-heróis que são quase como verdadeiros Deuses, como salvadores do universo, com poucos defeitos e falhas. Aqui temos um Batman mais justiceiro, e assim como nos demais filmes, obscuro, marcado pela dor, vingativo e “cego” pelo que acredita ser a verdade. Nesse aspecto, Ben Affleck acerta como o morcego de Gotham e não decepciona, mostrando um Batman extremamente emocional e forte. Por vezes, considero que o ator exagera um pouco no tom do seu personagem, mas diante de todo o contexto do filme e da grandeza de detalhes do roteiro, os acertos se sobrepõem aos erros do ator.

Em comparação ao primeiro filme do Universo Estendido da DC, O Homem de Aço (2013), nota-se uma grande evolução, tanto em roteiro, como nas atuações e nos efeitos. Se O Homem de Aço era um filme muito arrastado e difícil de assistir, em minha opinião, em Batman vs Superman Snyder acerta com uma narrativa muito mais ágil. Também é importante notar que apesar do filme retratar a luta entre os dois super-heróis e a origem da liga da justiça, o perfil, sua fotografia e características são muito mais ligadas ao Batman do que ao Superman.
Outro grande ponto positivo do filme é Lex Luthor, que dessa vez aparece numa brilhante interpretação de Jesse Eisenberg em uma versão psicótica e maníaca do personagem em diálogos que muitas vezes é preciso repetir para serem compreendidos, tamanha velocidade e complexidade. Sua atuação por vezes dividiu os críticos, alegando um certo exagero, ou que esse não seria o tom correto para o personagem. Discordo da crítica, pois assim como em qualquer versão, foi isso que o ator se propôs, e aqui por vezes sua interpretação conduziu o filme.
No entanto, nem só de acertos Batman vs Superman é feito. Por se tratar de uma história rica em detalhes, como o embate entre Batman e Superman, Clark Kent/Superman e Louis Lane e o início da liga da justiça, algumas das histórias se tornam superficiais e não são bem desenvolvidas. A introdução da mulher-maravilha, por exemplo, não é bem construída e para quem não é familiar aos quadrinhos e à história, identificar a personagem não é a tarefa mais fácil. As cenas de Louis Lane e Clark Kent e do Planeta Diário, por mais que bem-vindas ficam um pouco desconexas no filme. São muitos elementos que fazem com que o mais importante e que dá nome ao título, não tenha o tamanho e proporção que deveria ter.
 Ainda assim, entre acertos e erros, Batman vs Superman: A Origem da Justiça é uma boa superprodução da DC que vale a pena ser assistida, traz um ótimo elenco e é o segundo do que parece ser uma ótima série de super-heróis com uma outra visão e percepção do que estamos acostumados em filmes do gênero. Para aguardar: no Universo Estendido da DC este ano ainda teremos a estreia de Esquadrão Suicida, com um super elenco com Will Smith, Jared Leto, Margot Robbie, Viola Davis e em 2017 teremos o filme da Mulher-Maravilha e a primeira parte do filme sobre a Liga da Justiça. Vamos aguardar ansiosamente pelas sequências!
Até a próxima!
Trailer Batman vs Superman:
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

28 comentários :

  1. Eu estou bem curiosa para assistir esse filme, mas provavelmente não irei aos cinemas. Não sou muito fã desses heróis, acho que se fosse para escolher ficaria mesmo com Superman. Agora, eu estou muito curiosa para conferir Esquadrão suicida, esse sim está me deixando com muuuitas expectativas.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adoro os filmes do Batman, são os únicos filmes de heróis que gosto da assistir. Ainda não vi esse filme porque fiquei com um pouco de medo desse negócio de VS, mas vou tentar assistir quando sair nos stream.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra Assistir esse filme!
    Este teu post é mais uma tortura do que uma resenha de um filme (tudo bem, admito, está maravilhosa ) mas ainda assim está torturante....
    Preciso assistir!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Estou louquíssima para ver esse filme! Esse post só me deu mais vontade ainda!!! rsrs Está bem completo, adorei!

    Beijos, Thay.
    http://www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
  5. Estou morrendo de vontade de assistir esse filme, tenho visto muitas opiniões e cada um pensa uma coisa, mas a maioria diz ter "gostado" do filme mas que ele poderia ter sido melhor. Não devo ir ao cinema, mas quando sair no Telecine eu vou querer ver e matar a curiosidade.

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não vi esse filme, o que é um espanto já que estou em todas as pré-estreias de filmes de quadrinhos, mas sei lá... por mais criticas positivas e outras tantas negativas que já li, não tenho curiosidade para ver o filme... Cavill é lindo de viver, adoro ele... só ele mesmo para me fazer gostar de Superman (que eu detesto... eita herói bundão), mas enfim... Eu meio que enjoei da cara do Ben e essa Mulher Maravilha aí não me convenceu, pra uma amazona ela tá bem raquítica... #saudadesdaxena... rsrs... Não curto muito o universo DC então... passo a dica, mais uma vez... kkkkk

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu não acompanho esses filmes de heróis porque não entendo muito, não me identifico, mas admiro quem gosta e entende e os produtores estão de parabéns, o trailer e as imagens mostram que a produção foram impecável!

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Tudo bom?
    Não acredito que ainda não assisti esse filme...
    Ultimamente ando em uma correria tão grande que não tenho ido para o cinema.
    Nem Deadpool eu vi ainda!
    Estou louca para ver esse e Guerra Civil! Adoro super heróis <3
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá linda,

    Assisti e gostei bastante porque o filme foi bem "fiel" aos HQ's e isso me tranquilizou muitoooo.
    Muitas cenas parecem que foram apenas jogadas para complementar o filme e isso causou uma frustração na minha ida ao cinema, mas gostei da atuação dos atores e não gostei do novo Batman hehe.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu assisti esse filme no cinema, e mesmo com alguns pontos negativos, eu gostei do filme. O único problema para mim, foi que o filme teve muitas informações e por isso, algumas cenas ficaram um tanto perdidas na história. Mas é um bom filme.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Assisti o filme logo após sua estreia, e digo que gostei do que vi. Adoro os filmes da DC. Agora estou aguardando ansiosamente o filme da Liga da Justiça, esse tenho certeza que será ainda melhor.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Estou loucaa ( mais do que já sou) pra ver esse filme, álias este e todos os outros que estão lançando, rs.
    A DC e a Marvel estão com uma coleção de livros, são HQs em capa dura e grandes, comecei a coleção, só não sei se vou terminar, pq são caros, kkkkkkkkkkkk

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola Helana tudo bem ? Estou doida para assistir esse filme, dois amados e lindos, gosto desse mistura entre eles, e pelo visto a Mulher maravilha teve grande importância no filme também. Minha filha assistiu e gostou muito espero ver em breve. beijos

    Joyce
    www.livrosencanros.com

    ResponderExcluir
  14. Oioi! Tudo bem?
    To gostando mto dos filmes que tmeos vistos nos cinema, mas ainda nao tive tempo de ver Supeman v Batman.
    Gostei muito do seu post a vontade assistir so aumenta, agora que conhço mais do filme, nao tenho duvida que seja uma super produção.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. Um filme incrível. Resumidamente.
    Fui assistir com o meu noivo no cinema e achei surpreendente. Mas o que pecou foi a batalha entre os dois, achei que fosse uma coisa mais cruel, mas não foi uma batalha simples.
    Agora o digno de oscar nesse filme foi o Lex Luthor, achei a atuação dele maravilhosa, ele fez um papel perfeito e bem perturbado.
    Achei bem legal fazer uma enquete aqui no blog. Ideia muito boa.
    Parabéns.,
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marina
    Já assisti o filme e amei. Não parei para pensar na introdução da Mulher Maravilha, acho que o filme já foi longo, acho que não teria muito espaço para mais explicações, ela aparece pouco. Mas entendo que algumas coisas podem não ter agradado. Gostei muito da ação e do drama trabalhado no filme.
    Ótima crítica.

    ResponderExcluir
  17. Que post maravilhoso! Adorei saber suas considerações sobre esse filme, que ainda não tive a oportunidade de conferir. Eu gosto muito do universo DC (apesar de ter um amor bem maior pela Marvel <3). O elenco é realmente maravilhoso. Tenho um crush no Ben <3 Adorei que fez uma pesquisa para se inteirar sobre o universo do filme e da produção. Arrasou!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá !!! Adorei sua review ,ela está super completa e como você gosto do universo,mas não sabia de muitas das informações que você postou aqui. Fica a vontade de assistir ao filme e me inteirar muito nesse mundo.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  19. Confesso que antigamente eu via com mais frequência os filmes de super-heróis e gostava muito, mas depois desse boom, acabei dando um tempo. Mas pretendo ver aos poucos, não me empolgo para ir ao cinema mas como a maioria das críticas estão sendo positivas pretendo formular minha opinião assim que tiver disponível no telecine.
    Foi ótimo acompanhar seu texto, como vc mesma informou, bem fundamentado e cheio de informações interessantes. Parabéns!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  20. Tenho visto resenhas mostrando os dois lados desse filme. Alguns elogiam até não poder mais, ressaltando exatamente esse tom de muita ação que você comentou e a beleza dos atores. Outros, geralmente dos fans de HQ e GN, pendendo mais para o lado da crítica, também por temas que você apresentou aqui como alguns furos dados pelos atores e a superficialidade da coisa.

    Achei sua resenha ótima, bastante completa e, principalmente, quase que imparcial ao apresentar os dois lados da moeda.

    ResponderExcluir
  21. Olá Marina,
    Sinceramente, quando assisti esse filme, não notei fragilidades nele, talvez por estar tão chocada com as cenas que transcorriam. O filme me deixou boquiaberta do começo ao fim.
    Adorei conhecer seu ponto de vista.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Estou louca para ver esse filme! Amo demais a DC e o meu preferido é o Batman <3 Os trailers me deixaram empolgada e espero gostar mesmo :D Ótima crítica!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. OIIIE
    Muito legal sua resenha sobre o filme, eu não tenho a minima vontade de ver por enquanto, na verdade eu veria mais por curiosidade e não tirar conclusões precipitadas haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá! Definitivamente, esse não é o tipo de história que me atrai, mas notei que é uma super produção, todos falam sobre esse filme com os dois principais super heróis de todos os tempos. E claro, não poderia ser diferente, muita ação e aventura, como você menciona, têm que estar presentes. Que bom que acertaram na trilha sonora barulhenta, como não poderia deixar de ser. Que pena que alguns pontos não foram bem desenvolvidos, mas que bom que a trama prende quem está assistindo.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ainda não assisti ao filme. Na verdade já era para ter ido, mas acabei adiando. Não é o meu gênero preferido de filmes, mas todos falam tanto que até mexe com a curiosidade da gente. Pretendo ir assisti-lo em breve.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  26. Ah essa diferença de DC e MC me deixa louca, então prefiro simplificar e colocar tudo em super heróis haha.... eu particularmente gostei muito desse filme e antes de assistir estava bem ansiosa, mas confesso que preferi o Super Homem no filme de 2013, eu fiquei completamente apaixonada pela produção... eu não sou crítica nos filmes, desde que ele me prenda é o que importa... então sim eu adorei... só achei que o Batman deu uma viajada, mas o Ben conseguiu compor o personagem, mas confesso que preferia o ator anterior... enfim... eu sou meio louca... então tenho gostos bem peculiares... de qualquer forma adorei ler a sua resenha...

    ResponderExcluir
  27. oi, tudo bem?
    esse filme me deixou bem decepcionada. Eu tinha altas expectativas, e fui na estreia. Talvez esse tenha sido o problema, porque apesar da super produção, efeitos de tirar o fôlego e as ótimas cenas de ação, achei muitos furos na história. Esse que você citou, da introdução da Mulher Maravilha, foi apenas um. O que mais me irritou foi o nível do ódio do Batman, para a pouca explicação e contextualização dada, sem falar no fim desse conflito sem nem uma DR, kkkk.
    Fazer o que. É realmente um bom filme, necessário para assistir os próximos da saga, mas deixou a desejar
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Gostei bastante do seu post! Completinho :)
    Eu não sou uma grande fã de herói, já tive uma fase, mas agora raramente assisto esse gênero de filme. Mas com tanta gente falando sobre, fica dificil não sentir curiosidade no mínimo! Vou esperar sair no Now, dai assisto rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir