Opinião: Antônio Descobre Veredas, Deborah K. Goldemberg

19 abril 2016

Oi amores tudo bem?
Quem acompanha o blog a muito tempo, sabe que não sou de escrever uma resenha atrás da outra, pois acho muito cansativo um blog literário ter apenas esse único conteúdo, mas hoje vou burlar um pouco isso.
Li Antônio Descobre Veredas, enviado pela Editora Biruta (fiz um vídeo bem legal falando da gentileza de como fui recebida pela editora: http://bit.ly/VideoGentilezaGeraGentileza)

Como o livro é super fino, mas cheio de reflexões, consegui ler ele rapidinho e trouxe minha opinião sobre ele para vocês.
Mas antes de falar de Antônio Descobre Veredas, quero falar de Guimarães Rosa. O escritor é um dos mais importantes que temos no Brasil e é dele a obra Grande Sertão: Veredas, no qual autora deste livro se inspirou para escrever. Grande Sertão: Veredas é um dos livros mais importantes do Mundo, além do mais, a linguagem do livro é única e vez difícil de ser compreendida. O leitor precisa interpretar o texto de uma forma muito atenciosa para saborear as palavras dos personagens. Honestamente, já tentei ler Grande Sertão: Veredas quando era mais nova, mas confesso que na época não gostei do livro. Autora Deborah K. Goldemberg escreveu um livro infantojuvenil baseado na obra e posso dizer que ficou incrível

Antônio Descobre Veredas ,Deborah Kietzmann Goldemberg

Antônio estava vivendo a sua vida normal, tomando o suquinho que sua mãe preparava para o café da manhã e todos os outros diminutivos que tanto detestava. Estava cansado de ser tratado feito criança. Mal sabia ele que um trabalho de escola sobre a obra Grande Sertão: Veredas poderia transformar seu dia a dia e sua vida.
A leitura irá além das páginas do livro e levará o garoto a cruzar a cidade de São Paulo, para conhecer um grupo de jovens que conquistaram sua independência graças ao romance de Guimarães Rosa.
A travessia de Antônio está só começando!
E você está pronto para descobrir Veredas?
Edição: 1
Editora: Biruta
ISBN: 9788578481452
Ano: 2014
Páginas: 76


Antônio Descobre Veredas, é um livro muito fino, para alguns poderia ser até um conto, com 76 páginas e sem capítulos, é um livro juvenil de leitura fácil.
A sua diagramação é linda. O livro é todo desenhados com pequeninos mapas em todas as folhas como se fossem molduras. E desenhos de cavalos dão pausa a história.
No livro somos apresentados a Antônio, um garoto de 14 anos que está deprimido com a vida que leva, cansado de fazer as mesmas coisas todos os dias e de ser tratado como uma criança pela sua mãe. E para piorar sua situação ele vai de mal a pior no colégio.
Indo cumprir mais um dia de cão em suas aulas, a professora de português da turma de Antônio, passa uma tarefa que desperta o interesse dele. “Ler Grande Sertão: Veredas” e apresentar em forma de trabalho o que entendeu da leitura isso iria imuniza-los das provas.
Achando tudo muito´fácil, Antônio volta para casa e começar a procurar resumos, vídeos na internet que falassem da obra, afinal de contas ~ler pra quê se tem internet~. Conversando com seu melhor amigo Kenji pelo Skype, misteriosamente alguém chamado Diadorim o chama para conversar. Até ai tudo bem, mas Diadorim é um personagem do livro e alguma coisa estranha tá ali. O menino então convida Antônio para conhecer Veredas e não vai se arrepender.
A partir do convite de Diadorim, Antônio descobre outro Mundo. Ele vai até o lugar marcado e lá é apresentado para vários jovens que deixaram as famílias para viver Veredas de certa forma. E naquele Mundo Antônio vê o Mundo dele diferente.
O livro é inacreditável, Deborah, com uma escrita muito simples, fácil, transporta o leitor para dentro do que é Veredas e qual a importância que aqueles personagens tão característicos tem e mágico.
Aos olhos de Antônio o leitor fica curioso com a obra de Guimarães Rosa, com os personagens tão intensos.
Autora sobre elaborar uma história muito criativa, incentivando nossos jovens a ler mais e saber interpretar um texto, pois, apesar de Antônio ter que fazer uma escolha complicada no livro, o incentivo a leitura o faz querer mudar completamente.
 Impossível não ficar apaixonado pelos personagens, principalmente por Diadorin, autora colocou um mistério nele que descobrimos junto com Antônio.

O final do livro é simples e obviamente previsível, mas não tira o charme da obra. Autora ainda escreve em seus agradecimentos a importância de Grande Sertão: Veredas e o motivo pelo qual se inspirou na obra.
Acreditem, vocês precisam ler, Antônio Descobre Veredas e Grande Sertão: Veredas.
“A Gente tem que tomar muito cuidado com o que é visto como normal nesta vida..”
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

10 comentários :

  1. Oi Helana,

    parece tão fofinho o livro, fiquei bem curiosa.
    Já li Grande Sertão: Veredas, mas é uma linguagem tão diferente, o modelo de escrita também dificulta, mas é imensamente bom. Acredito que na época não apreciei tanto, porque eu não entendia a realidade e não tinha bagagem para ler o livro, caso eu o leia novamente, com certeza apreciaria mais.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro realmente parece ser todo bonitinho, cheio de desenhos fofos. Parece um livro bem voltado ao público adolescente, não? Para ajudar a despertar o interesse pela leitura., acho válido. Eu não gosto de livros com finais previsíveis, não sei se daria uma chance a este livro, apesar de parecer um pouco divertido. Fiquei curiosa para saber se você leu alguma coisa do Guimarães Rosa.

    www.letrasextraordinarias.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Não conhecia esse livro, parece ser super interessante. Tenho gostado de ler livros mais rápidos e, mesmo que alguns tenham finais óbvios, são obras muito bem feitas. Nunca li nada de Guimarães Rosa, fora alguns textos que devo ter estudado no colégio. Mas, achei a ideia desse livro muito legal ^^ Obrigada por compartilhar.

    bjs - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  4. Livros assim são ótimos, mesmo tendo pouquíssimas páginas, fiquei muito interessada nele, já estava de olho em alguns livros da editora, e esse com certeza me deixou curiosa.

    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi..
    Ele é bem pequeno mesmo e parece bem interessante.
    Já até pensei em levar ele lá p escola ..
    Gostei mesmo da dica, valeu.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, não conhecia o livro ou a autora, mas o livro parece ser bem fofo,e o fato da autora introduzir na sua obra um dos livros mais famosos e classicos da literatura brasileira de forma leve, é um feito incrivel, pois eu mesmo, que não consigo ler o Grande Sertão:Veredas, acho que conseguiria conhecer melhor a obra atraves do livro da Deborah. Achei bem fofo e com certeza leria.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Helena! Conheci a editora Biruta, confesso que o trabalho deles são impecáveis e excelente. Agora fiquei curioso com esse livro, sendo um livro bem curtinho é muito bom para ser lido em um final de semana. Adorei sua resenha, esse livro pode despertar o interesse de novos leitores.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu, assim como você não consegui ler Grande Sertão Veredas quando era menor. Talvez pela questão da obrigação a ler. Mas assumo fiquei bastante curiosa com o livro Antonio Descobre Veredas, porque queria ler uma nova versão para essa história.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu ainda não conhecia essa publicação, mas pela sinopse e as fotos tiradas do livro, mostrou que ele é uma graça. E ainda tem uma trama bem gostosa de se ler. Gostei bastante dessa indicação, fiquei curiosa para conferir.
    Bjks!
    histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oii,

    Que livro lindo. Não conhecia esse livro e confesso que ainda não li o Grande Sertão Veredas. Mas esse livro parece ser um boa iniciativa para ler. Parabéns pela resenha.

    beijos

    ResponderExcluir