Resenha: Beijo na testa é Pior que Separação, Felipe Pena

02 abril 2016


Hey amores tudo bem com vocês?
Vamos de resenha hoje? Já que na sexta achei mais legal postar o que recebi durante a semana.
A resenha de hoje é um livro de crônicas. Não vou resenhar cada crônica, porque são muitas e o texto ficaria enorme.
Beijo na testa é pior que separação é um livro que superou muito as expectativas que tinha. Vamos conferir a resenha?
Beijo na testa é pior do que separação - Crônicas do fim de tudo Felipe Pena
Este livro de crônicas de Felipe Pena traz à tona exatamente as características deste tipo textual,que são: breve narrativa a respeito de temas cotidianos e atuais, com linguagem simples e coloquial, exposição dos sentimentos e re flexão a respeito do tema. Décimo quinto livro do autor, em Beijo na testa é pior do que separação – Crônicas do fim de tudo estão reunidas crônicas que tratam da ruptura de relacionamentos e que versam sobre os mais variados assuntos, dentre os quais estão a separação entre os casais, a política, o jornalismo e a literatura. A conexão entre as crônicas está no tema: a separação. Alguns dos textos publicados neste livro são inéditos; já outros foram veiculados em jornais, revistas e livros.
Edição: 1
Editora: Primavera Editorial
ISBN: 9788561977658
Ano: 2013
Páginas: 180
Beijo na Testa é Pior que Separação, é um livro bem fino, composto por 40 crônicas, todos eles com uma página e meia, duas, muito bem elaborados.
A diagramação do livro é simples, porém linda e conduz muito com a proposta do autor.


Beijo na Testa é Pior que Separação nos trás o cotidiano, de forma simples, dura, engraçada e até ingênua. Felipe Pena, fez uma mistura perfeita de vários tipos de separações, de dores.
Engana-se quem pensa que o livro vai trazer apenas o amor partido em suas crônicas, o autor usou de política, humor, amor, literatura, jornalismo e neles falou de separação, da dor da discussão, de não saber o que fazer em algum momento na vida. Tudo isso de forma simples e prática.
“Sei que te amo porque, na hora do embarque é a tua imagem que me conforta”. Frases assim, simples e de grande significado recheiam o livro. Crônicas são escritas porque falam do cotidiano, coisas rápidas, refletivas.
Gostei do livro, porque Felipe explora não apenas a separação, explora as palavras não ditas, as frases arrependidas. O leitor percebe certa simplicidade em suas palavras, o que deixa o texto leve.

O que me achou atenção nas crônicas foi a mistura que ele fez. Percebemos que o livro vai muito além. Felipe abordou uma infinidade de medos, anseios, aquelas paranoias que temos na cabeça. Crônicas que fazem o leitor refletir muito, autor ainda nos coloca dentro dos seus textos, fazendo com que imagine-se na cabeça de algum daqueles personagens narrados.
Porque crônicas são para isso – fazer com que o leitor pense no que foi escrito.
Mas apesar de todo foco na separação. Ainda temos um pouco de cumplicidade narrada no livro. O autor cita escritores e até músicas – muito inteligente e sagaz.
 Minha crônica preferida remete um pouco de política, “O dia que o Rio de Janeiro se separou do Brasil”, onde diz:
”Imaginem se as perdas com os royalties do petróleo fossem no Rio Grande do Sul? Não duvido que, em poucos minutos, os gaúchos organizariam uma revolução e proclamariam a independência do estado. (…) Se fosse no Rio Grande, haveria briga. Mas a perda é do Rio Pequeno, o Rio de Janeiro..”
Esse é um dos exemplos de vários tipos de “perdas” narradas no livro.
Beijo na Testa é Pior que Separação narra o cotidiano, apena o cotidiano, simples e único. Vale a pena cada crônica dele!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

20 comentários :

  1. Oi Helana,
    Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas pelo trecho que você destacou fiquei curiosa em saber mais sobre as diferentes perdas abordadas na obra :)

    Fiz um novo blog (Sim, loucura) e espero você lá!

    Beijinhos,

    Lylu - Menina Lylu

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Adorei esse livro, adoro livro de contos, sou apaixonada. fiquei com vontade de ler agora e como você disse, alguns contos realmente nos faz pensar e refletir muito enquanto lemos. Adorei a dica!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Helena tudo bem, o título desse livro me deixou extremamente curiosa, eu gosto muito de crônicas sempre leio livros e pesquiso na internet e posto alguns trechos no tumbrl com nome do autor. Muitas vezes acompanham uma carga emocional muito grande! Adorei a resenha. Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Gente que livro lindo! Olhas essa diagramação, olha essa capa!
    Eu amo crônicas, e este titulo me parece bem sugestivo, já estou pesquisando sobre o livro aqui pra comprar, por ter apenas 40 crônicas, parece ser uma leitura bem rápida e gostosa né?

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não sou muito de ler crônicas, nem sei o porquê disso, simplesmente não palpita por isso acabo não indo atras, mas gostei do tema desse livro esse trecho do Rio me deixou bem curiosa.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Olha particularmente não gosto de cronicas, mas fiquei curiosa quanto a esse livro, o título me chamou a atenção, e a leitura parece ser uma delicia, irei dar uma pesquisada. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá linda,
    Amo crônicas e a delicadeza de retratar o cotidiano destacando muitas coisas que passam despercebidas por nós é algo que me atrai muito e desperta minha atenção e carinho pelo livro.
    Vou ler em muito breve esse livro com um título bem engraçado haha.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Recentemente li um livro parecido com esse e confesso que fiquei bem empolgada. A diagramação do livro é linda mesmo em? Eu acho que ficaria uns bons minutos admirando. Gostei do tema abordado no livro, apesar de que eu acho que um beijo na testa as vezes expressa cuidado e respeito, não necessariamente desinteresse. Estou curiosa para embarcar nessa obra. Sua resenha está muito boa.

    Grande Abraço
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Triste o que ele fala do RJ, mas, é uma verdade. Parece bem interessante as crônicas do Felipe. E o livro está realmente muito bonito. Gostei.
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  10. Com certeza esse não é o estilo de leitura que estou habituada, mas pelo que li no seu post percebi que seria uma ótima experiência para refletir sobre nossos sentimentos e as palavras não ditas as pessoas que tanto gostamos, entre outras emoções. Enfim parabéns pela leitura e valeu pela sugestão.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Tudo bom?
    Ainda nao conhecia o livro, nem o autor, mas fiquei super curiosa!
    Adorei a sua resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Não conhecia, adorei! Eu gosto de crônica e gosto quando um livro cita outros ou mesmo outros escritores. Fiquei super curiosa!
    Parabéns pela resenha.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que legal! Eu não conhecia o livro, mas achei muito boa essa coisa de apesar de serem crônicas curtas, o autor consegue fazer o leitor pensar, analisar e vivenciar os sentimentos que relata.
    Vai entrar para a listinha.

    ResponderExcluir
  14. Oi

    não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa, tanto com o que tu falou quanto com as fotos...e que título estranho esse....

    adorei...

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro Beijo na testa é pior do que separação e achei a premissa interessante.
    O titulo já é aquele diferente e que bom que superou as suas expectativas, gosto é assim, hehe. Apesar de nao ler mtas cronicas, fiquei curiosa com esse livro.
    Achei bacana a capa simples, chama a atenção para o titulo.
    Gostei de conhecer mais sobre a história aqui no blog, sempre é bom pegar novas indicações de leituras.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  16. Oi, Helana! Adorei a sua resenha, adoro livros de crônicas, ainda mais com bastante carga dramática, principalmente envolvendo esse tema pesado, que é a separação.
    Vou procurar para leitura com certeza, pois adoro obras que nos fazem refletir sobre o amor e nossas atitudes diante da vida.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Gosta bastante de crônicas e o tema me interessa tb! Desconhecia o livro e fiquei com vontade de ler mesmo!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  18. Olá, Helana!
    Uau adorei esse livro :D Contos são maravilhosos e esse foi escrito de maneira bem interessante. Ótima resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Oie Helena!!!
    Primeiro de tudo: Amei as suas fotos!! Q lindas!! Deu um encanto a mais ao livro. Parabéns!!
    Achei bem interessante o título dessa obra e já me instigou bastante. O fato de ser de crônicas também me chamou bastante atenção, pois é um gênero que curto muito. Sem contar q falam de amor e cotidiano, adorei!!
    Ótima resenha!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  20. Oi Helana, tudo bom?
    Amei a indicação do livro. Sou fissurada por crônicas, ainda mais porque sou jornalista e na faculdade líamos muito o gênero. Achei interessante o tema também porque as perdas podem significar muitas coisas. Dica anotada, pois não conhecia ainda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir