Cinema e Café: Enquanto somos Jovens.

26 maio 2016


Por : Marina Landert
 

Enquanto Somos Jovens (2014)

Ficha técnica
Diretor: Noah Baumbach
Roteiro: Noah Baumbach
Elenco: Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver, Amanda Seyfried.
Sinopse: O filme conta a história de Josh (Ben Stiller) e Cornelia (Naomi Watts), casados há anos e que estão cansados da rotina na qual vivem. Ao conhecerem Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried), o casal retoma a alegria de viver e hábitos jovens.
Olá pessoal, tudo bem?
Começando o Cinema & Café dessa semana, trago o filme mais votado por vocês em nossa última enquete aqui no blog, Enquanto Somos Jovens, que confesso que foi um filme que me deixou muito dividida. Mas antes de minhas impressões, vamos ao enredo.
Enquanto Somos Jovens, filme estrelado por Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver, Amanda Seyfried e dirigido por Noah Baumbach, conhecido por filmes mais independentes, que muitas vezes não figuram no mainstream, retrata a história do casal Josh e Cornelia (vivido por Ben Stiller e Naomi Watts) que após anos de casamento se veem engolidos pela rotina, sempre postergando viagens e com dúvidas e questionamentos por não terem seguido o mesmo caminho de seus amigos. Quando Josh, um diretor de documentários independentes que luta por sucesso e resistente sobre ajuda externa – seu sogro é um famoso diretor – é abordado por Jamie (Adam Driver), um aspirante a diretor com estilo de vida totalmente diferente do seu, ele encontra a empolgação e inspiração há muito tempo perdida. A partir daí, Josh e
Cornelia embarcam num novo estilo de vida, centrado na diversão e em situações que normalmente não vivenciariam, contrário do que se esperaria para um casal de meia-idade, inspirado no estilo totalmente hipster de Jamie e sua mulher Darby (Amanda Seyfried).


Enquanto Somos Jovens tem como seu principal conflito o embate de duas gerações, a de Josh e Cornelia, que justificam o fato de não terem filhos como uma grande vantagem pois propicia uma liberdade para o casal e ao mesmo tempo não aproveitam essa suposta liberdade, fadados a rotina de um casamento após muitos anos, e do outro Jamie e Darby, que aproveitam a vida ao máximo, e ao contrário do que se poderia imaginar são avessos à tecnologia e buscam um estilo de vida mais orgânico, mais vintage, se assim podemos dizer. 
 
Assim, Josh e Cornelia mergulham nesse estilo de vida um tanto quanto inusitado para a sua idade entre aulas de hip hop, festas abertas na rua e encontro com xamãs. Ainda que imperceptível para eles, ao não se encaixarem perfeitamente no estilo de vida de casais da sua idade, com a vida girando entorno dos filhos, eles buscam o extremo oposto, se jogando em uma vida que também não é traçada para eles, e se veem em situações muitas vezes forçadas e que por vezes se transformam em momentos vergonha alheia do casal. 
 
O elenco, que mescla atores mais consagrados com a nova geração de Hollywood definitivamente é o ponto alto do filme, que acerta em cheio ao personificar esse embate de gerações totalmente opostas. A fotografia, com imagens por vezes ensolaradas e com o visual bem vintage, é outro aspecto positivo, somada a uma bela trilha sonora que completa uma característica um tanto quanto hipster a Enquanto Somos Jovens. 
  Como mencionei, o filme por vezes me deixou um pouco divida, e agora explico o porquê. Enquanto Somos Jovens como obra tem um belo argumento e gosto da abordagem que tem total ligação com a vida real nas dificuldades de virar adulto, em como muitas vezes as pessoas se deixam levar pela rotina, seja no trabalho ou na vida pessoal, ou por medos e inseguranças e padrões estabelecidos pela sociedade para guiar suas vidas. No entanto, a forma com o filme foi conduzido por vezes me incomodou um pouco. Ao mergulhar demais na vida do casal hipster, o ritmo da narrativa em minha opinião foi um pouco prejudicado, por vezes um pouco lento, ou se perdendo em detalhes que não enriqueceram o filme, só o deixaram um pouco arrastado. A forma escolhida pelo diretor para caracterizar o casal interpretado por Adam Driver e Amanda Seyfried também não me agradou muito, pois acabou pendendo um pouco para o caricato do hipster. 
 
Ainda que preferisse um pouco mais de sutileza ao retratar o casal hipster, entendo que um pouco dessa característica forçada vai de encontro à crítica a essa nova geração. Tal crítica feita pelo diretor é um dos argumentos finais e um fator resultante do embate de estilos, uma vez que essa geração mais nova, empolgada e impulsionada a fazer tudo acontecer a qualquer custo se perde um pouco na forma e no jeito que as coisas acontecem, sem muito se preocupar com o certo ou errado, ou com virtudes. O que importa é o resultado final. Do outro lado, você tem um casal de meia-idade onde Josh (Ben Stiller) tem problemas em finalizar o seu documentário pois nunca está bom o suficiente, sempre está aguardando o momento certo e quer conquistar tudo por seu mérito próprio, sem nenhum facilitador. Essa contraposição é feita de forma muito competente e amarra e justifica muito bem todos os fatos ocorridos na obra. 
 
Mesmo com algumas ressalvas, Enquanto Somos Jovens é um belo filme, que tem um frescor que atualmente tem faltado em muitas comédias de Hollywood, e acerta muito em fazer a conexão com a realidade. Por mais que algumas situações sejam um pouco exageradas, acredito que o telespectador consiga fazer a conexão com alguns sentimentos no filme. Afinal, quem nunca se viu perdido em uma rotina, ou deixando pra trás coisas que antes eram e deveriam ser prioridades? E mais que isso até, um filme que deixa uma bonita mensagem e faz a gente pensar e refletir, cumprindo o papel de uma boa obra.
Bom filme e até a próxima!
Trailer:


VOTEM NO PRÓXIMO FILME DO CINEMA E CAFÉ.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

24 comentários :

  1. Eu não conhecia esse filme, mas a premissa até que me pareceu bem interessante. Compreendi o porquê de você ter ficado dividida sim. O fato é que não consegui perceber uma boa combinação entre os atores. De qualquer maneira, acho que gostaria de assistir para ter minha própria opinião.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu geralmente não gosto dos filmes que o Ben Stiller atua, mas esse até chamou minha atenção, acredito que deve levantar bons questionamentos. Além dessa mistura vintage apresentada. Imagino que até tenha um toque de humor nessa relação estabelecida entre dois casais tão distintos. Vou anotar a dica aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Amo tanto filmes quanto livros, e ainda não havia assistido a esse filme do Ben Stiller. Vou anotar aqui para assistir.
    Muito boa sua resenha.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oiii!!
    Estou louca para assistir esse filme, principalmente, por causa do elenco!
    Amo o Ben! Ele é demais!
    Obrigada prla dica
    beijosss
    P.s.: e agor qual filme votar

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Confesso que ainda não assisti a esse filme, apesar de já ter tido chances, acho que da próxima irei ver só para ver se sua opinião será a mesma da minha.
    Quanto a ideia de votar nos próximos filmes, gostei bastante, se importa se eu fizer igual?
    Eu votei na história de Adelanie, esse eu já vi, e até que gostei. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Excelente dica de um bom filme. Anotado! Vou procurar por esse filme e assistir no final de semana, já que vai fazer muito frio mesmo rs.

    ResponderExcluir
  7. Amo filmes com o Ben Stiller, nao conhecia esse filme e vou procurar ver quando lembrar. Ando sem paciencia para assistir filmes ultimamente... rsrs

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Gente eu realmente não gosto do do Ben Stiller, nem de nada que ele fez, e pelo que você contou, acho que não vai ser dessa vez que vou gostar de algo dele, acho ele muito sem graça e isso é terrivel quando um ator se propoe a fazer é comedia.
    Alem disso a história não me pareceu grande coisa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ooi! Tudo bem?
    Eu não conhecia o filme, mas os atores são realmente bem conhecidos e que atuam pra caramba. Eu assisti ao trailer, mas não me despertou o real interesse, sabe? Mesmo lendo a sua resenha, não sei se teria tanta paciência para acompanhar os acontecimentos no filme. Bom, quem sabe eu assista um dia, não é?
    Beeijos e bons filmes para você assistir!

    ResponderExcluir
  10. Oioi! Tudo bem?
    Estou mto por fora dos filmes, apenas assisto os mais pops mesmo e olhe la.
    Não conhecia o Enquanto Somos Jovens e gostei da premissa.
    Casados e na rotina, acho que mtos enfrentam isso e vai ser legal ver o casal mudando.
    Adoro a atuação de Ben Stiller, vou tentar ver.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Oiii Marina, tudo bem?
    Menina eu sou completamente louca para assistir esse filme, fico bem curiosa diante de todo esse romance e acredito que deve passar uma mensagem maravilhosa <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Os atores são excelentes e sua resenha embora fosse maravilhosa não consegui gostar em nenhum momento da premissa do filme. Sorry! Acho que estou num momento mais romântico e esse filme não se enquadrou. Já votei para o próximo. Espero que As Vantagens de Ser Invisível vença. Adorei esse filme! Grande beijo!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Ultimamente não tenho paciência nem tempo para ver filmes, então não o veria por ora, mas gostei de saber mais sobre a história. Eu votei no filme com a Emma, espero que dessa vez ganhe rs

    ResponderExcluir
  14. Olá, a temática do filme parece boa, mas confesso que tenho me decepcionado com os filmes de Ben Stiller, acho que se eu chegar a assistir será por causa da Naomi Watts, adoro suas atuações.

    ResponderExcluir
  15. Acho que já comentei que passei um tempo (alguns anos) mega afastada dos filmes e esse ano estou aos poucos tentando voltar ao hábito de ver alguns por semana. Mas não está fácil, sempre acabo fazendo outras coisas. Mas enfim não conhecia esse filme e achei ele bem interessante.
    Com certeza a rotina nos pega mesmo e se não formos muito bem resolvidos, conhecendo nossos projetos de vida e nos organizando para colocar em prática acabamos sempre deixando para depois e os esquecendo devido a correria sem fim da rotina.
    Valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  16. Gente aonde eu estava que eu não conhecia esse filme?
    Gostei da sua resenha, aliás, gosto muito da forma na qual você resenha os filmes, parabens.
    Gostei muito da história, vou procurar para assistir

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Poxa, bem bacana, não conhecia. Gosto bastante do Ben Stiller e da Naomi Watts, principalmente. Vou tentar ver. Valeu pela dica. ;)

    ResponderExcluir
  18. Oi Helana,
    Eu não sou fã de comédia de costumes, mas acho que essa deva ser bem interessante por tratar de um tema atual e recorrente. A rotina, o ebate de gerações e a critica as novas gerações.
    Que bom que o livro além de apelar pelo lado cômico deixa um lição, realmente é parece ser um frescor as já cansativas tentativas hollywoodianas.
    Votei no próximo filme.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa nunca vi esse filme, e olha que adoro muito esses dois atores, adorei a premissa e vou procurar para assistir. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oie
    muito legal a resenha sobre o filme, não conhecia ainda mas gostei do enredo e do trailer, fiquei bem curiosa e vou ver se consigo ver em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi

    não conhecia esse filme...nossa! mas sabe que gostei, apesar de o ator não me convencer muito...hehe

    obrigada pela dica!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi, não conhecia o filme, mas esse parece ser ótimo. Não sou muito fã de filmes, prefiro séries, mas as vezes assisto alguns haha

    ResponderExcluir
  23. Olá Marina!!!
    Eu não conhecia esse filme com o Ben Stiller e nem com a Amanda, achei super interessante o enredo e como tem essa coisa de diferença de idade mas o casal principal ainda tem uma mentalidade um tanto jovem.
    Nossa nessa votação foi difícil, pois fiquei entre "As Vantagens de Ser Invisível" e "O Maravilhoso Agora", mas optei pela segunda opção por ter minha queridinha Shailene :3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá! Que coluna mais bacana! Adorei o título. =D Ainda não conhecia este filme, fiquei bem interessada no enredo. Me pareceu interessante, mesmo cm alguns pontos negativos, mas sempre tem né!?

    Gostei da forma como você descreveu a obra. ficou sensacional!
    Parabéns!

    ResponderExcluir