Papo Sobre Séries: American Idol.

12 maio 2016

Por : Marina Landert
Olá gente, tudo bem?
No Papo sobre séries de hoje vou falar um pouco sobre realities shows musicais, pegando um pouco o embalo do término do American Idol, um dos principais e precursores de realities shows do gênero, que encerrou no começo de abril sua 15ª e final temporada.
Formato mais que consolidado no Brasil e no mundo, a cada dia vemos mais lançamentos de realities shows por aí. Dos que invadem a privacidade das pessoas (Big Brother, Keep with the Kardashians, The Real World, A Fazenda ), dos que prometem encontrar o amor (Are you the One?, The Bachelor), dos culinários (Masterchef, Top Chef, Cake Boss, Hell’s Ktichen) aos que revelam talentos de diversas áreas (American Idol, The Voice, America’s Next Top Model, Project Runway, The X Factor), e que agradam aos mais diversos gostos. Eu, particularmente, gosto bastante de reality show, e confesso que por vezes já assisti quase todos os que mencionei acima, até alguns que são mais trash e passam longe de um primor de qualidade, mas que entretêm e prendem a atenção do público do primeiro ao último episódio.
Um dos precursores e inspiração de muitos realities shows musicais, o American Idol por anos foi responsável por descobrir grandes talentos da música americana como Kelly Clarkson, Adam Lambert, Carrie Underwood, Phillip Philips, David Cook, Chris Daughtry, entre outros, e teve ilustres jurados como Simon Cowell, Mariah Carey, Steven Tyler, Jennifer Lopez e Nicki Minaj. Se no começo foi considerado um fenômeno cultural alcançando recordes de audiência e milhares de fãs não só nos Estados Unidos como em todo o mundo, há alguns anos o programa vinha perdendo sua força e audiência, deixando de revelar grandes talentos, e muitas vezes com jurados que pouco contribuíam com o crescimento dos cantores, culminando no anúncio de que este ano teríamos a 15ª e derradeira temporada.

Mas o que aconteceu? A fórmula se desgastou? A audiência migrou para outros programas do mesmo gênero? Difícil afirmar com certeza, pois o fato é que o formato tem se multiplicado com o surgimento de franquias como The Voice e The X Factor. O The Voice, que parece ter se consagrado como o maior rival com os americanos, por exemplo, além de consagrar versões em diversos países, se consolidou com o seu público, recebendo hoje duas temporadas por ano e um revezamento de técnicos.

Levando todos os fatores em consideração, acredito que parte do American Idol foi se perdendo com a troca dos jurados. Por nove temporadas tivemos as críticas ácidas de Simon Cowell, que na maioria das vezes discordava de seus companheiros Randy Jackson e Paula Abdul, e após sua saída o buraco até conseguiu ser preenchido com competência nas temporadas 10 e 11, que tinha Steven Tyler, Jennifer Lopez e o próprio Randy na banca. No entanto, a partir da temporada seguinte o que se viu foram muitos erros, como no 12º ano, que tinha Mariah Carey, Nicki Minaj, Keith Urban e Randy Jackson, mas onde problemas de relacionamento durante o programa (Mariah e Nicki) e nos bastidores desviaram um pouco o foco da competição. Na tentativa de recuperação do sucesso, o ano seguinte teve o retorno de Jennifer Lopez , com Keith Urban e Harry Connick Jr. Pessoalmente essa foi a formação que menos me agradou pois a combinação dos três jurados deu uma grande sonolência ao programa, somado ao fato que não faziam muitas críticas construtivas. Tudo era ok ou bonitinho, “não gostei muito, mas você ainda é ótimo”, que acaba não contribuindo com o crescimento dos candidatos, e consequentemente do programa.

Nesta suposta última temporada - digo suposta porque mesmo o final e a declaração dos criadores deixaram em aberto uma possibilidade de retorno - tivemos um programa mais curto e um tanto quanto confuso. Se antes tínhamos um dia de apresentação e outro de eliminação, nesse ano o segundo dia era formado pela eliminação e uma nova apresentação para o corte na próxima semana. Um tanto quanto bagunçado, não? A grande final, transmitida no dia 07/04 teve ainda um pronunciamento do presidente Barack Obama, o que mostra a importância que o programa teve com o público norte-americano. A despedida, que coroou Trent Harmon como o último campeão, foi permeada de muita melancolia e contou com a presença de antigos participantes e vencedores.

Talvez o que tenha acontecido com o programa que culminou com seu término é uma mudança no comportamento e na preferência do público, não só americano, mas como mundial. Uma das principais características do American Idol era um certo distanciamento entre os jurados e participantes, contrário ao que programas hoje de sucesso como The Voice e The X Factor pregam. Por mais que tenham premissas um pouco diferentes, nesses dois últimos programas jurados formam uma equipe de participantes, onde é possível enxergar a conexão entre mentores e cantores, além da contribuição dos jurados na formação dos participantes. Hoje esse apelo parece ser maior com o público. Aqui no Brasil, por exemplo, o The Voice tem feito bastante sucesso e abriu oportunidade para uma versão Kids. Na comparação entre a versão americana e brasileira, não gosto muito do fato que a nossa por vezes parece muito mais focada na figura dos jurados e do apresentador, como uma forma exacerbada de entretenimento em preferência ao mostrar o talento dos candidatos.
Assim como o American Idol, o The Voice americano e The X Factor UK já anunciaram novidades em seu corpo de jurados para esse ano, muitas vezes com o intuito de dinamizar e alavancar a audiência. Na 11ª temporada, o The Voice terá Miley Cyrus e Alicia Keys como novas coaches (substituirão Christina Aguillera e Pharrell Williams). Já a 13ª do The X Factor UK terá 3 novos técnicos, ainda não revelados; da antiga formação Nick Grimshaw, Rita Ora e Cheryl Cole saem, com o retorno apenas de Simon Cowell (também criador do programa).
Talvez essa seja uma nova fórmula de longevidade para esses programas, dinamizando e envolvendo a audiência. Um fato é certo, o American Idol cumpriu seu papel nos últimos 15 anos e com certeza deixará saudades. E para nos despedir, fiz um grande exercício de memória e trouxe um ranking com as cinco apresentações que mais gosto e que valem a pena conferir.
1º Haley Reinhart – Bennie and the Jets – Temporada 10 
2o Phillip Phillips – Superstition – Temporada 11
3o Trent Harmon – Simple Man – Temporada 15
4 o Kelly Clarkson – Natural Woman – Temporada 1
5 o David Cook – I Don’t Wanna Miss a Thing – Temporada 7
E para vocês, quais apresentações são as favoritas? Sentirão falta do American Idol?
Até a próxima!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

25 comentários :

  1. Nunca assisti Ameican Idol nem The X Factor. O único que assisto é The Voice, o qual gosto demais!
    Os jurados são bárbaros, principalmente o Adam, e gosto do estilo do programa.
    Gostei do post.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Nossa esses programas são bem legais!! desses que você mencionou eu amooo "The X Factor", adoro o Simon! Vou aguardar ansiosa pelas novas temporadas com novos jurados. "The Voice" também é muito bom. E o "American Idol" eu nunca assisti. Os brasileiros tentam imitar esses programas, mais acho que não chegam nem aos pés deles! hahaa
    Amei seu post <3
    bjokasss

    ResponderExcluir
  3. Ooi! Eu conheço e já "acompanhei" o The Voice americano e acho muito massa, acho até melhor que American Idol, que eu nunca acompanhei mesmo, mas já vi umas apresentações e críticas. Não sou mais de acompanhar esses realities show, mas sempre estou dando uma olhadinha só para ver como andam as coisas rs
    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Eu gosto bastantes desses programas, apesar de não poder acompanhar com frequência, mas realmente são excelentes principalmente para quem ama ouvir música.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não costumo assistir os realities shows (shows mesmo XD), minha mãe que gosta toda segunda ela passa a ficha de quem ela gostou ou não das apresentações do fim de semana.
    Mesmo não acompanhando tenho meus ex-participantes de realities que sou fã como a Melanie Martines.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, qualquer programa que tenha reality no nome me espanta na mesma hora. Nos primórdios desse tipo de programa eu assisti, confesso. Mas peguei um bode tão grande depois de um tempo, que não consigo assistir nenhum, de nenhum tipo. Acho que se tivesse um com escritores, mesmo assim ainda não conseguiria assistir.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Oi

    Nossa, não sabia que o American Idol tinha tanto tempo assim.
    Deu pra perceber mesmo que tem aumentando o número de programas assim e vejo que tem muitos fãs. Eu já não curto muito ou não tenho o costume de assistir mesmo. Mas o povo aqui em casa adora rs.
    Gostei do post e da sua análise. Ficou perfeita!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Gostei desse post! Eu assistia muito American Idol, só que para mi foi ficando mais do mesmo, entende? AMo The Voice, mas não consigo assistir a versão Brasil, pela mesma visão que você tem, os jurados querem aparecer demais e esquecem de a estrela são os candidatos. beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  9. Essa sua postagem foi quase uma viagem no tempo. Muito boa sua avaliação do programa como um todo nesses longos anos de vida. Penso que tudo demais enjoa, então tudo tem que ter seu tempo de nascer e morrer; e com os programas de TV não poderia ser diferente. Confesso que tanto programas quanto séries de TV que ficam infinitos me cansam. É preciso abrir espaço para o novo e guardar as boas recordações do que passou. Enfim foi ótimo saber seu ponto de vista sobre esse programa de música que fez história.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    O único reality musical que assisti em toda minha vida foi o popstars, aquele que revelou o Rouge. Não tenho paciência para esse tipo de programa, sei lá, a fórmula não me agrada, tudo me parece artificial.

    ResponderExcluir
  11. Oie, ah, eu nunca assisto a esses programas e pouco estou por dentro deles mas mesmo assim é inegável o sucesso que todos eles fazem, todo mundo fala, principalmente agora do the voice aqui no brasil. Acho que um programa precisa evoluir conforme os tempos evoluem e parece que o american idol ficou meio parado no tempo, então talvez seja esse o problema dele. E nossa, discurso do presidente do país na final? aqui acho que nunca teria isso, eee. E das apresentações minha favorita foi da kelly klarkson pois ela sempre arrasa e a do i wanna miss a thing, pois amo essa música.

    ResponderExcluir
  12. oi,tudo bem?
    eu nunca assisti o Idols, nem nossa versão brasuca Ídolos, porque achava os jurados daqui grossos. Mas adoro o The Voice, tanto o Brasil quanto o original. Então talvez tenha sentido, e seja os concorrentes que estão tirando público do American Idol, sem falar que 15 edições é muita coisa, e tudo satura
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Marina, tudo bom?
    eu concordo que com esse trio de jurado não ficou bom né! Ficou de da sono!
    E o que eu gosto no The voice e acho que o motivo de ter tantos fãs, é que os jurados são muito energéticos e é divertido você ver as disputas e os conselhos também! Então a escolha dos jurados acho que é o mais importante para o sucesso!

    =)

    ResponderExcluir
  14. Oi..
    Sabe, não sou muito ligada em música, então não vejo esse tipo de programa..
    ou melhor, eu mal vejo tv mesmo.. rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oiie Marina, tudo bem? Eu não acompanho Amarican Idol, mas de vez em quando assisti uma ou outra apresentação no yt. A final da Kelly é um dos meus favoritos! De programas assim eu acompanho o X Factor e o The Voice UK <3 Adoreeeei teu post! Super completo :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, amo séries de tv. Mas confesso que vejo pouco este gênero. Mas amigas adoram The voice e sempre rola maior festa quando está passando, e eu sempre de fora. Para não dizer que nunca vi, assisti recentemente o que passa aqui no Brasil, O The voice com crianças, e realmente é lindo. e entendi um pouco porque as pessoas gostam tanto. Minhas amigas piram e só falam nisso quando está passando. Haha Obrigada pela dica, flor.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ola Marina eu assisti ao último episódio e ameiii, adoro programas nesse gênero, comparado ao The Voice concordo que os jurados do The Voice são de uma carisma e entrosamento incrível,no Idol eles são bem ponderados. Acredito que se o Idol voltar precisa ser remodulado. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Oioi! Tudo bem?
    Adorei o post musical, eu gosto mtooo desses programas de musicas, a galera arrasa mto e as vezes aparecem uns pessimos, que eu acho que o programa só deixar passar para falar que deu chance.
    Ando meio por fora dos acontecimentos, mas recomendo demais esse programa.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  19. Oi

    sabe que eu sou a maior chata para essa coisas???? eu não assisto tv, só se for séries policiais!!!

    achei bem legal teu post, mas pouco entendi, ja que não conheço....hehe
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá adorei o post, não costumo seguir esses realits musicais, o único que acompanho é The X Factor.

    Me divirto muito principalmente nas audições, kkk

    ResponderExcluir
  21. Eu tentei assistir a última temporada do America Idol e achei horrível! Os finalistas desafinavam tanto que eu me perguntei o que aconteceu com o programa. Acho que você disse tudo, a troca de jurados desestabilizou o programa e deixou de ajudar os artistas a amadurecerem. Uma pena.
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  22. Oie
    muito legal seu post sobre séries, eu não estou acompanhando nenhuma, na verdade estou terminando HIMYM e assim que eu terminar pretendo começar alguma

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Gostos desse tipo de Reality, sempre vejo anunciando o America Idol na TV, mas nunca parei para assistir nada, sempre fico com vontade de ver, mas acabo deixando passar. Vou tentar assistir algum dia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o programa, mas ele parece bem legal. Vou vê se assisto algum dia.

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Minha mãe ama!! Eu já não gosto tanto assim! Nunca assisti um inteiro!!
    Acho que em meio a tanta coisa pra ver/ler/fazer eu acabo deixando os reality por último :(

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir