Crônicas&Desabafos: E as parcerias com autores?

04 julho 2016

Oi amores tudo bem?
Já estou querendo falar sobre o assunto aqui no blog a muito tempo, mas vou adiando, pois o número de blogueiros, blogs que firmam parceria com autores e muitos me perguntam o motivo de eu não ter parceria com autores em meu blog.

Veja bem, quando reformulei o In The Sky para blog literário, tive algumas parceria com escritores nacionais. O que é comum, nós queremos que nosso cantinho seja reconhecido e ter uma quantidade significativo de parcerias é bem natural.
Isto aconteceu com Editoras também, lembro-me que tentava parceria com todas que passavam pela frente. E percebi que as coisas não deveria ir a tanto. Selecionar Editoras que que tem obras que gosto e que tenham um bom relacionamento com o Blogueiro foi fundamental para eu cancelar e deixar passar algumas.
Pasmen, já cancelei algumas parcerias. E tem até algumas que nem tento por não gostar da pessoa que cuida dos blogues. Mas o foco não é Editora e sim autores.
O que na verdade cai quase no mesmo pensamento.

Parei de firmar parceria com autores, porque percebi que eu não ajudava eles como necessário e eles também não divulgavam o blog como necessário. Se a parceria é para ser uma via de mão única, não faz sentido apenas um lado ganhar com isso, que no caso sempre é muito mais o blogueiro.
Dai você diz “Helana você está sendo injusta, eu tenho parceria com autores e não é assim…” Desculpe, mas eu acho.
No geral a gente vai atrás de uma parceria para ganhar algo em troca, livros, por exemplo, não é assim com as Editoras, com autor não é diferente.


A quantidade de novos talentos que brotam no País querendo divulgação da sua obra é muito grande e eles veem em blogs literários uma ferramenta barata, rápida e prática para divulgar. Veja bem um lado quer divulgação o outro ler e então vamos unir o útil ao agradável. A ideia é legal, dá certo. Mas será que vale a pena mesmo para um novo autor enviar um livro de cortesia? É caro sim.
Prefiro eu comprar a obra do autor, escrever uma resenha em meu tempo e divulgar de um modo no qual não existe pressa ou pressão.

Falo isso por experiências tristes que tive com blogueiros interesseiro, Blogues pequenos, Blogues grandes também. Chego a receber semanalmente cerca de 10 e-mails de blogueiros querendo firmar parceria com a Petites (minha marca de artesanato) só para receber capa de livro. Ás vezes dou corda para alguns para saber a que ponto vão chegar. Recebi propostas de parceria onde eu teria que enviar 3 capas de livro e um kit de marcador totalizando R$ 101,00 fora o frete.
Entendo que as pessoas chegam até minha marca porque fiquei reconhecida pelas capas e pelo bom trabalho que faço, e pensando em meu trabalho que desisti de parceria com autores.
Prefiro que comprem o que faço. E eu prefiro comprar determinado livro e ajudar aquele autor que esta começando, do que pedir que me enviei uma cortesia.
Ser escritor no País é um caminho árduo a se fazer, viver da literatura é algo honroso e que poucos escritores fazem bem, mas infelizmente, até aquele escritor que vende bem seus livros precisa de um segundo trabalho.
Dai eu te pergunto e “Você acha justo eles desembolsarem do próprio bolso para te enviar um livro? Sendo que a única coisa que te cobram é a resenha?”

Admito que estou em dívida com escritores nacionais. Resenho poucos livros em meu blog, e geralmente quando compro são versões em e-book no qual é mais barato e demoro para ler ainda! Mas gosto de pensar que faço minha parte ajudando aqueles que tem talento para ir mais longe.


Convido vocês a repensarem suas parcerias, vale a pena a gente se colocar no lugar deles ás vezes.
Este texto foi escrito pela dona da Petites – Artesanato em Feltro que tá triste pela quantidade de gente que pede capa de livro grátis.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

11 comentários :

  1. Helana,

    Concordo com vc porque me coloco no lugar, não gostaria de enviar livro de cortesia (desembolsar o valor do livro+frete) e o blogueiro nem ler ou demorar séculos para ler.

    Atualmente eu tenho pensado muito antes de firmar parceria e me comprometer em ler o livro do autor, porque mensalmente cumpro algumas metas de leitura e apenas qndo as cumpro e falta dias para acabar o mês que leio outros livros que não estavam na lista... então eu analiso isso tudo porque sei que o autor qndo envia exemplares e faz isso com carinho, mas quer que seu livro seja lido logo e resenhado e divulgado... então tem que ter responsabilidade do blogueiro de ver se vai poder ou não ler.
    É meio exaustivo ter que lidar com desculpas depois de ter se comprometido com algo, então é melhor pensar e repensar antes e talvez declinar da parceria... por ser o melhor para o blog e seu nome na web.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Helana!
    Gostei muito do seu post e também me identifiquei bastante.
    Eu também, quando criei o blog, tentava várias parcerias, mas hoje não faço mais isso. Não vejo sentido fazer parceria com editora se não curto muito os livros dela.
    Sobre parcerias com autores, não faço mais por conta de autores mal educados que xingavam os blogueiros caso fizessem uma resenha negativa. Prefiro comprar o livro, pois não vou mentir no blog se não tiver gostado de um livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. O autor nacional sofre bastante com isso e eu, nos tempos antigos (acho que dois anos atrás, coisa do tipo) já fiz várias parcerias simplesmente pelo número, e não pelo conteúdo da obra ou algo do tipo. Isso não é legal já que além de desvalorizar a resenha, acaba prejudicando muito o próprio autor. Na nova fase do meu blog eu repensei e conclui que não valia a pena ter vários livros para ler sendo eles livros que eu não queria ler. De qualquer forma, amei o post. É um assunto que tem que ser debatido entre os blogueiros literários. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Helana, adorei a sua reflexão.
    Seria muito bom se os blogueiros em geral pensassem no que gostam e no que não gostam ao invés de querer apenas livros.
    Também desfiz parceria e hoje em dia só participo de uma seleção se quiser muito.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Oiii Helana, tudo bem?
    Realmente concordo contigo na maioria da sua opinião, a única diferente em relação a minha parceria cm os autores é dizer que não consigo ler com pressa, sob pressão e realmente todos entenderem, tive sorte não é mesmo? E sobre cancelar parcerias, realmente já cancelei uma, a autora praticamente abusava de mim, do meu blog e me prometia várioas coisas, comoestava no começo pensei que ela ia me enviar tais coisas como prometido, se passaram algum tempo e nada, então acabei a parceria. Te entendo perfeitamente sobre não querer fechar parcerias. Parabéns pelo texto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, confesso que nunca pensei por esse angulo e seu texto me fez refletir um pouco sobre algumas parcerias com editoras e autores, e em alguns casos, aconteceu o mesmo comigo, mas só lendo seu texto, é que dei conta disso. É um texto para se refletir e pensar no modo como estamos cuidado e mantendo nosso blog. Ótimo texto.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Helena, também já deixei parcerias por "n" motivos, entre os quais por falta de uma via de volta, e não estou falando apenas de livros. Muitas vezes não recebi respostas a perguntas sobre lançamentos. Como ajudar a divulgar se nem ao menos me respondem algo de interesse deles? Isso tanto de autores como de editoras. Parcerias com autores são mais tranquilas, pelo menos na minha opinião, visto que eles nao tem lançamentos todo mês. Sempre que posso uso o blog para divulgar nossos autores, mesmo que não sejam meus parceiros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Helana,

    Gostei demais do seu texto e concordo com você, eu faço parceria com alguns autores nacionais e muitos deles eu compro e outros eu somente divulgo, mas concordo com você e tem gente que só quer receber, infelizmente....ótimo post....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Helana *-*
    Então, li em outro post a sua opinião e fiquei pensando muito nisso, eu tenho parceria com duas autoras super fofas, e acho que vou ficar por aqui mesmo.
    Super concordei com sua maneira de pensar, falei recentemente com autores que desembolsaram para fazer seus livros e é uma fortuna, então porque não comprar em vez de ganhar como você falou?! *-*
    Acho que seria uma ótima forma de ajudar os autores, e sem a pressão como você falou, de resenhar sem pressa, e sem medo do autor não gostar.
    Enfim, quero agradecer por compartilhar essa opinião, me fez ver de uma forma diferente;
    Beijos!
    Lost Words
    Ps:. Ainda vou comprar uma dessas capinhas suas, estava olhando e seu trabalho é incrível ♥

    ResponderExcluir
  10. oi, tudo bem?
    concordo muito com você, e tenho feito o mesmo. Tenho desfeito de parceria e recusado renovações com algumas editoras. Os motivos são os mesmos que os seus: autores ou editoras com livros que não são o perfil do blog, e falta de tempo para dar a dedicação que eles merecem. Prefiro ter poucos parceiros, mas manter uma boa relação com os mesmos
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Helana, para ser sincera contigo, concordo contigo em numero e grau (como diz a frase feita), é dificil ficar a mercê de parcerias, pois existe prazos, compromissos e a leitura que era o foco do Blog, acaba sendo esquecido, porém fiz algo no blog o qual eu consiga lidar sem fugir da intenção que propor uma boa leitura e resenha para aqueles que curtem. Tenho parcerias com poucos autores, mas autores os quais já ganhei afinidade, são poucos os quais me deram creditos desde que comecei o Blog, por isso faço por gratidão, e quanto a Editoras nunca consegui parceria, mas se um dia conseguir, me propor a me inscrever de novo, seria uma, só para ter como experiencia, não como objetivo ou foco, mas se for englobar tudo, concordo contigo, se for só por "interesses", a leitura perde o prazer.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir