Mini-Opinião: Rimas Fáceis, Edna Bueno

31 julho 2016

Oi amores tudo bem?
Hoje tem mini-opinião de um livro lindo e delicado e cheio de ilustrações fofas.
Tô falando do livro Rimas Fáceis, recebi o exemplar a um tempo da Editora Gaivota e claro que que não poderia deixar de falar dele para vocês.

Rimas fáceis Edna Bueno
Puxar o fio das palavras e encontrar a história: as palavras se guardam em rimas prováveis, improváveis, tecem música própria. Palavras rimam? Sempre? Quando?
A história de Vila Céu, pequena cidade que voa acima do mapa do mundo, aterrissando e alçando voo em momentos decisivos, ora inscrevendo-se nesse mapa e ora libertando-se dele, é contada através de pares de palavras.
O fio que se puxa é o do horizonte, dos desejos e espantos dos habitantes de Vila Céu. Suas contradições, buscas, minúcias e delicadezas. Seus sofrimentos. Uma vida permeada de memórias, lacunas, amor, paixões e descobertas – água que escorre, tempo que engole, voragem: tanto sentimento. O comum dos dias. Palavras rimam: sempre.
Edição: 1
Editora: Gaivota
ISBN: 9788564816213
Ano: 2012
Páginas: 72
Rimas Fáceis é um livro juvenil lançado em 2012 pela Gaivota, o livro é bem fino, você consegue ler rapidamente nele consta algumas ilustrações lindas, feita pela ilustradora Talita Nozomi.
O livro reúne pequeno textos, ou rimas como autora fala, onde narra a vida de alguns personagens da Vila Céu. Nele se conta o simples cotidiano de crianças, adultos, pessoas que descobrem a vida, o amor, a felicidade, tudo de uma forma simples e singela.

Um livro que trás de forma única a beleza de um simples dia-a-dia. As coisas sim podem ter alguma cor quando são olhadas de outra maneira certo?

Uma proposta bacana que autora propôs no livro é que podemos escrever qualquer coisa como se fosse rima, afinal de contas as palavras não precisam rimar necessariamente, mas elas precisam ter um sentido naquilo que se escreve.

Mas o que me chamou atenção no livro é como Edna mostrou o amor simples nele, desde entre amigos, ou o amor de uma bisneta a sua bisavó, acho que toda essa simplicidade trouxe a Rimas Fáceis um gosto de infância para os adultos que leem o livro.

Acredito que Rimas Fáceis é um tipo de leitora para se degustar lentamente, aproveitar cada texto, cama rima e perceber que nossa vida também pode ter um pouco de amor, assim como Vila Céu.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

6 comentários :

  1. Eu sou completamente e inteiramente apaixonado por rimas, se pudesse viveria nas colinas... Okay, minha tentativa falhou, haha! Mesmo assim, achei uma fofura o livrinho. Gosto muito de ler essas coisas infantis de vez e sempre, creio que é ótimo para que possamos pensar, ou ao menos tentar, como as crianças o fazem. Tanta imaginação. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que livrinho mais lindo! É tão bom quando as histórias infantis deixam algum tipo de reflexão, mesmo que seja algo simples, como nesse livro. Não tenho o costume de ler livros infantis, mas sempre que vejo um, fico pensando em como quero incentivar meus (futuros) filhos a ler, desde de pequenos. Mas isso ainda vai demorar bastante pra acontecer (assim espero) e enquanto isso eu fico só aqui sonhando. Haha
    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie, o livro parece ser uma fofoura, e eu sou completamente apaixonada por livros que contém ilustrações, é uma coisa que eu adoro passar meu tempo vendo e ele parece ter ilustrações bem delicadas e bem feitas, e premissa do livro que é rimas não me chama muito atenção, mas poderia me interessar pela partes das figuras.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiii Helana, como vai?
    Garota eu sou completamente apaixonada por esse tipo de livros, de ler com amor e calma <3 gostei muito de saber a sua opinião e adorei os bonequinhos, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena!
    Que livro fofo <3
    Gostei bastante da premissa do livro, e acho super válido adultos também ler livros infanto juvenis, costumo fazer isso, e percebi que quando lemos algo que já foi lido na nossa infância "o sabor" da leitura fica muito mais mágico, você consegue enxergar de duas maneiras... E também leio pra compartilhar com meus filhos, sempre busco incentivá-los na leitura. Com certeza Rimas fáceis, vai para minha lista.
    Ps. Amei as fotos... beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é mesmo muito lindo! As ilustrações são maravilhosas! Com certeza, é um ótimo exemplar para iniciar uma criança nesse nosso encantador mundo da leitura! =)

    ResponderExcluir