Quatro livros de Artes Visuais para entender.

15 agosto 2016

Oi amores tudo bem?
Hoje trouxe mais um post daquela série “100 livros para ler antes de morrer”.
Já falei de livros de Teatro:
http://bit.ly/CincoLivrosDeTeatroParaLer
Já falei sobre biografias para ler: http://bit.ly/CincoBiografiasParaLer
O post de hoje era para ser cinco livros, mas o quinto escolhido não achei que "combinasse" tanto com vocês, meus leitores.
E hoje vim falar um pouco sobre outro tipo de livro que gosto muito – História da Arte. Estudei muito artes na faculdade, é minha paixão e seria natural querer ler livros sobre assunto. Apesar dos livros parecerem didáticos demais, chatos demais, é um leigo engano pensar nisso. Procurei neste post colocar livros mais atuais, já que os outros tinham edições de 1980, por exemplo. E aqui trouxe alguns bem divertidos, que é o caso de Arte Comentada e História da Arte Ilustrada. Tive o prazer de folhear ambas obras na livraria e posso afirmar que são livros que enchem nossos olhos.
Teve muita gente que me pediu mais dicas de peças de teatro para ler. Não esqueci de vocês, logo logo vamos ter
  • Arte Brasileira na Ditadura Militar.
    Os três artistas analisados neste livro criaram uma nova linguagem para produzir obras que representavam uma força transformadora exercida não somente em relação à política de repressão, como também direcionada ao generalizado e estagnante conservadorismo na cultura brasileira. Não há nenhuma maneira simples de identificar como estas obras de arte foram recebidas, já que os meios de comunicação foram censurados durante a ditadura militar. Não há registro de quantas pessoas poderiam ter visto as exposições aqui discutidas ou adquirido algumas das obras em questão. Este livro não pretende, portanto, especular sobre os sucessos ou fracassos destes empreendimentos artísticos; ele tenta, sim, delinear a criação de novos paradigmas artísticos que se valeram de práticas internacionais para lidar com a situação política local. (
    + )
O Brasil tem uma história seja na arte, seja nacional muito rica. E temos a mania de negar isso. Arte Brasileira na Ditadura Miliar é um exemplo de livro que mostra que o Brasil sempre teve e tem potencial, só não é reconhecido, infelizmente.


  • Sociologia das Artes Visuais no Brasil.O livro reúne estudos sobre arte brasileira do século XX e XXI, examinada a partir de um olhar sociológico, uma perspectiva pouco usual entre nós.A trajetória das escultoras acadêmicas, a pintura dos viajantes, as coleções, o mercado, a crítica e os museus de arte, a obra dos loucos e dos primitivistas, o público das exposições e os processos na arte contemporânea são alguns dos temas abordados pelos autores dessas reflexões.
Este livro para estudar de fato,  bem acadêmico, mas meu faro para artes me deixa com coceiras nas mãos.
  • História Ilustrada da Arte.
    Um guia completo para entender a evolução das artes visuais no Ocidente, esse livro apresenta um extenso panorama das mais significativas manifestações artísticas criadas pelo homem. Nas quatrocentas páginas do volume, centenas de belas reproduções de obras de arte, além de textos esclarecedores, levam o leitor a uma incrível viagem, desde as pinturas encontradas nas cavernas pré-históricas, passando pelos tesouros das grandes civilizações antigas, até a diversidade de estilos nos dias atuais.
    Cada capítulo se detém sobre um determinado período. Da Pré-História à Idade Média; Renascimento e Maneirismo; Do Barroco ao Classicismo; O Século XX; e A Arte Moderna e destrincha seus principais movimentos e o contexto histórico em que floresceram. Uma linha do tempo aponta e descreve as obras que mais se destacaram durante cada período. Obras-primas, como A Primavera, de Botticelli, A ronda noturna, de Rembrandt, ou Composição VI, de Kandinsky, para citar algumas, também são analisadas detalhadamente, demonstrando as características mais marcantes dos movimentos a que pertencem.
Um tipo de livro para encher os olhos e um tipo de livro que a gente tem até gosto de mostrar. Repleto de imagens, ele conta a história da arte de um modo muito simples. Preciso do meu exemplar logo.
  • Arte Comentada.Arte comentada tira a história da arte do domínio dos manuais enfadonhos, conduzindo-a a um mundo com apresentação dinâmica, ensaios sucintos de uma página e explicações em colunas separadas. Esses dispositivos gráficos elevam a capacidade do leitor para reter uma quantidade impressionante de informação, mesmo em leitura rápida. Uma breve revisão de legendas e colunas laterais fornece um curso relâmpago de história da arte. Incorporando mais de trezentas ilustrações, Arte comentada busca nos próprios elementos da arte - composição, movimento, equilíbrio, cor e desenho - uma abordagem visual e textual que um livro comum não oferece. De Stonehenge ao Guggenheim, de Holbein a Warhol, a linguagem da arte é clarificada em cinco seções.
Este livro é um que esta no meu top 10 de desejos literários. Que tal um comentário sincero sobre Monalisa e outras obras importantes do Mundo? Tem coisa interessante nele.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara

Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

Nenhum comentário :

Postar um comentário