Mini Opinião: Eu me Possuo, Stella Florence

09 outubro 2016

Oi amores tudo em?
Hoje trouxe uma pequena opinião sobre o livro Eu me Possuo, da Stella Florence, é um livro bem curto com 184 páginas, uma diagramação bem delicada.
Li o livro em uma manhã, pois além de curto, é no estilo Pocket book – um livro menor do tamanho habitual.

Eu me possuo Stella Florence
“O fato de eu ter me sentido atraída por você, ter ido a sua casa, ter desejado transar com você, não signi fica que você poderia me violentar. Desejar um homem não é o mesmo que desejar ser estuprada por ele. Você disse que tem ido ao meu bar a m de se desculpar por alguma má impressão que tenha deixado em mim. Você não deixou uma má impressão, Gustavo. Você cometeu um crime. Talvez agora você me pergunte por que eu não te denunciei já que você é um criminoso. Naquela noite, eu dei um nó no meu vestido para disfarçar o rasgo que você fez e me limpei como pude no elevador. Fiquei perambulando pela rua meio tonta, depois entrei num táxi e fui para casa da minha avó. Fui direto para o chuveiro limpar aquilo de mim. Me senti suja, me senti culpada, me senti inferior, me senti até ruim de cama: carreguei por muito tempo acusações que serviam para você, não para mim. Minha falta de experiência me fez acreditar que a culpa era minha, que eu apertei algum botão maldito em você e que talvez sexo fosse aquele horror mesmo. Por isso eu me mantive em silêncio. Mas meu corpo gritava!”Edição: 1
Editora: Panda Books
ISBN: 9788578885991
Ano: 2016
Páginas: 184
Como já falei anteriormente, Eu me Possuo é um livro fino, com 184 páginas. Seu capítulos são muito curtos, o livro tem 34 capítulos. A diagramação do livro é simples e delicada e a capa dele remete um pouco na libertação da personagem em algumas questões que a incomodam.


Karina ou K, é uma jovem estudante de odontologia que no seu aniversário de 17 anos saiu com um rapaz e foi estuprada.Apesar da vida dela ser aparentemente normal, Karina tem o fantasma do estupro em sua mente e para deixar a situação desagradável ela esta cansada da Faculdade, da família que vive na mesmice e dos estágios. A única coisa que a mantém mais feliz é sua avó, uma senhora muito moderna e sua amiga Renata dona de um barzinho onde esporadicamente Karina ajuda.
Vendo sua vida em uma mesmice chata, Renata e Karina veem a possibilidade de abrir um bar juntas, o animo da protagonista vai além com a novidade e não só isso, mas sua auto-estima também, tem Thiago a paixonite aguda, o rapaz que faz Karina aceitar quem ela é, mas que infelizmente ele não é o que ela precisa, outros rapazes também movimentam a vida dela e também tem Gustavo, o fantasma do passado e de seu estupro.
Karina precisa lidar com muita coisa, uma sócia amiga e irresponsável, a atração dos homens e o medo de se entregar e o fantasma do seu estupro.
Quando recebi Eu me Possuo imaginei um livro bem forte, já que estupro é um assunto doloroso e delicado demais, e infelizmente não foi o que o livro me passou, li a história de uma personagem mediana, que não sabe exatamente o que quer da vida e acaba jogando os problemas dela no sexo e isso me incomodou muito, pois Karina procura alguma coisa o tempo todo e sempre esta na cama de uma pessoa diferente e continua se sentindo vazia – fiquei muito confusa com isso.
O livro ainda não foca muito na parte do estupro de Karina e sim na relação da amiga Renata e no bar, o plano de fundo da obra foi uma sacada genial – acredito que é a parte que mais gostei no livro.
Não posso deixar de falar da avó de Karina, gostaria que ela tivesse aparecido mais na história, ela dá uns coelhos maravilhosos a personagem.

Eu me Possuo é um livro simples, poderia ter explorado mais a violência contra a mulher, o Mundo que vivemos hoje luta muito nessa questão, os abusos são assustadores e mulheres ainda se calam quando são vítimas. Apesar da personagem ter superado o que aconteceu com ela, a lembrança do caso nunca sairá de sua memória, mas seguir a vida é fundamental, acredito que nesse caso o livro passou muito bem a mensagem.

Eu me possuo é um livro interessante de ser, para todos nós… Homens e principalmente mulheres, alguém com certeza vai se identificar com Karina.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

10 comentários :

  1. Bom, diante de sua descrição, fiquei um pouco confusa sobre a obra. Realmente, estupro é um tema delicado, mas nem sempre precisa ser tratado com muito peso. Em certo momento, pensei que traria um pouco do conceito de O Jogo das sombras, no final, fiquei com a impressão que a obra banaliza a coisa, enfim, estou confusa, não sei bem o que pensar. No geral, achei a capa e a diagramação bonitos.

    ResponderExcluir
  2. Oi

    Eu li o livro não tem muito tempo e gostei muito de um tema tão forte ser abordado de forma leve.
    Me senti um pouco confusa ao eterno buscar da personagem e confesso que isso me incomodou um pouco também, mas depois vi que ali estava toda consequência da violência sofrida.
    A avó com certeza foi meu personagem favorito, gostaria de ter tido mais dela no livro.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá !!! Ainda não conhecia o livro. Imagino que a situação da personagem demonstre justamente esse trauma que ela passou. Poderia ter explorado mais sobre a violência, mas acredito que talvez a autora quisesse tornar mais leve e explorar mais os reflexos do aconteceu na vida da personagem. Sucesso com o blog, bjo
    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quando li a resenha pensei que seria O Livro, mas pela sua resenha não foi nada disso. Ela passou a sair com vários homens após o estupro? Fiquei com a impressão que ela já saia com qualquer um, não que isso fosse desculpa para o que o Gustavo fez.
    Acabei perdendo um pouco do interesse que a princípio a sinopse despertou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Estou completamente apaixonada por essa obra e adoraria mesmo ter a oportunidade de realizar a leitura, parece ser aquelas leituras de emocionar e forte mesmo, quero ler com toda certeza, ainda mais por ele ser curtinho <3
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oie, que pena que o livro não conseguiu suprir suas expectativas, é sempre ruim quando isso acontece com a gente, realmente estupro é um assunto bem forte e infelizmene bem presente na nossa sociedade e ele não deveria ser tratado de um jeito mediano.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Apesar de ser um livro bem pequeno ele tem uma carga dramática gigante, heim? Mas que pena que não foi tudo isso que você pensou, porque eu acho que teria a mesma impressão que você.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia este livro, mas fiquei tentada a lê-lo.
    Mesmo sendo curtinho, eu imagino que irei me envolver bastante com a história.

    Agora fiquei ansiosa

    ResponderExcluir
  9. Olá flor, adorei a resenha, não conhecia a obra, mas já me empolguei pra ler também. Adoro assuntos polêmicos...já vou anotar a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Não conhecia a autora, nem o livro porém a temática forte me deixou um pouco curiosa. Porém no momento que a autora peca e deixa tudo confuso, isso me desanima. Não adianta jogar um assunto polêmico e não saber trabalhar. Sua resenha foi sincera e gostei disso!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir