Resenha: Confissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (Um Pouco) Dramática Thalita Rebouças

28 outubro 2016

Oi amores tudo bem?
Hoje trouxe resenha, novamente, para vocês, terminei de ler um dos meus livros do #OutubroRosaInTheSky e já vim com resenha.
O título é grande, “Confissões de uma Garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática”, o livro curto e uma história bem interessante.
Tratar de bullying nunca é um assunto confortável para queles que sofrerem com ele, mas quando um livro fala do tema com bom-humor a coisa muda de figura e até ajuda na superação, quem sabe.
Thalita Rebouças é bem conhecida entre o público, tem alma jovem e livros gostosos de se ler. Vamos conferir a resenha?


Confissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (Um Pouco) Dramática Thalita Rebouças
Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.
O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415797
Ano: 2016
Páginas: 272
A Editora Arqueiro trouxe um livro divertido em sua diagramação. É um livro com algumas ilustrações na capa, nos títulos de cada capítulo. Algo bem jovem, pois o livro é para jovens.
Com cerca de 272, ele é divido em 30 capítulos curtos, contando a história de Tetê.



Tetê já sofreu muito bullying, mora com seus avós, pois o apartamento que moravam na Barra da Tijuca tive que ser vendido depois que seu pai perdeu o emprego. Teve que mudar de escola, de vida.
Na vida na família sempre um pouco complicada, sua mãe acha que Tetê é problemática e a manda para um psiquiatra, as pessoas acham que ela é “gordinha” e a única coisa que a deixa feliz, é cozinha, isso ela faz bem.
Quando volta a escola, tem que encarar uma turma de alunos novos, assim que chega, leva sorte e faz amizade com Davi que mora com os avós, um menino nerd, Zeca e o gatinho do Erick que aliás veio com um prêmio a mal-educada e estúpida Valentina, sua namorada, que faz da vida de Tetê um inferno.
Valentina faz questão de rebaixar a menina na frente de todos, mas o novo ano e nova escola tem pessoas que gostam dela e estão ali para apoia-la.
Apesar de suprimir uma paixonite por Erick, Tetê percebe que existe muito além dele, existe Dudu, irmão de Davi e que faz Tetê se apaixonar.
Além de lidar com o bullyin medonho de Valentina, Tetê ainda experimenta as novidades do primeiro amor.
Confissões de uma Garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, é um livro que trata de diversos assuntos adolescentes que muitos de nós já vivemos, e trata eles com muito bom-humor.
Antes de ler o livro, li inúmeras resenhas, muitas criticando a forma como Thalita desenvolveu o bullying em seu livro, de uma forma divertida, onde Tetê era caçoada não apenas pelos colegas de escola, mas em casa, porém eu entendi a linguagem que autora usou em seu livro, e concordo em passar as lições de Tetê para os leitores com bom-humor.
O bullying por si só já é um assunto doloroso para quem passou – até na vida adulta, quem já sofreu, quando lembra sente um pouco, falar dele de uma forma mais leve ameniza e acredito que até faz as pessoas notarem que dá para superar quando existem pessoas do bem ao seu lado, foi o caso de Tetê.


Mas não é apenas do bullying que o livro trata, o primeiro amor, e as primeiras amizades que a protagonista tem são fundamentais para dar esse ar mais leve a leitura,, todas as dúvidas, todos os amigos que estão ao nosso lado para animar de alguma forma, ingredientes que estão ali, como se fosse na vida real anos trás.

Até me lembrei da minha época de colégio e como eram as coisas…. Ler a história de Tetê lembrou-me do meu tempo de escola, e de como o bullying foi agressivo comigo em alguns momentos.

Apenas tenho uma única ressalva no livro, a mãe da protagonista é muito tola no meu ver, concordo que muito do que ela falava foi desnecessário, mas acredito que isso não venha ao caso em uma história tão bacana
Confissões de uma Garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, foi um livro desses bem leves e divertidos de se ler, vale sim a pena.

- Este livro foi cedido pela Editora Arqueiro
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

14 comentários :

  1. Olá, que livro mais amor esse ♥ Sou fã da Thalita e adoro os livros dela, acho que é uma leitura para qualquer idade e que nunca sai de moda. Estou louca para conhecer e ler esse!

    Um beijo, e parabéns pela resenha ♥

    https://apenasumaamanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oie!
    Só o título do livro já dá para sentir que apesar do desastre que parece iminente, tem humor.
    E sua resenha só comprova isso. Além de destacar os pontos importantes. E claro, foto de nada menos que palha italiana heheh
    Thalita Rebouças tem essa qualidade, escrever algo importante, mas de uma maneira fofa.
    ótima resenha
    bj

    ResponderExcluir
  3. Olá, Helana. Já tentei ler uns livros da Thalita, mas não me acostumei com a escrita e narrativa.
    Esse novo livro dela tem recebido várias críticas. A capa dele é linda, mas a história não me chama muito a atenção. Fico feliz que a autora tenha conseguido retratar o tema de uma forma boa.

    ResponderExcluir
  4. EU AMO ESSE LIVROOOOOOOOO!!!
    confesso que quando peguei achei que seria bem infantil, pra essas meninas bem novinhas. Mas me vi em Tetê e voltei no tempo conhecendo sua história. Vi tanta coisa em comum entre eu e ela que nem sei. Thalita merece todo sucesso e felicidade, porque ô mulher fofa e talentosa. Super atenciosa e carinhosa.

    apaixonada pelo Dudu pra sempre ❤️

    beijos, Isa

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto bastante desse livro, uma fofura e essa capa é um charme que só, sem falar na diagramação que está uma beleza. A mãe da Tetê fala umas coisas desnecessárias mesmo, mas o livro é muito top

    ResponderExcluir
  6. Helana, eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, sei que me lembraria minha infância também e me deixaria uma saudade linda <3
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá! Este livro faz parte da minha lista de desejados. Queria muito ler. Essa diagramação achei super fofa. E sua resenha está sensacional! Parabéns!! <3 <3

    ResponderExcluir
  8. Oi Helena, nunca li nada da Thalita. E apesar de parecer super fofo, vou continuar adiando a leitura de algum livro dela. Gostei da tua resenha e das fotos também, ficaram lindas. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Eu estava pensando em ler este livro, mas admito que acabei mudando de ideia quando li comentários sobre a forma como a autora abordou um tema tão sério de forma mais descontraída. Fiquei com receio de me incomodar com isso e acabei deixando o desejo da leitura de lado.

    Mas, tua resenha me deixou com vontade de conhecer melhor a história e tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  10. Oi. A Thalita é ótima com o público juvenil, a habilidade da escrita dela prende o leitor e trata de assuntos interessantes. Eu não solicitei o livro em parceria com a editora por não ser meu estilo, mas acho a temática curiosa. Não vejo problema em tratar a temática de forma divertida, pior é a maioria dos meios que tratam apenas como capital e cambada compra a ideia sem noção do que está fazendo.... gostei de sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro não faz muito meu estilo mas confesso que adorei a capa e a diagramação que você mostrou nas fotos. Parece ser um livro bem interessante para adolescentes e como eu adoro presentear minha irmã com livros talvez compre esse pra ela <3

    ResponderExcluir
  12. Olá, no começo eu também queria muito ler esse livro, mas assim como você eu li inumeras resenhas que diziam que a thalita trabalhou o tema do bullyng de um jeito super superficial e isso me desagradou um pouco e eu desisti de fazer a leitura, não sei se agora ainda tenho tanta vontade de ler o livro mesmo você explicando na sua resenha porque o bullyng foi tratado assim, o que seria uma pena pois adoro os livros da thalita

    ResponderExcluir
  13. Acho válido tratar do tema com leveza, mas o autor tem que saber conduzir de forma clara e correta. Ainda não li esse livro e ainda não conheço a escrita da autora, mas pelo seu perfil, acho que ela sou desenvolver de forma atraente e até reflexiva. Pretendo ler algum dia, e achei essa capa fofa mesmo com a sua simplicidade.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. eu quero muito ler esse livro
    já tinha gostado pelo titulo e agora com sua resenha gostei mais ainda <3

    ResponderExcluir