Resenha: Tudo e Todas as Coisas, Nicola Yoon

24 novembro 2016

Por Elaine Moreira.
Resenha de Livro
Gente!! Quero começar o texto de hoje agradecendo quem comentou na resenha de Desaparecidas… É ótimo ler e ver como vocês ficaram interessadas pela narrativa da Lauren!!
E se ainda não leu o post, confere lá!
E agora lá vamos nós falar de um livro totalmente diferente: Tudo e todas as coisas!

tudo e todas as coisas02
Tudo e Todas as Coisas Nicola Yoon
"Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637884
Ano: 2016
Páginas: 304
Tradutor: Amanda Orlando
Pensa num livro fofo. Daqueles amorzinhos que a gente já se apega pela capa. A capa inclusive, ganha outro significado depois que a gente lê.
Na história acompanhamos Madeline. Ela tem uma doença que a impede de ter contato com absolutamente tudo. Ela é alérgica ao mundo. Para passar o tempo, ela lê. E eu tenho uma queda por personagens que leem.Em sua bolha branca e pura Madeline vive feliz. Ela tem seus livros, suas aulas, uma enfermeira e a companhia da mãe. Nada lhe falta.Até que uma família se muda para a casa ao lado e de repente tudo falta. Ao observar Olly, Maddy percebe que ela precisa de mais! Precisa viver!
A narrativa da Nicola Yoon é espetacular. Ágil, proporciona uma leitura muito dinâmica. Mas é também precisa, já que a medida que a Maddy vai descobrindo coisas, ela as vai descrevendo com uma riqueza de detalhes belíssima.
Isso sempre me chamou a atenção. Quando assisti Cidades do Anjos, ficava encantada com as descrições que a médica fazia e me perguntava como seria poder provar ou sentir algo pela primeira vez.
tudo e todas as coisas01Enfim, devido a isso, a história da Maddy me cativou porque através dela pude sentir isso novamente. Pude limpar minha mente e sentir as coisas através das palavras, não apenas pelas minhas memórias.
Fora isso, a história de amor dos dois é a coisa mais pura e bonita do mundo. Um amor cheio de aceitação e desprendimento e por isso mesmo tão forte. Um amor que não foca nos problemas, mas sim busca soluções.

Tenho uma teoria de que se as pessoas querem ficar juntas, elas ficam e pronto. Maddy e Olly lutam para isso.

Mais uma vez, sem dar spoilers, esse livro também é daqueles que nos rouba uma batida ou duas do coração. Daqueles em que o mundo para por um instante até que o nosso pensamento consiga se ajustar à realidade.
Enfim. Um livro que mexe com todos os nossos sentidos. Espero que gostem!
Se você já leu ou se está planejando ler, deixe seu comentário, mais uma vez vai ser incrível ler vocês :)
Obrigada por chegarem até aqui e até a próxima!    

16 comentários :

  1. Eu me apeguei nesse livro também... A história é muito boa. O final me surpreendeu tanto quanto em mentirosos.
    Ao decorrer da história eu me lembrava sempre da seguinte frase "quando as pessoas querem elas querem". Os personagens são determinados, eu gosto assim.

    ResponderExcluir
  2. Ah que livro mais amorzinho garota, confesso que dessa vez fiquei encantada mesmo!!! Sua resenha e seu modo de escrever sempre me deixam de queixo caído.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Que resenha instigante, fiquei com vontade de saber mais sobre Middy e a escrita da autora. E já pela sinopse vc percebe que a história é super fofa. Ainda lerei com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Olá Helana, tudo bem?
    Mais uma vez você arrebentou na resenha. Tenho esse livro e ele está na minha lista de leituras. Talvez eu coloque ele no topo agora. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não me interessei pelo livro, a premissa não me chamou atenção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oii, Helana. Tudo bem? Ainda não li o livro, mas tenho muito interesse. E sua resenha chamou ainda mais minha atenção. Espero sentir tudo isso que você sentiu durante a leitura <3 <3 <3
    E sobre o amor... ah, sei lá. às vezes é mais complicado... quando mais nova, eu achava isso também. Que quando alguém quer ficar junto, fica. Mas hoje em dia, aprendi que por maior que o amor seja, nem sempre ele é o suficiente para a união das pessoas :(
    Um beijão
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Helana, você conseguiu me fazer dar uma chance ao livro, pois confesso que não tinha tanto interesse assim. Vou ser mais uma a perder algumas batidas do coração.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia essa autora e a obra, mas achei a sinopse bem interessante! E parece ser bem delicado mesmo! =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá, Helana.
    Que resenha maravilhosa, eu já conhecia o livro, só que depois de sua resenha me bateu uma vontade de lê-lo.
    Já está em minha lista de próximas leituras!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Ainda não li a obra e até a desconhecia.
    Adorei a premissa e essa capa com certeza me chama muito a atenção.
    Estou bem curiosa para acompanhar a busca por soluções por Maddy e Olly e fico muito feliz em saber que a leitura é bem dinâmica!
    Dica anotada e espero gostar tanto quanto você.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que amorzinho de resenha 💜
    Realmente a capa desse livro é linda.
    Vou anotar a dica pra ler ele depois.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Tenho muito curiosidade em ler essa obra porque o enredo me chamou muito a atenção, além dessa capa maravilhosa! Também penso que algumas pessoas foram feitas para ficarem juntas e acho legal o livro abordar isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oii Helana, tudo bom? Gostei muito da sua resenha e saber tua opinião sobre o livro. Li esse ano também e amei demais. Achei inovador, divertido e mega cativante. E aquele final foi perfeito!!! Uma das melhores leituras de 2016, sem dúvidas.

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Gente só vejo resenha positiva sobre esse livro porém nunca tomei coragem ainda de ler. Gosto de leituras assim, que rouba batidas, que nos fazem sentir, refletir e pensar. Mesmo não conhecendo a Madeline, já quero ler sobre ela haha Adorei a sua resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu comprei este livro quando lançou, mas ainda não li, mas estou bem curiosa, pois gostei da premissa e sinto que vou curtir, e sua resenha me animou mais ainda. :)

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii Helena, tudo bem?
    Eu li esse livro tem uns 4 meses e simplesmente amei a história, certamente é muito surpreendente, pois eu não imaginava o desfecho que teve. Essa capa também é uma fofura só.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir