Opinião: Pó de Lua–Noites em Claro, Clarice Freire

28 janeiro 2017


Resenha de Livro
Por Elaine Moreira
Pó de Lua nas Noites em Claro é o meu quinto livro de 2017, mas quem é que está contando… kkkkk
Foram só algumas horas de leitura, mas que me aqueceram a alma, me iluminaram e me deixaram com aquele sorriso bobo de quem está apaixonada ou um pouco bêbada (na verdade tem pouca diferença entre essas duas situações).
untitledPó de Lua nas noites em claro Clarice Freire
Quando a noite fica mais escura e as ruas se calam, a maior parte das pessoas dorme e sonha. Algumas, porém, preferem o silêncio para sonhar acordadas. Clarice Freire, autora do best-seller Pó de lua, faz parte desse grupo. É nessa hora que costuma criar suas poesias e seus desenhos. Em seu segundo livro, Pó de lua nas noites em claro, ela vira a madrugada ao avesso em palavras e imagens, dedicando uma hora a cada capítulo, da meia-noite ao amanhecer. Além dos versos que conquistam o público desde 2013, quando foi criada a página Pó de lua no Facebook, Clarice alterna passagens em prosa e poesia, acompanhando sua personagem durante um longo e mágico passeio pela cidade quase deserta.
Com um humor delicado e muita sensibilidade, a autora desvenda a angústia e a alegria daqueles que preferem a noite ao dia. Sua personagem insone se rende ao desejo de sair da cama e andar pelas ruas em busca de si mesma. Descobre que não está sozinha. Os sentimentos e as lembranças ganham vida, e ela esbarra em personagens como um homem que vaga por viadutos, um vigia noturno e até um misterioso carteiro que lhe entrega correspondências às três da manhã. Com lápis de cor e tinta nanquim, Clarice ilumina a escuridão e continua fiel à missão de Pó de lua: diminuir a gravidade das coisas.
Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551000267
Ano: 2016
Páginas: 208
E é isso. Estou bêbada de poesia, da mais alta qualidade.
Daquelas que vai deixar uma ressaca brava.
A Clarice Freire tem um jeito de escrever que me encanta, a forma como vou descobrindo suas frases e como cada sílaba colocada no lugar certo faz uma rima e um sentido.Algo que às vezes é novo, às vezes não, mas que sempre nos arranca uma sensação. E nesse mar de sensações eu me vejo descobrindo um mundo cheio de cores.
Sobre elas, a Clarisse também trabalha muito bem. Fala da noite e do dia com uma facilidade, uma simplicidade quase infantil. E não se engane, porque isso tem uma profundidade que não encontro palavras para mensurar.
Voltando às cores, hoje visto o preto. Me identifiquei com a noite, citada várias e várias vezes, a final de contas é nela que está a lua. Mas aí iam surgindo uns dourados, umas luzes, uns raios de sol, que para mim são os sorrisos e os bons sentimentos que esse livro depositou na minha alma.
Além disso preciso dizer que a “Carta para Você”, me levou às lágrimas.
pó de lua noites em claro“Simplesmente porque na verdade você estava me consertando e eu nem percebi”  - P. 131
Gente. Como eu amei essas palavras. Como eu senti essas frases. A disposição dos textos é perfeita. Ora acelera o coração, ora acalma a alma.
Desde a capa, o papel, os desenhos, as cores, tudo é um encanto.
Fica a dica de uma leitura rápida, com efeitos duradouros.
Um grande abraço e até a próxima resenha!

14 comentários :

  1. Já li esse livro, acho ele muito fofo, adorei o post.
    Abraços

    imaluado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas é uma boa pedida aos leitores, principalmente os que curtem o gênero. Tem fotos de alguma página do livro?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helana!
    Ontem mesmo, passeando em uma livraria, me deparei com esse livro. Já tinha visto pelos blogs, lido resenhas, mas foi a primeira vez que vi de pertinho. Que edição caprichada! Amei a página que você usou no post.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Beabada de poesia! Que declaração mais linda! Adorei o post, contém comentários muito influenciadores viu mocinha! Tenho um grande interesse nesse livro e voc~e me convenceu a querer lê-lo ainda mais!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Helana, para te falar a verdade, nem conhecia esse livrinho e fiquei encantada diante de tanta beleza e gostosura que possa possuir, seus comentários conseguiram me convencer a ler <3
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  6. Que capa mais fofa!
    Pena que eu não sou muito fã desse genêro, prefiro mais distopias sabe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o livro, mas fiquei encantada e curiosa, parece uma leitura tão gostosinha... perfeita para ler depois de um livro mais denso. Dica anotada.

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho o primeiro e ADORO as poesias da Clarice, são todas cheias de simplicidade e amores, amo, to louca por esse segundo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Helena.
    Que texto mais lindo. Tenho a impressão de que quando eu ler esse livro vou terminá-lo como você, meio bêbada de poesia.
    Estou certa de que ele é mesmo lindo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. aí Helena, como eu posso te agradecer por ter me apresentado esse livro? eu não conhecia mas estava a procura de um nesse estilo a tempos! e estou apaixonada com esse! vou comprar agora!

    ResponderExcluir
  11. Já conhecia o livro, mas não o li ainda. Esta última fase está maravilhosa, não é por acaso que você tenha gostado tanto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Ainda não li esse livro, mas, amei de paixão o primeiro que a Clarice publicou!
    O livro desperta muitos sentimentos bons ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é lindo né? A gente fica toda boba de poesia mesmo. Hahahah
    Adoro esses livros que deixa a gente assim.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, senti falta de ter imagens para demonstrar melhor a riqueza da obra... Apesar de ficar um pouco confusa com sua resenha, fui procurar na internet e ameiiiiiiiiiii. Colocando na minha longa lista de futuras leituras. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir