Resenha: A Fila, Ana Esterque

17 janeiro 2017

Por Elaine Moreira.
Resenha de Livro
  Olá pessoal!!
Primeira leitura do ano e já começou daquele jeito.
A Fila é um livro muito surpreendente que choca pela simplicidade dos fatos.

capa- A-FilaA FILA Ana EsterqueO livro A Fila é composto por 10 narrativas, permeadas por temas polêmicos – como incesto e violência contra a mulher. Além disso, as histórias levam o leitor a uma reflexão sobre o vazio e a delicadeza da alma.
Edição: 1
Editora: Chiado
ISBN: 9789895183746
Ano: 2016
Páginas: 88
Tem contos sobre vários pequenos detalhes do cotidiano e que nos faz perceber o quanto, como humanos, somos parecidos.
Me chama a atenção a reação dos personagens às adversidades da vida. Como cada detalhe importa, faz a diferença. Os contos são curtos e bem fluidos de se ler. A autora, Ana Esterque,  tem uma narrativa muito envolvente e sabe o momento certo de encerrar a história para nos deixar refletindo.
O conto que dá nome ao livro me deixou chocada com a sua crueza. Em um mundo em que tudo falta, em uma realidade difícil, uma família tenta receber do governo um refrigerador, bem que vai impactar a vida da família.
Trazer um pouco de conforto e estabilidade em uma vida tão sofrida.Em meio a uma descrição de personagens, uma garota vê em seus ombros a responsabilidade gigantesca de permanecer na fila para representar a mãe.

A forma como o conto vai ganhando outra dimensão, outro sentido é muito interessante e termina de uma forma surpreendente, mostrando como as vezes, em meio ao caos nos voltamos para as coisas pequenas, para o que podemos suportar.

Outro conto, “Boa noite, Isabela” me deixou também bastante tocada. Uma história simples e despretensiosa que vai nos levando para um caminho feio e desconfortável, o da violência contra a mulher. Sério. Esse conto me fez pensar em como nós mulheres, parece que não podemos baixar a guarda nunca. Devemos estar sempre atentas e desconfiadas.
a fila
E isso me chamou muito a atenção porque desde o momento que iniciei a leitura já percebi que algo não estava certo. Veja, como estamos programadas para procurar problemas, para nos resguardar.
Isso é triste e é real e como me incomoda.

Esse tipo de literatura serve para nos tirar da zona de conforto, para nos abrir os olhos e fazer ver que outras realidades existem. Serve para nos fazer pensar como reagiríamos caso aquela tragédia nos atingisse.
Um grande abraço e até a próxima resenha!!

19 comentários :

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro! Mas já anotei aqui para não esquecer!
    E, menina, que blog lindo! *--*
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Um beijo,
    Sâm.
    www.escriturasdaalma.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não conhecia o livro e não me interessei muito pela leitura. Reconheço que deva ser uma obra muito boa mas não estou em um momento para essa carga dramática que a leitura parece ter.

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Não gosto de livros realistas. leio justamente para fugir dessa pandemônio que é o mundo. Então essa leitura eu passo.

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Helana, tudo bem?
    Confesso que nunca havia lido nada sobre esse livro e fiquei bastante interessada em querer ler e conhecer mais, ainda mais que as suas fotos ficaram lindas.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena!
    Nossa, um livro com páginas, porém com enorme conteúdo! É ótimo quando lemos livros que tanto tem a nos acrescentar.
    Anotei a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá! Que bom que o livro termina de uma forma surpreendente. E pela resenha, mostra que o livro passa uma bela mensagem sobre as pequenas coisas. Realmente estamos programadas para procurar problemas, para nos resguardar. É bom quando um livro nos tira da zona de conforto e nos abre os olhos para a realidade. Não imaginava que esse livro fosse tão bom. Dica anotadíssima. Beijos'

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e parece ser bem interessante.
    mas só costumo ler livros de contos quando tem autores que gosto muito, do contrário prefiro lê-los isolados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Puxa, não conhecia esse conto e ele me chamou muita atenção! Primeiro, pela personagem ser uma criança e, segundo, pelo que você mencionou sobre ser mulher. Amaria ler, honestamente. Tenho procurado narrativas assim e tenho encontrado ótimas leituras! Obrigada pela dica! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Realmente o livro tem uma carga emocional bem carregada, pois ele aborda um assunto sobre violência a mulher a que muito estamos debatendo e infelizmente a sociedade não sabe lidar. Eu lerei sem problemas. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu já li o livro e vi resenhas sobre ele e assim como você, todos concordos que A Fila e Boa noite, Isabela são os que mais nos chocam. A escrita é crua, né? Um livro realmente impactante.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas ele me chamou atenção, principalmente por retratar coisas do cotidiano. Esse tipo de leitura é uma das melhores, porque são contos, então não é necessário continuar a leitura até o final para saber mais.
    A capa do livro é maravilhosa e apesar da resenha curta, você conseguiu transmitir a alma do livro, parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Helana, não conhecia este livro e pelo que vi os contos são do tipo de mexer com qualquer leitor, ainda mais por conta dos temas escolhidos. Gostei da capa também, e com certeza vou anotar sua dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia o livro e adorei a premissa. "Temas Polêmicos" precisam mesmo ser falados e discutidos. Acredito que tudo que nos leve a refletir seja válido. Dica anotada.

    Bj
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas confesso que não me interessei por causa do tema cotidiano (sou fã de fantasia). Passo a dica!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse livro, mas já quero. Amo esses livros que retratam as coisas do nosso cotidiano. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  16. Olá Helana, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar dese livro e como aconteceu, antes sua resenha me deixou bastante ansiosa. É sim uma leitura que eu faria. O livro parece interessante e os temas abordados bem polêmicos. Vou pesquisar um pouco mais dessa obra. Amei a resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Ainda não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha. A capa e a temática me chamaram atenção. Muito sucesso, bjooooo

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto muito de contos, um genero que poucos gostam, mas amo e esse parece ser ideal para para apreciar.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Gosto muito de leituras que nos tiram da zona de conforto, que nem essa acima. Esses contos parecem ser muito interessantes, e acredito que seja uma leitura muito gostosa e diferente de ser feita.
    Beijos.

    ResponderExcluir