Resenha: O Homem de São Peterburgo, Ken Follett

25 janeiro 2017

Resenha de LivroOi gente tudo bem?
Trouxe a resenha de um livro que ansiei por ler, amei Mundo Sem Fim e ter uma visão diferente da escrita de Ken Follett, só me fez perceber o quanto ele é um escritor nato.
É a primeira vez que leio um suspense de época, com uma pitada de romance, muito mistério envolvido. Ingredientes que são essenciais pra mim em uma boa obra, vamos a resenha?

mailbox201701
O Homem de São Petersburgo Ken Follett
A história pode estar prestes a mudar. 1914: a Alemanha se prepara para a guerra e os Aliados começam a construir suas defesas. Ambos os lados precisam da Rússia, que enfrenta graves problemas internos e vive na iminência de uma revolução. Na Inglaterra, Winston Churchill arquiteta uma negociação secreta com o príncipe Aleksei Orlov, visando a um acordo com os russos.
No entanto, o anarquista Feliks Kschessinsky, um homem sem nada a perder, está disposto a tudo para impedir que seu país envie milhões de rapazes para os campos de batalha de uma guerra que nem sequer compreendem. Para isso, ele se infiltra na Inglaterra com a intenção de assassinar o príncipe e, assim, frustrar a aliança entre russos e britânicos.
Um mestre da manipulação, Feliks tem várias armas a seu dispor, mas precisa enfrentar toda a força policial inglesa, um brilhante e influente lorde e o próprio Winston Churchill. Esse poderio reunido conseguiria aniquilar qualquer homem no mundo – mas será capaz de deter o homem de São Petersburgo?
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416350
Ano: 2016
Páginas: 336
Tradutor: A.B. Pinheiro de Lemos
O Homem de São Petersburgo é um livro fino, ele tem cerca de 330 páginas, dividas em 15 capítulos + epílogo. É um livro com diagramação simples. E o que me chama ateñção é a capa do livro, muito bem desenvolvida, ela já nos trás bastante da obra, leiam para entender #ficadica.


mailbox201707
O Homem de São Petersburgo, Ken Follett, narra um fato histórico, a Ingleterra no íncio do século XX e as relações internacionais começavam a ser arquitetadas por causa da guerra, a Inglaterra precisava assinar um acordo de cooperação com a Rússia, caso Alemanha decida invadir a França, isso precisa acontecer, assim iria fortalecer os interesses.
O livro é centrado na vida do Conde  Stephen Walden, ele rico, e tem infuência na corte e é exatamente por esse ponto que Walden é a chave principal para toda cooperação, ele ainda é casado com a misteriosa Lydia, que também tem forte influência, ela é russa,  e tia Príncipe Aleksey Andreyevich Orlof, ou seja, o casal é importante para o acordo entre Rússia e Inglaterra.
Mas as coisas não tornam-se fáceis, existem russos contra esse acordo e isso vira um jogo muito sério para um homem em particular, Feliks Kschessinsky. Um homem que sumiu e que depois de 20 anos aparece para atormentar Walden e também para assassinar o Príncipe Orlof. É exatamente este ponto que faz com o que a trama se torne interessante, já que a vinda de Feliks trás muitos sentimentos, muito mistério, paixão, ódio, e vingança.
Sabe aquele livro que fazer você faz uma pesquisa história para saber mais dos personagens reais envolvidos? O Homem de São Petersburgo, me trouxe isso, é um livro com  uma trama complexa, minimalista, cheia de personagens fictícios e reais que bordam uma narrativa excelente e bem estruturada.

A história é eletrizante, todos os personagens tem segredos que podem colocar seus planos a perder. O que chama atenção é que Ken Follett explorou muito bem Lydia, apesar do livro ser envolto de Feliks, Lydia é a mulher chave, muito misteriosa, tem um passado tão envolvente na trama que o leitor quer ler mais a mais para saber até que ponto ela esta envolvida em tudo.
Outro personagem que tem uma importância relevante na trama é Charlotte filha de Lydia e Walden, uma moça inteligente, bonita que trás algumas cenas leves para a trama, acredito que ela tenha feito um papel ótimo de transição entre cenas mais complexas e leves.

mailbox201702
O Homem de São Petersburgo, é um livro que arquiteta conspiração, mistérios mil em poucas páginas, faz o leitor perder o fôlego e também saber mais pouco de história, coisa que poucos escritores conseguem fazer, misturar o real com ficção.
Ken Follett é um verdadeiro contator de histórias.
Se gosta de suspense leia, você vai se surpreender.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara

Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

16 comentários :

  1. O livro parece ser muito interessante. Um suspense se época é? Acho que eu iria gostar. Acho incrível como os autores conseguem mesclar fatos reais a seus enredos e fazer tudo parecer um fato histórico.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  2. Oi Helana, gosto quando me deparo com um enredo em que a curiosidade bate e eu acabo indo pesquisar sobre fatos narrados. Follet é ótimo, e mesmo o livro sendo curto, sei que o leitor consegue visualizar bem tudo o que ali é narrado. Ele já está na minha lista de leituras, e vou reforçá-lo um pouco mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é minha próxima leitura e estou bem ansiosa para conferir essa trama. Achei a capa muito bonita e a premissa é bem intrigante.

    ResponderExcluir
  4. Ken FOllet é um mestre para mim sabe? suas histórias me prendem da primeira até a última página. Esse livro me deixou cativada mas ainda não tive a oportunidade de comprar. Vou consertar isso agora! Helena, você tem parceria com a Arqueiro? me dá umas dicas? eles são minha editora favorita sabe? queria muito conseguir uma parceria com eles kkkk
    beijos, isa

    ResponderExcluir
  5. Oiii Helana, tudo bem?
    Eu fiquei bastante interessada na sua resenha e com toda certeza vou adquirir futuramente a obra, ele é curtinho e parece trazer um enredo rico.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Adoro enredos que tenham ambientação, ou passagens pela guerra.
    Já é a segunda resenha que vejo desse livro e as impressões são sempre positivas. Acredito que vou gostar bastante pois adoro me sentir parte da história.
    Espero ler em breve,
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. OI!!

    A capa e a sinopse do livro é bem envolvente. TOda a drama me atrai e por ele ser fino acaba me deixando mais curiosa, afinal, tanto sentimento em tão poucas páginas é pq o autor realmente tem uma escrita cativante. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Sou fã de suspense, mas confesso que os temas abordados nesse livro não me cativaram. Achei a capa bacana e gostei das fotos. Parabéns pela resenha!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Adoro quando na história o autor mistura personagens reais e fictícios. Fico muito animada para pesquisar sobre o assunto e a vida dos que realmente existiram, praticamente uma aula! <3
    Fiquei bastante curiosa para entender a capa, mas já entendi que só lendo terei essa informação... o.O

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Gosto muito de histórias assim, que os personagens tem segredos e tem esse ritmo eletrizante!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!!! Gosto bastante do autor e esse é um dos livros que estou curiosa para ler. Sua resenha despertou ainda mais meu interesse. Espero também ter a oportunidade de adquirir em breve, super bjoo

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é a cara da Arqueiro mesmo! Adorei a história do livro e vou o colocar na minha lista de leituras desse ano. Amei a resenha, Parabéns!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Nunca li nada desse autor, mas fico com uma leve vontade. Gosto moderadamente de suspense (embora eu acabe largando a maioria pela irritação), mas me interessei por este por estar bastante atrelado a fatos e figuras históricas. A capa me lembrou algo como Dan Brown, com irmandades e seitas na trama. Será? Hahaha.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá Helena!
    Nunca li nada do Ken Follett, mas sempre tive curiosidade por ver tantos elogios.
    Gostei bastante da premissa do livro, é fascinante quando o autor mistura o real com ficção.
    Vou anotar essa dica aqui, quero tentar ler o quanto antes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Sim, gosto de suspense e fiquei com vontade de ler o livro, mas me parece que ele é um livro mais complexo do que a resenha deixou transparecer.

    ResponderExcluir
  16. Olá, adoro o gênero e nunca tinha me deparado com essa obra, parece ser uma ótima leitura. Gostei bastante da resenha, me deixou curiosa.

    Abraços

    ResponderExcluir