Por Elaine Moreira
Esses dias eu estava no elevador do meu prédio, esperando chegar no meu andar, pensando sobre como eu iria descrever Eleanor & Park para vocês. Para quem acompanha o meu canal, eu viu um vídeo falando sobre o livro, deixando claro o quanto eu havia amado a leitura.
Bem, lá no elevador eu encontrei a palavra que poderia definir Eleanor & Park: Contrastes.
Trata-se de uma história de amor. Mas não é só de amor.Eleanor & Park Rainbow Rowell
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801255
Ano: 2014
Páginas: 328
Tradutor: Caio Pereira
Trata da realidade de uma forma crua e cruel. Mas também traz uma fantasia, uma beleza, que já não se encontra mais (pelo menos não facilmente) É uma história antiga e atual.
Eleanor é medo.
Park é aceitação.
A coisa que eu mais queria enquanto estava lendo era viver uma história linda assim, sem viver uma história sofrida assim.
Outra coisa que me chamou a atenção nessa leitura e que me fez amá-los ainda mais é a forma como os dois se compreendem e coexistem.
Diferente de outros romances em que um fica de mimimi pra cá, ou outro de mimimi pra lá, os dois se querem e ponto. Existem inseguranças sim. Mas nada que abale a nossa certeza de que o amor está alí, firme e forte.
Agora o que está para além da bolha mágica E&P? Pobreza, bullying, violência familiar.
Mas o amor está lá e a beleza disso é inegável.
Chorei, sorri, me encantei. E fico com aquela sensação de que todo mundo deveria ser essa obra prima.
Além disso, a narrativa é de uma poeticidade e simplicidade incrível. A autora não mente pra gente, ela descreve as coisas de um jeito verdadeiro e até ingênuo.
No começo o Park tinha vergonha de ser visto com a Eleanor, de atrair para ele os ataques de bullying que ela sofria. Mas chega um ponto em que nada mais importa, a não ser estar perto dela.
Já ela, desconfiada, fica se perguntando o que aquele garoto espera dela, entre confiar e se proteger, ela não escolhe o caminho mais fácil.
E por todos esses motivos este foi, sem sombra de dúvida uma das minhas melhores leituras de 2016. Fica a dica galera!!
A fanpage do Canal da Elaine: Beco da Leitura https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/
Beco da Leitura https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/ |
Olá,Elaine!
ResponderExcluirEu amei esse livro! Adorei mais por ser um romance geek com ótimas referências <3
A escrita da Rainbow foi envolvente pra mim e a história conquistou mei coração. Não tem como se encantar com Eleanor & Park <3
Adorei sua resenha e as fotos.
Beijo. Beijos
relicariodehistoriasma.blogspot.com
Que bom que você gostou.. Sim esse é aquele tipo de livro que a gente termina e quer que o mundo conheça... kkk
ExcluirObrigada!!
Oi,
ResponderExcluirMuito interessante ler uma história de amor que os dois querem e que o impedimento não é o outro. Gostei muito da resenha, me despertou a vontade de ler esse livro.
beijos
Oi Célia!! Obrigada!! Que bom que você ficou interessada e quando ler, volta pra contar pra gente o que achou :)
ExcluirOi, Elaine!
ResponderExcluirEsse livro divide muitas opiniões e por isso mesmo cheguei a tentar lê-lo uma vez, inclusive, mas acabei não me apegando muito à leitura e parei. Anos após seu lançamento, agora, mesmo com resenhas elogiosas e sinceras como a sua, ainda fico meio reticente de fazer a leitura justamente pelo sofrimento que faz parte do enredo por entre as turbulências do dia-a-dia que os personagens vivem. Confesso que leio mais jovens adultos clichês e leves para descontrair mesmo, ainda quem leia um ou outra drama sempre que possível para me emocionar mais. Não sei, realmente, se ainda sinto o mínimo interesse nessa leitura, mas só pelos seus comentários vou voltar a pensar com carinho em fazê-la ou não. Romances sem mimimi's assim, inclusive, como você citou, são mesmo difíceis de serem encontrados.
Beijos!
♥ Sâmmy ♥
♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
Oi Sâmmy!! Muito legal a sua colocação.. Porque é bem assim mesmo, tem livros que amo e que as outras pessoas não gostam, tem outros que eu não me apaguei e tem gente que classifica como o favorito da vida.. kkkk
ExcluirMas sim! Se decidir retomar a leitura, prepare-se para sofrer... kkk É tenso mesmo, dolorido...
E super te entendo sobre as leituras de distração... Foi assim que li 7 vezes Harry Potter :)
Olá, tudo bem? Tem um tempinho já que tenho super vontade de ler algo da Rainbow mas sempre fico dividida por causa das opiniões. Confesso que das histórias dela, a que mais me chama atenção é Fangirl, mas sua resenha me fez ver Eleanor & Park com novos olhos. Gostei!
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br
Oie Carool! Que legal!! Dela eu já li Anexos também, achei ótimo, não me conquistou tanto quanto Eleanor e Park, mas a narrativa continua sendo incrível!
ExcluirOi, sinceramente essa foi a primeira resenha que me fez ficar com vontade de ler esse livro. Ja li várias e nenhuma despertou a minha vontade, mas depois de ler esse post,já anotei na minha lista. Bjs
ResponderExcluirAhhh que legal!! Ganhei o dia!! :D
ExcluirAcho chato as pessoas terem vergonha de ficarem perto daqueles que são supostamente diferentes. O livro eu conheço, mas não cheguei a ler, coisa que aliás quero fazer.
ResponderExcluirBjs
Que legal!! Sim.. essa é uma parte bem complicada do livro, em que a gente vê muito claramente esse "estranhamento".
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho uma relação de amor e ódio com esse livro. Eu adorei os personagens, o modo como a relação deles vai sendo construída e, principalmente, a forma sensível como a autora aborda assuntos tão sérios e difíceis. Então, nesse sentido eu concordo totalmente com você.
No entanto, eu simplesmente odiei o final. E não pelo que acontece em si, mas pela forma como ele foi construído. Para mim, o comportamento da Eleanor foi egoísta e totalmente incompatível com o que ela foi o livro inteiro. Acho que a autora poderia ter feito um caminho um pouco diferente para chegar no mesmo final.
Infelizmente, esse livro foi a minha decepção de 2016, mas adorei sua resenha e que bom que você gostou da leitura.
Beijos!
Oie Maria Luíza! Entendo a sua frustração. Tanto que quando eu terminei o livro, só fechei ele e fiquei chorando... Pensando em tudo...
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirOwmm wu já li esse livro e ele é realmente um amor.
Uma leitura leve cheia de ensinamento e reflexão.
Deu até vontade de reler.
Amei sua resenha. Beijos
Oie Faby!! Obrigada e espero que você fique encantada com a leitura assim como eu fiquei!! :)
ExcluirOlá!!! Eu tenho visto alguns comentários positivos sobre o filme e parece realmente ser interessante. Já está anotado para minhas próximas leituras. Sucesso, bjo
ResponderExcluirOlá Lorena!! Que legal guria!! Se gostar volta pra me contar o que achou :)
ExcluirEsse livro parece ser tão fofo <3
ResponderExcluirainda não tive a oportunidade de adquirir meu exemplar para ler, mas está na minha listinha (a meses)
abraços
kkkk Sei bem como é a lista interminável dos desejados!! E sim.. ele é uma fofura só!
ExcluirOie, Elaine!
ResponderExcluirEu quero muito ler Eleanor e Park, mas ainda não comprei. Eu sei, vergonhoso! Mas esse ano quero ler mais e quem sabe consiga tomar jeito e comprar ele. Eu sei que a história é linda e triste, mas não consigo deixar de querer amá-la e sofrer junto aos personagens!
Beijinhos
Anna - Letras & Versos
kkk Anna!! Se tem uma coisa que aprendi é que nunca vamos dar conta de comprar tooodos os livros que queremos.. Aquela frase de a cada livro comprado, 10 entram na lista é totalmente verdadeiro!! Mas quando conseguir, leia sim e se prepare para sofrer. Pega o lencinho e uma barra de chocolate pra ajudar. :)
Excluir