Resenha: O Último Adeus, Cynthia Hand

04 abril 2017

Resenha de Livro
Por Elaine Moreira
Eu acabei esse livro nessa madrugada, por volta das 2h30 da manhã(Segunda dia 27/03). Ele é a minha 21ª leitura de 2017 e a 4ª leitura de março.
O que quer dizer que eu estou atrasada. Mas sabe quando a leitura vale a pena?
O último Adeus não é um livro fácil. Ele não foi feito para ser fácil. É o tipo de livro que faz a gente pensar, rever quem a gente é, o que quer da vida.
E quando eu estava lendo a sinopse essa frase já me fez chorar ”O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você.” e isso nem era o livro em sí, então pensa.
cynthia hand05

O Último Adeus, Cynthia Hand

O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz.
O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante.
O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.
Edição: 1
Editora: DarkSide Books
ISBN: 8594540027
Ano: 2016
Páginas: 352
Tradutor: Carolina Coelho
Nessa história a Lex uma garota, cujo irmão se suicidou tem pouco tempo, e que agora tenta entre sessões de terapia e o apoio de amigos seguir em frente.


cynthia hand04
Uma das “tarefas” que o terapeuta passa para ela é escrever uma espécie de diário. Para que ela consiga guardar boas lembranças do irmão e “tentar” entender. O que acontece é que a princípio a gente não entende o que faz um garoto, bonito e popular tirar a própria vida.
A perda, seja ela do tipo que for, faz com que a gente perca o chão. E isso fica bem retratado no livro. Essa sensação de que ninguém entende, de que ninguém pode nos ajudar, de que não vai melhorar, de que a dor não vai passar nunca. Eu já sabia que não seria uma leitura fácil, pra mim foi bem desafiador. Mas nossa a narrativa é muito realista, crua e sensível ao mesmo tempo, porque a vida é feita justamente desse equilíbrio.
A edição é impecável, ele foi lançado pela editora Darkside, uma editora que está fazendo um trabalho incrível, produzindo livros que são verdadeiras obras de arte e na capa, cobrindo o nome do livro, veio um Post-It que eu ainda não tive coragem de tirar. Isso é muito significativo para a história, pois o Tyler, deixa apenas um Post-It para a mãe dele com a frase “Desculpa mãe, mas eu estava muito vazio” .
cynthia hand02cynthia hand03
Bem o alerta desse livro é também que devemos sempre prestar atenção ao outro. Devemos cuidar uns dos outros. Nenhuma dor é pequena demais, nenhuma dor deve ser ignorada. Ninguém deve se sentir sozinho.  E a dor não vai passar de uma hora para outra.
Mas isso não quer dizer que ela não vai passar nunca. Se você conhece alguém que está triste, não tente minimizar a dor dele, não diga que tem pessoas em situações piores. A gente racionalmente sabe disso. Mas no momento do sofrimento, a gente não consegue lidar nem com a própria dor, quem dirá com a dos outros.
E se você está triste, tente com todas as suas forças não se isolar. Converse com os seus amigos, esteja cercado de pessoas boas. Não há problema em se sentir assim, procure alguém que te ajude, seja um profissional ou alguém bom de ouvido. E mais dos que tudo: Você não é obrigado a nada! Você não precisa estar bem o tempo todo, você não precisa melhorar de uma hora para outra. Respeite seu momento. Entenda ele. A grandeza desses sentimentos ruins. Mas entenda também o quão grande você é! Pra enfrentar isso. Pedir ajuda é um super ato de coragem. Não desista!
Sim. Esse foi um desabafo. Também me sinto triste e foi por isso que esse livro me pegou de jeito. Meu pai faleceu de câncer tem dois anos e as vezes (agora com mais frequência) não consigo lidar com isso. Mas a literatura tem me ajudado! Muito! E pra quem precisar, sério mesmo, eu estou à disposição!
Meu e-mail é contatobecodaleitura@gmail.com. Saiba quem tem alguém aqui disposto a ler você. Você não está sozinho!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Elaine Moreira
Sobre o Autor Beco da Leitura  https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/

12 comentários :

  1. Olá, tudo bem?
    Esse é um livro que está em primeiro lugar na minha meta, só estou esperando sair as minhas férias para eu poder ler.
    Adorei a sua resenha, e fiquei mais curiosa sobre a obra.
    Dizem que ele é bem pesado e ao mesmo tempo leve.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!! Ler no período de férias é uma ótima ideia, prepare os lencinhos!! Sim, o livro tem essa mistura de leveza e drama pesado que nos prende e nos deixa desconfortáveis as vezes. Muitooo bom!!

      Excluir
  2. Olá,
    Desde o lançamento que estou muito interessada em fazer a leitura da obra mas ainda não consegui.
    A premissa é muito interessante e ele enfatizar sobre a dor de uma perda deve ser muito emocionante e comovente.
    Sinto muito pelo seu pai e espero que Deus conforte o seu coração e te dê forças.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele!! Obrigada pelas suas palavras, estou comovida mesmo! E sim, a dor da perda é terrível e retratada de uma maneira única no livro. Vale super a pena a leitura.

      Excluir
  3. Estou querendo muito ler esse livro, a premissa é excelente, e o drama da menina me deixa muito comovida. Suicídio de um ente querido não é algo fácil de lidar. Acho essa capa muito bonita e criativa. A DarkSide sempre arrasando nesse quesito. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Darkside de parabéns sempre com suas edições!

      Excluir
  4. Estou bem interessada neste livro e creio que será uma montanha de emoções quando for ler. A forma como cada um possa pelo perda é diferente, mas o sofrimento é praticamente o mesmo. Deve ser um leitura tensa, cheia de emoções e reflexões. Um livro que continua na minha lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Que bom que ele está na sua lista! É o tipo de livro que depois que a gente lê, quer que o mundo conheça também... kkk

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu estou com este livro na estante desde o ano passado, mas ainda não criar coragem de ler. Apesar de ser um tema muito importante e todo mundo falar que a autora escreve com muita sensibilidade, ainda estou esperando o momento certo para ler.
    Sinto muito pelo seu pai e espero que com o tempo essa dor diminua e seu coração seja confortado. Fico feliz de saber que, de alguma forma, a leitura tem te ajudado em momentos difíceis.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Obrigada mesmo! A leitura tem me ajudado muito principalmente a entender os meus sentimentos. E sim, esse é o tipo de livro que precisa de tempo. Eu também demorei um pouco a pegar ele e durante a leitura mesmo, tinha dias que o deixava de lado porque tava muito difícil. Quando ler, volta e me conta o que achou :)

      Excluir
  6. Olá, essa citação inicial realmente é bem forte. E só quem perde alguém (eu perdi meu pai e minha melhor amiga há alguns anos), sabe o que isso significa. Com certeza é uma história forte e que nos leva a refletir somos nós mesmos em relação ao próximo. Esse tema está muito em alta, então com certeza é uma boa leitura. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gleyse, meus sentimentos pela sua perda. Sim, esse tema vem sendo bastante debatido e acho super importante e válido e a forma como é tratado no livro é super interessante.

      Excluir