Resenha: Reconstruindo Amelia, Kimberly McCreight

29 abril 2017

Resenha de Livro

Por Elaine Moreira

Acabei de me dar conta de que estou sofrendo de ressaca literária.
Já faz mais de uma semana que eu terminei de ler Reconstruindo Amélia e não consegui pegar nada novo. Na verdade até peguei. 3 livros, para ser mais exata. Mas nenhuma leitura avançou.

Então lá vamos nós, falar dela, Amélia.
reconstruindo amelia_04

Reconstruindo Amelia Kimberly McCreight

Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?
Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.
Amelia está morta.
Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.
Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?
Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:
Amelia não pulou.
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412857
Ano: 2014
Páginas: 352
Tradutor: Carolina Alfaro
A premissa do livro já era muito boa, uma trama envolvendo a morte de uma garota e a mãe tentando entender por que a filha, aparentemente resolveu tirar a própria vida.
Ele estava a tempos na minha lista, mas nunca tinha de fato separado aquela grana para comprá-lo ou simplesmente acabava escolhendo outra coisa.


Reconstruindo Amelia_05Até que chegou o dia em que a Helana acabou citando ele em um de nosso bate papos sobre livros incrivelmente incríveis.
Surgiu então o empréstimo e a oportunidade de ler esse livro maravilhoso.
Bem, pelos adjetivos, vocês já perceberam que eu amei a leitura.

Mas esse é o tipo de livro que a gente quer explicar com riqueza de detalhes porque ele é tão incrível.
Bem, primeiro que a trama em sí é muito inteligente. Deixa de ser um livro triste sobre uma garota que resolveu tirar a própria vida, para ser uma história de mistério em que até o último minuto não sabemos se Amélia foi assassinada ou se realmente suicidou-se.
reconstruindo amelia_02
Além disso ele fala sobre assuntos polêmicos: homossexualidade, clubes (fraternidades do ensino médio), vingança, ciúme, bullying e todos esses assuntos punks que envolvem os adolescentes.
Pior do que isso é a forma como o bullying foi inserido na história. Diferente de como acontece em os 13 Porquês, em que as coisas que acontecem à Hannah são ruins e se tornam péssimas pelo conjunto da obra (ATENÇÃO!: Não estou dizendo que o que aconteceu com ela foi pouco, mas foi diferente, foi menos intenso) no caso da Amélia a coisa foi o cúmulo do horrível!

Tudo era muito difícil, feio mesmo.
Ela foi atacada de todas as formas possíveis, foi isolada, traída.
E do lado de cá, só restou sofrer com ela e torcer para que em algum momento, pelos menos ela soubesse, alguém desse um sinal de que ela não estava sozinha.

A luta da Kate, para entender e fazer justiça à morte da filha foi incrivelmente dolorida e mostra como as vezes é difícil saber o que se acontece mesmo em baixo do próprio nariz. Por isso é preciso falar, as pessoas não vão adivinhar que está tudo muito ruim.
O final é surpreendente, fazendo jus ao mistério que permeia todo o livro.
Nota 10 de 10.
Só posso dizer: Leiam!
 
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Elaine Moreira
Sobre o Autor Beco da Leitura  https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/

15 comentários :

  1. A premissa não me atrai, e junta com tantas opiniões divergentes que leio, que não pretendo fazer a leitura mesmo ele abordando o bullying e outros assuntos polêmicos e atuais.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adorei o livro a capa é inda.
    Gosto de livros que abordam assuntos polemicos e nos fazem debater.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha, e tenho certeza que vou amar o livro, tanto que já anotei aqui na minha lista!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha!!! Tem coisa melhor que ler uma ótima resenha de um livro mara? Não né rs
    Preciso desse livro ❤️ Só tenho isso para dizer

    ResponderExcluir
  5. Achei a escrita da Kimberly bastante envolvente, fiquei curiosa pra saber como era a relação da Amélia a de sua mãe. A trama do livro envolve um suspense, um mistério já que Amélia se suicidou ou foi assassinada, e também o livro fala de temas polêmicos, uma combinação perfeita para um bom livro. Pra quem gosta dessas combinações de mistério e suspense e polêmica o livro é uma boa pedida, bjs.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece instigante e acelerado, os pensamentos da mãe em entender o comportamento da filha, um suicídio que supostamente não ocorreu...quero saber mais sobre essa estória.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Só de você falar que é um livro inteligente já me deixou curiosa, principalmente pq se trata de uma história para adolescentes e não é facil encontrar uma desenvolvimento empolgante rs Gostei bastante do contexto e agora estou curiosa para ler rs

    ResponderExcluir
  8. Oi Elaine, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas depois de sua resenha já estou desejando-o ardentemente. Eu amo histórias reais, histórias que mexem com o nosso emocional e nos fazem pensar sobre as nossas próprias atitudes. O questionamento envolvendo o suícidio ou o assassinato da personagem por si só já me prenderia na leitura, incrementos como bullying, homossexualidade, violência e tristeza já é algo que sei que irei adorar. Gosto de me machucar com livros assim e dividir a dor dos personagens. Dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua resenha e com certeza o livro está na minha lista de próximas leituras.
    Gosto de ler assuntos impactantes que acabam nos fazendo refletir.

    Parabéns pelo blog.
    www.sobrecadamomento.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, tenho interesse nesse assunto, gosto de ver até onde o ser humano é capaz de ir.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal a resenha desse livro. Sem dúvida, instiga a conhecer a obra. Adorei o post. Assim que ler o livro digo o que achei dele. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Que história mais interessante. Confesso que tinha visto a capa desse livro várias vezes pela internet mas não tinha ideia do enredo. Fiquei bem curiosa para ler e saber o desenrolar da trama. Livros de suspense, mistério e enredo que prende nossa atenção são os melhores na minha opinião. Além é claro de abordar tantos temas diferentes. Sua resenha foi muito bem escrita. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Gosto desse tipo de leitura e sua resenha aguçou ainda mais a minha vontade de querer ler, vou favoritar para ler assim que acabar com o atual

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  14. Adorei o tema e adorei a resenha.
    Fiquei com muita vontade de ler!
    Adoro esses temas atuais com uma pitada de suspense!

    ResponderExcluir
  15. Resenha ótima!
    Quero muito ler!
    Fiquei curiosa para saber mais!

    ResponderExcluir