Top 5: Cinco Clássicos da Literatura para amar.

30 abril 2017

livros para ler antes de morrer
Oi amores tudo bem?
Ano passado comecei a fazer uma série de postagens dfa minha lista de 100 livros para ler antes de morrer. A lista de TUDO um pouco. Biografias, peças de teatro, livros de artes..
Para ver os posts anteriores:
Já falei de livros de Teatro: http://bit.ly/CincoLivrosDeTeatroParaLer
Já falei sobre biografias para ler: http://bit.ly/CincoBiografiasParaLer
Já falei de lviros de artes: http://bit.ly/LivrosArtesVisuais

Hoje trouxe alguns clássicos da nossa literatura para vocês. Da minha lista de 100 livros, os clássicos já foram meta cumprida. Acho importante a gente dar essa oportunidade para eles. Eu sei que bastante gente acha que ler clássicos é balela, mas acredito que sendo leitura sempre é válido. Se eles estão até hoje fazendo sucesso tem algum motivo né?

- Os Maias. Eça de Queiroz

As obras de Eça de Queiroz são bem populares. Quem nunca ouviu falar de O Primo Basílio, ou então O Crime do Padre Amaro – que aliás é um livro bem polêmico diga-se de passagem.
Os Maias conta a história de três gerações de uma família, tento como história principal Carlos da Maia e Maria Eduarda. É uma história que envolve tudo que vocês possam imaginar. Tem violência, crime, ciúmes, brigas.
A Editora Zahar, inclusive publicou um livro ilustrado, no qual é bem interessante. A Globo produziu uma minissérie em 2001 baseada na obra. Vale conferir.



os maias
O que se faz ao longo dos dezoito capítulos deste romance de Eça é a dissecação da sociedade portuguesa de sua época, que ele se esmera em expor para apontar os males e a degeneração. Vêem-se, assim, no grande quadro social anatomizado pelo realismo de Eça de Queirós: o clero e a sua influência danosa ao pensamento e modo de vida portugueses; as moléstias sociais das média e alta burguesia lisboetas, com seus inúmeros e desastrosos casos de adultério; os ambientes literários e políticos, sua corrupção e tacanhice intelectual. Se é fato que a ironia é um dos grandes trunfos para a grandeza da escrita queirosiana, em Os Maias ela serve como potencializadora da tarefa trágica e também tão irônica do Destino. Talvez isso explique, em parte, a força de um romance, que, mais de um século depois de sua primeira publicação, é ainda capaz de atrair tantos leitores e de criar tamanho interesse.

- A Moreninha. Joaquim Manuel de Macedo.

A primeira obra que li clássica, tinha 14 anos e me apaixonei por ela. Acredito que tenha sido a única que li quando ia a escola e na qual realmente tenha gostado na época.
a moreninha
Quatro estudantes de Medicina (Filipe, Leopoldo, Augusto e Fabrício) passam o feriado na casa da avó de um deles, na ilha de Paquetá. Um deles apostou que se ficasse apaixonado por uma mulher por mais de quinze dias, escreveria um romance contando a história desta paixão. A partir daí, conhece Carolina (a Moreninha ) por quem se apaixona. O único obstáculo à união dos dois é a promessa de fidelidade feita pelo estudante a uma menina que conhecera na infância e cujo paradeiro e identidade desconhecia.

- Senhora. José de Alencar.

Essa é uma obra que li depois de ter assistido a novela “Essas Mulheres” que foi baseada em três obras do autor Senhora, Diva e Lucíola. Me apaixonei na época pela Senhora e também por Emília Duarte( Diva), comecei a ler então Senhora.
Poderíamos dizer facilmente que Senhora, Lucíola e Diva é uma trilogia onde três mulheres fortes são protagonistas.
senhora
Aurélia Camargo (Senhora), filha de uma pobre costureira e órfã de pai,depois de perder seu irmão apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfaz a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber.
Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento.
Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando fica muito feliz, pois, na verdade, nunca deixou de amá-la. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter.


- Memórias Póstumas de Brás Cubas. Machado de Assis.

O melhor clássico que li até hoje. Por ele ter um tom mais ácido e até engraçado, afinal de contas um morto narra a história. Brás Cubas quer escreve ruma biografia e no livro então ele narra sua história, falando de sua vida amorosa, de sua vida política, entre outras coisas.
memórias póstumas de brás cubas
Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881, inaugura o romance psicológico da literatura brasileira e é classificado como uma obra-prima. A chave para compreender a narração são as reflexões do personagem central. O romance é narrado por um defunto, que reconta a própria vida, do fim para o começo, num relato marcado pela franqueza e ironia.

- Capitões de Areais. Jorge Amado.

Acho que esse livro é um dos poucos que acompanha uma critica muito grande a sociedade. Contando a história de meninos pobre e de como vivem a margem da sociedade.
capitães de areia
Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes. Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara


Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

24 comentários :

  1. Li todos no ensino médio, meu preferido é Capitães Da Areia que tenho guardado até hoje.
    Aliás adoro os livros de Jorge Amado.

    Byebye.

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas de livros fiquei louca para ler adoro cheios de ação

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Dos que estão na sua lista, o único que ainda não fiz a leitura é Capitães de areia. Já iniciei a leitura uma vez, mas acabei abandonando na época, mas quero muito tentar novamente já que vejo vários elogios sobre ela por aí.
    Espero que consiga fazer a leitura de todos.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  4. Já li Memórias Póstumas de Brás Cubas, é muito bom! Tive que conhecer todos esses no ensino médio e gostei muito ♡ A Senhora eu já vi o filme, mas sou louca pra ler o livro! Eu tenho uma amiga que amou Capitães de Areia, mas tbm não li ainda haha Um outro clássico que eu gosto muito é Vidas Secas,você já leu? É muito bom, apesar de muita pessoas não gostarem da narrativa. Eu gostei muito. Parabéns pelo post! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho eles todos na minha estante menina, mas sempre acaba chegando algum de parceria e acabo deixando de lado, com toda certeza deve ser emocionante, adoro josé de alencar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Li todos.
    O meu preferido é Os Maias e Capitães da Areia.
    =)

    ResponderExcluir
  7. Oi Helana, que lista top dos top. Sem dúvida são livros que não podem deixar de serem lidos. Li todos na época do colégio, mas até que seria bom para mim dar uma releitura neles.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oi Helena, adorei seu top 5, cheia de clássicos!!! Também pretendo ler mais clássicos, mas acho que meu top 5 seria bem diferente do seu. Bjs

    ResponderExcluir
  9. oi
    Grandes livros e de escritores excelentes :D
    Já li todos são otimos ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Boa escolha dos clássicos.
    Todos os cinco livros são ótimos.
    Gostei muito da leitura do livro Os Maias.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu já li todos e gostei de todas as histórias.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  12. Já li alguns e adoro esse estilo. Agora anotar os outros e incluir na lista!

    ResponderExcluir
  13. Olá! De todos eu só não li "Os Maias" e o meu favorito de todos é Capitães da Areia <3 Jorge Amado nunca erra não é mesmo? Arrasou!.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    A Moreninha, Senhora e Capitães de Areias são livros bárbaros que amei e li há muito tempo mesmo! Agora Eça tenho até vergonha de falar, mas nunca li nada o que sei são pelos seriados de TV.

    ResponderExcluir
  15. Olá, na época do colégio eu li vários clássicos da biblioteca da escola, mas faz tanto tempo que não me lembro mais de alguns. Senhora é um que quero reler, e Capitães da Areia foi uma leitura que fiz recentemente.

    ResponderExcluir
  16. Olá Helana, tudo bem?
    Menina quanta dica maravilhosa. Esses clássicos são espetaculares. Já li todos, mas acho que estou precisando reler e reviver essa histórias.
    Amei o post. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Que post interessante! Sério, fico de ler esses livros, mas sempre esqueço dos nomes, kkk. Se bem, que se não me engano, só não lembro qual. Enfim, vou anotar as suas dicas para não esquecer.

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Dos livros que você citou ainda o único que eu li foi o Memorias Póstumas e foi para um trabalho de escola, então não aproveitei tanto a leitura, mas a historia é muito interessante. Outro livro que eu tenho vontade de ler são Capitães de Areia, a historia parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma péssima memória do "Memórias..." kkkk Com certeza porque na época era uma leitura obrigatória no Ensino Médio e apesar de adorar ler, sempre detestei a imposição - ainda mais na fase "aborescente" - kkk. Deveria tentar de novo.

    ResponderExcluir
  20. Então alguns na época de escola fui obrigado a ler, acredito até que isso me puxou para gostar de leitura ou foi os castigo que a minha me dava não deixando eu sair enquanto não lesse um bom livro
    Suas opções só ótimas e alguns clássicos que puxam para o interesse bem legal
    Gostei

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  21. Conheci todos esses livros na época da escola, mas lembro que não me interessava porque tinha na faixa de 12 anos e não me chamava atenção, hoje acho que tenho uma visao diferente!

    ResponderExcluir
  22. ótimas indicações. Desses, só não li "Os Maias", embora já tenha visto algumas boas adaptações para a TV. Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem? Nossa quantos livros legais. Dos cinco que você indicou já li três (2,3,4). Gosto muito da Moreninha, já li umas três vezes. Vi que você está lendo O cortiço, também é muito legal, tenho ele aqui em casa. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  24. Olá, um óptima selecção. Livros carregados de cultura e significado. Eu sou da opinião que todo o mundo deveria ler uns bons livros clássicos. Eles estão cobertos de história e trazem até nós um pouco dos nossos antepassados...
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magianaspalavrasbypaula.blogspot.pt

    ResponderExcluir