Resenha: Democracia Tropical, Fernando Gabeira

04 junho 2017

Resenha de Livro
Oi amores tudo bem?
Hoje tem resenha de livro que fala de política. Apesar da grande maioria comentar a mesma coisa “não é o tipo de livro que leio/não gosto de política”, tentei ao menos falar algo com mais conteúdo dessa vez. Fiquei bem decepcionada com os comentários do livro Lava Jato, quando falei dele no blog.
A política esta ai para ser discutida e precisamos abrir mais a cabeça para os problemas do País.
democracia tropical02

Democracia Tropical Cadernos de um Aprendiz

Fernando Gabeira
Democracia Tropical é fruto do esforço de Fernando Gabeira, um dos jornalistas mais importantes da nossa história, no sentido de refletir sobre os caminhos e descaminhos da democracia brasileira.
No espaço entre as crônicas que escreveu e publicou durante o período que vai da votação do impeachment de Dilma Rousseff no Congresso às últimas eleições municipais, Gabeira repassa a história da jovem e trepidante democracia brasileira.
Entre uma crônica e outra existe a memória e a reflexão aguda de Fernando Gabeira, o jornalista que viu nascer a democracia brasileira; que se revoltou contra a ditadura; que viveu no exílio; que voltou ao Brasil com a Anistia; que ingressou na política; que presenciou o impeachment de dois presidentes; que viu agonizar um sistema político que não responde aos anseios de nossa sociedade.
Que Brasil é esse que estamos a construir? O que sobrará de tudo isso? Democracia Tropical é uma obra obrigatória para quem quer entender melhor o nosso tempo.
Edição: 1
Editora: Estação Brasil
ISBN: 9788556080196
Ano: 2017
Páginas: 160
Democracia Tropical é um livro com textos, fotos de momentos importantes da política no Brasil.
O livro tem cerca de 160 páginas, com 28 textos de autoria de Gabeira.
Os textos são de 2016  alguns do Estado de São Paulo, outros de O Globo. Ali são reunidos as melhores crônicas do jornalista e sua visão da nossa democracia enfadonha e como ela tem andado ladeira abaixo.
O livro ainda tem fotos de momentos políticos importantes, fotos de Gabeira e também ele fala um pouco do exílio que viveu.
democracia tropical01
Quando solicitei o livro, fiquei bem curiosa para saber quais textos de Fernando Gabeira iria estar publicados nele, já que li alguns dele no jornal O Globo, o jornalista tem uma visão da democracia muito ampla, e nos olhos dele percebemos como nosso País afundou-se.
A opinião do jornalista é muito simples e coerente, Gabeira faz grandes comparações ao regime miliar, as “Diretas Já”, e seus textos vão nos mostrando como nossa jovem democracia ficou doente de corrupção.
O interessante do livro é que o jornalista fala de um modo abrangente onde todos os partidos e políticos acabam, sendo afetados de alguma forma.
Ou seja, do que adianta querer Diretas Já, se todo político de alguma forma foi corrompido? #Reflitam.
mailbox democracia tropical02
Democracia Tropical, foi uma leitura excelente. Textos leves, de fácil compressão, Fernando Gabeira conversa com o leitor sobre política de um jeito muito informal, o brasileiro precisa de mais leituras assim, para quem sabe entender que ler sobre política nem é ruim assim.
Os textos de Fernando Gabeira são atuais, interessantes e de grande valia. O resumo do cenário político e suas preocupações são semelhantes a de muitos brasileiros.
Se eu gostei do livro? Sim, muito, espero poder ler outros textos do jornalista em breve e que as críticas sejam positivas sobre nossa democracia, que aliás, qual brasileiro não quer isso?
mailbox democracia tropical03
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!



9 comentários :

  1. Oi Helena!

    Ainda não li nenhuma cronica do Fernando Gabeira.Porém, me interesso pe tempo histórico que ele viveu... Quero muito ler esse livro de cronicas e bem curtinho né?
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Em tempos como os atuais, é lamentável que as pessoas queiram fugir de um debate saudável e prefiram se manter na ignorância do conhecimento político. Sempre pensei que o mal dessa nova geração, era o fato de não se estudar mais sobre política nas escolas, mas conversando com pessoas mais velhas, essa é uma falha atemporal. Fico feliz de ver quando alguém escreve sobre política de uma forma ampla e simples, para não haver erros de interpretação - ainda que tais erros sejam mais comuns do que gostaríamos. Bjoooo
    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro o Gabeira e tudo que escreve. Esse livro faz a gente refletir sobre várias situações da nossa política, mas também da nossa vida.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Helana, tudo bem?

    Diferente da maioria das pessoas também amo ler livros sobre política, pois isso sempre acaba suprindo a falta de conhecimento que tenho e me emerge no entendimento completo sobre a situação, seja atual ou passada. Ainda não li nada do autor, mas adorei o fato do livro reunir crônicas sobre o passado. Com certeza irá para a minha listinha! Precisamos de pessoas mais antenadas e debatendo sobre a política!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Adoro livros que tem certo conteúdo histórico! Dica anotada!!!

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Não leria esse título pois odeio livros sobre política, rs.
    Não me atrai, nem me prende. Acabo desistindo sempre que tento.
    Passo a dica dessa vez ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Ao mesmo tempo que fico curiosa com livros com coletâneas de crônicas e textos de opinião de grandes jornalistas, eu tenho uma certa preguiça por que como costumo acompanhar vários sendo o Gabeira um deles acabo sentindo que estou lendo algo que já li.
    Mas acho bem legal para quem não tem esse costume de acompanhar os jornais,é um ótimo registro histórico do nosso país.

    ResponderExcluir
  8. Sim, precisamos falar de política e principalmente do atual momento do nosso país. Não li nada de Fernando Gabeira, fiquei intrigada e a diagramação do livro está muito boa. É bom ler mais sobre nosso país e parece um bom livro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oiee!!

    Eu acho importante falar de política, apesar de estar bem desanimada, então leria sim esse livro. Conhecer mais sobre o que se passa por aqui é importante, não adianta fingir que isso não ocorre, fingir que a política não existe.

    ResponderExcluir