Resenha: Os Quase Completos, Felippe Barbosa.

30 março 2018

Resenha de Livro
Oi pessú tudo bem?
Hoje tem resenha de livro nacional, uma publicação da Editora Arqueiro, uma obra que ganhou o Prêmio Pólen de Literatura, Os Quase Completos, conta a história inusitada de três protagonistas.
Apesar da obra não ter me agradado tanto, achei o final justo e um livro muito bem escrito. Vamos a resenha?
SONY DSC

Os Quase Completos Felippe Barbosa

O Quase Doutor é um renomado cardiologista que passa os dias em um hospital, mas no fundo é um artista frustrado. A Quase Viúva é uma professora que está de licença do trabalho para ficar com o noivo, em coma após um grave acidente. O Quase Repórter é um jornalista decepcionado com a profissão que sofre há mais de um ano pelo suicídio da esposa. A princípio, a única coisa que essas pessoas têm em comum é a sensação de incompletude e de desilusão com a vida.
Até que, um dia, o Quase Doutor é persuadido por um velho desconhecido a embarcar com ele em um ônibus rumo a uma jornada para se reconciliar com seu passado. Logo a viagem se transforma em uma aventura extraordinária e, em meio a fenômenos como uma chuva de estrelas cadentes, ele precisa fazer escolhas que mudarão seu destino para sempre.
Enquanto isso, eventos misteriosos levam a Quase Viúva a suspeitar que alguém dentro do hospital quer matar seu noivo e uma pesquisa minuciosa do Quase Repórter revela que sua esposa pode ter sido assassinada. Quando os dois tentam descobrir a verdade sobre seus amados, tudo leva a crer que a resposta está dentro do ônibus do QuaseDoutor.
Reunidos num lugar que nunca imaginaram existir, os três serão forçados a enfrentar seus maiores medos e verão que, para se tornarem completos, precisarão encarar a batalha mais difícil de todas: aquela que travamos com nós mesmos.
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580418132
Ano: 2018
Páginas: 384
Os Quase Completos chama atenção por sua capa belíssima, cores vibrantes e um ônibus da década de 60/70 estampado na capa. Outra questão que chama atenção é que o livro não tem capítulos habituais, ele é divido entre os três protagonistas e geralmente capítulos curtos.


SONY DSC
Os Quase Completos é narrado em terceira pessoa e  trás três protagonistas: O Quase Doutor, um homem, médico cardiologista que trabalha demais e no final das coisas o que ele queria mesmo era ser um grande artista.
A Quase Viúva, uma professora que tira uma licença para ficar com seu noivo no hospital.
O Quase Repórter, um homem frustrado que não aceita a morte de sua esposa. Apesar de profissões diferentes os três tem algum em com um, a frustração com a vida e não saber o que estão fazendo aqui.
Em um dia qualquer, O Quase Doutor embarca em uma viagem mágica dentro de um ônibus velhos, a viagem faz com que ele tenha experiências novas, e fazendo com que ele comece a pensar em uma nova vida a si.
Enquanto isso,  A Quase Viúva, acredita que alguma coisa tentar matar seu noivo no hospital. Já O Quase Repórter acha que sua esposa foi assassinada, enquanto eles precisam descobrir a verdade, algo leva a crer que as respostas que precisam estejam dentro do misterioso ônibus. Assim eles se reúnem em uma viagem mágica e cheia de reflexão sobre a vida, sua A SUA VIDA, encarar a realidade e a discussão que temos com nós mesmos todos os dias.
Os Quase Completos é um livro de causos, cada personagem tem sua frustração, seu medo , seus anseios, nos quais eles não querer encarar, o autor ainda colocado na obra flashbacks da vida dos protagonistas, para ajudar a entender melhor a situação que passam, e como eles chegaram em tais frustrações.
É impossível o leitor não conseguir se conectar com alguma história dos personagens, algum momento da vida, ou algum sentimento que eles tenham.
SONY DSC

Felippe Barbosa, tem uma narrativa um tanto quanto peculiar, ora ela é um pouco arrastada, ora um pouco mais rápida subindo o nível da história rapidamente, e essa montanha-russa pode agradar muitos leitores, mas eu me senti cansada com isso.
Como já falei lá em cima, apesar da narrativa não ter me agradado muito, o livro é maravilhoso, ele faz o leitor refletir, o que estamos fazendo da vida, quais são nossos sonhos e nossos objetivos. É um livro que nos faz perguntar se estamos mesmos felizes, a busca da felicidade que tantos procuram freneticamente.
Uma história original, uma viagem mágica a busca da felicidade. Os Quase Completos, é aquele livro que merece um espaço no seu coração.
Todos os seus pedidos mais sinceros o trazem até aqui, o local onde as estrelas caem".
SONY DSC
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!




23 comentários :

  1. Oi Helana, tudo bem? A capa realmente chama bastante atenção. Achei a premissa bem interessante e diferente, gostei da descrição dos personagens, só que essa parte de altos e baixo já me deixou um pouco com pé atrás. Caso eu leia, ajustarei minhas expectativas rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helana.
    Fico contente em saber que a Editora Arqueiro está abrindo espaço para livros nacionais. Esse especificamente não chamou a minha atenção, apesar de todas as coisas boas que você disse dele. Mas de qualquer forma, já é muito bacana ver um autor brazuca publicado por uma das minhas editoras favoritas!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Olá! Esse lançamento foi bem divulgado e volta e meia vi algo sobre o livro. Achei a maneira que o autor criou a história, com pessoas quase completas, muito interessante, afinal, não somos todos quase o que queríamos, ou sonhávamos? As histórias particulares de cada um dos personagens, seus medos e suas vontades e se e como eles vão conseguir completar os quases me deixou interessada.

    Bjoxx – www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Helana!

    Tudo bem? A capa é realmente linda, mas confesso que a premissa não chamou a minha atenção, não gosto de livros de causos e isso com certeza é um impedimento para que eu aproveite a leitura. Essas variantes no ritmo da narrativa também não contribuem em nada para que a obra se torne mais atraente para mim.

    Desta vez vou passar a dica, mas fico feliz que você tenha deixado claro na sua resenha que gostou do livro.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Já vi o livro por aí e só pela capa maravilhosa fiquei com vontade de ler, e lendo sua resenha a vontade só aumentou, já que você disse que se trata de uma história original e a premissa é bem interessante.
    Espero poder conferir em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Olá Helana!
    Li uma resenha desse livro um tempo atrás e simplesmente fiquei muito interessada na leitura. Só a capa e o título por si só, já me chamou bastante atenção. Também não sou muito fã de montanha-russa em uma leitura, mais esse livro com certeza eu vou ler, pois gosto de livros que me fazem me questionar durante toda a leitura e depois também.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Também achei a capa maravilhosa!
    O título do livro também é bastante interessante!
    Gosto de autores que narram com diferentes estilos, pois, isto mostra o quanto ele pode ser versátil e talvez eu possa gostar mais do tipo de narração dele.
    Adorei suas fotos!
    Valeu pela dica!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  8. É a segunda vez que leio uma resenha sobre esta história e quero muito lê-la. Além de ser um livro diferente do que estou acostumada a ler, me atrai também pela maneira como me identifico com as frustrações dos personagens. Entendo esse conceito de "Quase" que o autor criou. Me pergunto quantos de nossos somos "quase" algo porque deixamos de lado um sonho, alguma parte de nós. Eu, pelo menos, deixei. E me pergunto se ainda conseguirei recuperar pelo menos um pouco do que perdi de mim por medo de arriscar, de decepcionar minha família, enfim... Quero muito esse livro!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Confesso que estou com receio de conhecer essa história, justamente por ter uma narrativa mais arrastada. A capa é uma lindeza e a Arqueiro arrasa nesse quesito.
    Ainda não consegui decidir por tanto vou deixar mais pra frente.
    Adorei conferir suas impressões.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    A premissa do livro é interessante. Não conhecia a obra e nem o autor, mas por essa capa e resenha fiquei com vontade de ler. Espero que possa lê-lo em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Pela capa foi amor à primeira vista. A forma como o autor organizou os capítulos de maneira não usual e por personagens é interessante. Gosto de capítulos curtos. O fato de às vezes a escrita se tornar mais lenta ou ágil, depende muito do contexto e da escrita, pode funcionar ou não. Fiquei curioso. Dica anotada. Excelente resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  12. Antes de mais nada queria dizer que adorei o layout do seu blog, chamou minha atenção de primeira! Sobre o livro, estou vendo resenhas e fotos de Os quase completos em todo lugar! Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler o livro, acho que já tá na hora né? <3

    ResponderExcluir
  13. A divulgação pra esse livro tá pesadíssima né? Eu nem acho que muita coisa seja necessária porque só a capa conquista qualquer leitor, é linda demais! Uma pena a leitura ser um pouquinho arrastada, ele está na minha lista de desejados e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    O que me atraiu nesse livro foi a capa, porém acho a premissa interessante, pois como você mesma disse, gera reflexões sobre nós mesmos. Apesar de não ser muito fã de narrativas arrastadas, quero dar uma chance a esse livro.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Eu li outro dia a resenha dessa obra, eu não sabia que se tratava de uma obra nacional e fiquei feliz que esteja fazendo sucesso, mas por mais que a proposta da obra seja interessante, ela não despertou meu interesse e por isso continuarei passando a dica, mas não posso negar que a capa é linda!

    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Esta é a primeira resenha que leio deste livro e já me apaixonei pelo enredo e acho que vou me identificar facilmente com os personagens e suas decepções. As fotos que você postou na resenha estão maravilhosas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Helana,
    Eu me apaixonei por esse livro em várias situações, primeiro, pelo título interessantíssimo depois pela capa maravilhosa e, por fim, graças as resenhas maravilhosas que estou lendo. Eu fiquei muito contente por saber que o livro é sobre causos e que é impossível não se conectar a eles. Espero ler esse livro muito em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    É uma pena o livro não ter te agradado tanto assim, mas tenho que te confessar que tenho visto muito sobre ele pelo nosso mundinho e a história me surpreendeu porque eu adoro histórias que nos dá aquele "se liga mané" sabe?
    Meu unico receio é em relação a essa variação na escrita do autor... livros arrastados não funcionam bem comigo.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  19. Oi!

    Eu preciso ler esse livro porque eu me sinto dessa forma, quase completa. Acho que vou me identificar muito. É uma pena que a leitura tenha sido um pouco cansativa para você, devido ao modo de narrar o livro que o autor adotou, mas que bom que de todo jeito, você conseguiu extrair alguma coisa dele :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Apesar de você não ter curtido muito, fiquei super curiosa com a premissa desse livro e com os temas tratados pelo autor! Curto muito livros que nos fazem questionar sobre o que realmente queremos, se somos felizes com que estamos e sobre o que almejamos de fato para o futuro. Já anotei a sugestão porque sei que vou amar a leitura ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Helana

    Que bom que você conseguiu aproveitar e extrair algo apesar do pequeno probleminha com a narrativa.
    Eu acho a proposta da história bem original, a maneira como ela foi construída é interessante e desperta no mínimo a minha curiosidade.
    Fiquei dividida na hora da solicitação e acabei optando por outros. Acho que lerei em outro momento, sem ter um prazo, sabe? Acredito que vou aproveitar mais assim.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  22. Apesar de a leitura em si não ter me interessado muito, achei bem interessante isso do "quase". Realmente, às vezes temos tanto medo de enfrentar nossos próprios demônios, que sempre somos quase, e nunca completos.
    Vou anotar a dica, e talvez algum dia surja uma oportunidade de leitura.
    Beijos. Versos da Alma

    ResponderExcluir
  23. Oi Helana! Tudo bem?
    Honestamente, não sei se é impressão minha, mas acho que peguei um spoiler acidental com uma das fotos. Se bem que o título é "Os quase completos" por uma razão e talvez possa ter sido isso que me levou a essa conclusão.
    No mais, adorei a proposta do livro e com certeza pode ser uma leitura muito proveitosa.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir