Marina Landert
Olá pessoal, tudo bem?
Terça-feira 05 de junho foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, data comemorativa que foi criada para conscientizar a população da importância de tomar atitudes que visem a preservação do mundo. Assim, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente trago hoje esse diferente top 5, com filmes e documentários que abordam temas como meio ambiente, a relação do homem com a natureza, saúde, os animais e que fazem importantes reflexões. Espero que gostem!
1- Blackfish
Esse documentário de 2013 dirigido por Gabriela Cowperthwaite de certa forma mudou a história da indústria de entretenimento baseada na exploração de animais. O filme aborda a história de baleias criadas e muitas vezes nascidas em cativeiro, e que são utilizadas para entretenimento, especialmente em parques aquáticos como o Sea World. Em especial, ele foca na história da baleia Tilikum, que foi responsável pela morte de três pessoas, inclusive de sua treinadora. Com depoimentos de ex-funcionários dos parques e especialistas em vida marinha, o documentário mostra como o cativeiro modifica esses animais e sua expectativa de vida e faz reflexões sobre a relação do homem com os animais e a crueldade desse tipo de entretenimento. Vale muito a pena ver e rever. Aqui no blog já escrevi sobre ele e você pode conferir: http://intheskyblog.blogspot.com/2016/04/cinema-e-cafe-blackfish.html Trailer:
2- Cowspiracy
Também documentário, Cowspiracy foi lançado em 2014 e dirigido por Kip Andersen, que conduz todas as entrevistas do filme. A obra começa quando Kip, inspirado pelo documentário Uma Verdade Inconveniente, de Al Gore, começa a pesquisar sobre as mudanças climáticas, e se depara com um relatório da Onu de 2006, que afirmava que a criação de gado produzia mais gases de efeito estufa do que as emissões de todo o setor de transporte. Diante dessa informação Kip começa a questionar porque as ongs dedicadas à causa ambiental não falam sobre o impacto da agropecuária. A partir desses questionamentos, o diretor entrevista diversos especialistas sobre o aquecimento global, os impactos da agropecuária e os efeitos na saúde. É um documentário muito questionador, corajoso em seus questionamentos, esclarecedor e surpreendente. Trailer:
3- Okja
Filme sul-coreano de 2017, Okja também se trata de uma ficção, mas que faz uma importante crítica à indústria da carne. Okja se passa no ano de 2007, quando Lucy Mirando, CEO da empresa de carnes Mirando Indústrias anuncia uma produção de carnes sustentável, sem transgênicos. Essa novidade traz a produção de “superporcos”, que trariam a solução para a fome mundial. Os 26 melhores porcos foram distribuídos por localidades no mundo e em 10 anos iriam participar de uma competição para eleger o melhor. Em 2007, somos apresentados a Okja, criada por Mija, uma garota sul coreana, e que tem o animal como seu companheiro fiel. No entanto, com a proximidade da competição percebemos os objetivos nada nobres que estão por trás dos superporcos e que dá início a uma busca incessante de Mija por Okja e que conta com a ajuda da ALF (Frente pela Libertação Animal). Apesar de ficção, o filme traz uma bonita conexão entre uma criança e o animal e faz uma crítica e alusão veemente à indústria agropecuária nos dias de hoje. É um belíssimo e emocionante filme, que com certeza vale a pena assistir. A resenha completa está aqui: http://intheskyblog.blogspot.com/2017/07/cinema-e-cafe-okja.html#more Trailer:
4- Na natureza selvagem
Na natureza selvagem é um filme americano dirigido e escrito por Sean Penn, adaptado do livro de Jon Krakauer, baseado na história de Cristopher McCandless, suas viagens e aventuras nos Estados Unidos nos anos 1990. Nesse período, Cristopher McCandless (Emile Hirsch), ao se formar na faculdade decide doar todo o seu dinheiro a instituições de caridades e se desvincular de todo e qualquer tipo de materialismo influenciado pela sociedade capitalista. Assim, ele começa a percorrer o país de mochilão e tinha como objetivo chegar ao Alasca, onde estaria em contato com a natureza em tudo que tem de mais puro. É um filme que faz diversas reflexões sobre as relações do homem, a natureza, a vivência e o materialismo e ainda tem uma belíssima trilha sonora composta por Eddie Vedder. Super recomendado. Trailer:
5- O dia depois de amanhã
Este filme de 2004 conta a história de Jack Hall (Dennis Quaid), um climatologista que apresenta à ONU suas preocupações com as mudanças climáticas, sendo totalmente ignorado. No entanto, uma tempestade toma proporções épicas pelo mundo, causando destruição por onde passa. Apesar da catástrofe iminente, Jack é obrigado a enfrentar a tempestade para salvar seu filho, que está preso em Nova York. Apesar de ficção, o filme traz bastante reflexões sobre o homem e sua relação com o meio ambiente, e como isso pode afetar o futuro de todos. É daqueles filmes catástrofes de tirar o fôlego e um bom entretenimento. Trailer:Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
Facebook – Instagram – Twitter – YouTube – Baixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
![]() | Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre. |
Olá, dos filmes que você citou, eu já tinha ouvido falar do Black Fish e parece bem interessante.. Okja tentei assisti mas dormir >.< ainda pretendo voltar a vê-lo mas no momento não.. Achei bem bacana as indicações que você trouxe e principalmente pelo valor reflexivo nos enredos! Ótimas dicas!
ResponderExcluirBeijos,
Conta-se um Livro
Adorei as indicações! Não conhecia os documentários, mas já fiquei super interessada neles porque adoro assistir documentários =D
ResponderExcluirOs filmes, infelizmente, só conheço de nome até agora, pretendo assisti-los em breve.
Anotei todas as dicas! =D
Já assisti Na Natureza Selvagem e O Dia Depois de Amanhã. Gosto de filmes e documentários que abordem essa temática e vou anotar as suas dicas.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos