Vamos falar de Franz Kafka

19 fevereiro 2019


Alexandre Tiago
Hoje venho falar de um dos meus escritores favoritos, o tcheco Franz Kafka e de uma novidade!

Iria fazer essa publicação no dia do escritor ou mesmo no dia do livro mas uma publicação no Instagram da minha amiga @_milcaretas me chamou a atenção onde fez uma publicação de como ela conheceu os livros da escritora brasileira Conceição Evaristo e como ela se tornou sua escritora favorita. Em retribuição vou falar como o Franz Kafka se tornou um dos meus escritores favoritos.

A Metamorfose Franz Kafka

A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.
Parafraseando Star Wars "Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…" no inesquecível ano de 2005 onde havia me mudado a pouco para a bela cidade de Recife (fiquei pouco tempo na cidade mas amei a cidade), fui estudar em um colégio na região metropolitana da cidade em Jaboatão dos Guararapes que me marcou muito onde foi lá que eu: escrevi minhas primeiras escritas, me apaixonei pela primeira vez e foi pela menina que considerava a mais linda da minha sala, conheci o mar pela primeira vez, etc.

Voltando ao colégio, esse colégio tinha uma imensa e rica biblioteca onde tanto alunos, professores e funcionários do colégio tinham acesso. E foi nessa época que conheci muitos escritores, entre eles, Franz Kafka. Tinha perguntado a bibliotecária sobre quem era esse tal Franz Kafka e ela me deu uma excelente aula sobre quem é e ainda me indicou um livro que é um dos meus livros favoritos "A Metamorfose" e foi a partir desse momento e do livro "A Metamorfose" que coloquei o Kafka como um dos meus escritores favoritos.
E vocês, gostam do Franz Kafka? Já leram algum livro do Franz Kafka? Comentem!

O Processo Franz Kafka

O Processo (1925), publicado postumamente, conta a história do bancário Joseph K., que, por razões que nunca chega a descobrir, é preso, julgado e condenado por um misterioso tribunal. Nesse romance, a ambiguidade onírica do peculiar universo kafkiano e as situações do absurdo existencial chegam a limites suspeitados. A Ação desenvolve-se num clima de sonhos e pesadelos misturados a fotos corriqueiros, que compõem uma trama em que a irrealidade beira a loucura.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


8 comentários :

  1. Olá!
    Ainda não conhecia as obras nem o autor, mas achei o livro Metamorfose bem interessante, vou antar aqui a sua dica!

    ResponderExcluir
  2. Oie amore,

    Já li muita coisa sobre ele, mas nada muito a fundo.
    Ai as bibliotecárias são demais né (heis uma aqui falando).


    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Caracas, gostei deste O Processo. Apesar de que deve ter uma linguagem bem mais difícil, o que eu adoro, é um novo autor que vou conhecer, e que já deveria ter conhecido, logicamente.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gustavo.
    Li Kafka pela primeira vez ainda no colégio, como você, e adorei!
    Depois disso não voltei mais a lê-lo, mas agora que você falou da sua experiência, bateu a vontade de encaixar a leitura entre as dezenas desse ano.
    Vamos tentar, vai que dá certo...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Sabe que eu nunca li nada do autor? Mas tenho na estante um livro dele, e desse ano isso não passa. Quero conhecer novos autores.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse escritor, depois que li "A metamorfose". Ele nos faz participar e sentir todas as sensações que o personagem está sentindo e acho isso fantástico!!!

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?

    Ainda não conhecia o escritor, mas pelo jeito que você fala, parece ser muito bom. Vou colocar os títulos na minha lista de desejados e espero gostar tanto quanto você.
    Obrigada por compartilhar!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  8. Ahh! Que post lindo.
    Adorei saber mais sobre essa sua descoberta, principalmente porque já faz um tempinho que venho pensando em escrever um post semelhante sobre meu amado Sidney Sheldon. Acredito que momentos únicos, como a descoberta de um autor favorito marcam a vida de um leitor e devem sim, ser compartilhados sempre que possível. Ainda não li nada do Franz, mas sua empolgação me animou a dar uma chance.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir