Crônicas&Desabafos: A preocupante situação da literatura no País

22 março 2019


Oi amores tudo bem?
Vamos conversar um pouco hoje?
Entra Governo, sai Governo. Direita, Esquerda, não interessa quem fica e quem sai – a cultura no País está defasada a longos anos, e infelizmente com falta de incentivo, programas culturais tento dificuldades de se manter, a gente vê a situação se agravando ainda mais.

Final do ano de 2018, vimos grandes Livrarias com dívidas astronômicas fechando as portas, tentando acordos judiciais para se manter e pagar suas contas.
Editoras segurando as pontas como podem.  A crise da Saraiva e Cultura é apenas a ponta de um iceberg muito grande.
->  Leia aqui http://bit.ly/ExameCriseNasLivrarias e aqui também http://bit.ly/UOLCrisenaslivrarias


A única coisa interessante nessas crises é fazer as pessoas serem criativas para não perderem clientes e vendas. O que as pequenas livrarias acabam sendo, usando a cabeça de alguma forma, leia aqui: http://bit.ly/GauchaCriseLivrarias



E tudo isso vai muito além de uma situação econômica frágil no País, vai além do incentivo a cultura.
O Brasileiro é pobre culturalmente falando. O Brasileiro foi apenas educado à trabalhar e pagar as contas.
Quando existe um pequeno número de pessoas que acha importante ter uma formação cultural, significa que essa pessoa não faz nada da vida.
Qual bom leitor já ouvir falar “Nossa eu não tenho tempo para isso…” “Ah mais eu queria ter o tempo que você tem para ler..” “Não posso me dar ao luxo de ler, é caro..” “Livro? Não tenho paciência..” Entre outras frases esdrúxulas que escutamos porque fomos criados em uma sociedade que não investe em leitura.
O incentivo a leitura não precisa vir necessariamente de casa. Mas as escolas por serem um local de formação precisam ter parte da responsabilidade.  E como não temos um Governo que incentive a isso, que coloque a literatura como matéria obrigatória dentro das escolas, a conta fica para quem?

O resultado é sério e grave. Pois acabamos dependendo do bom senso das pessoas e bem.. Cá entre nós, querido leitor, o bom senso do brasileiro se perde bem fácil.
Nós somos um País de não-leitores. Estudos, pesquisas, gráficos mostram isso. A média de leitura do brasileiro é de 2 livros e meio por ano. (Para saber mais o G1 em Janeiro fez uma matéria sobre, AQUI)
Lógico que existe uma baixa porcentagem de pessoas que assim como eu lê cinco livros por mês, mais que isso até. Se o brasileiro lesse pelo menos um livro por mês, meus caros, a situação seria outra.

Levando em consideração que não podemos esperar que tudo venha do Governo (afinal de contas em casos como esse, leis que incentivem a literatura nas escolas ajudaria muito), nosso trabalho com os blogues, canais literários, IG Literários – acaba sendo um trabalho de formiguinha, onde você incentiva um, eu incentivo outro e o nosso bom senso acaba fazendo a diferença e alcançando as pessoas de uma forma mais lenta.
Um resultando pequeno, mas em longo prazo muda as pessoas.
Deveria ser assim? Não. Mas fazer algo para não agravar a situação que nos encontramos com a leitura no País é o mínimo.
E como já diria nossa eterna Amelie Poulian “Tempos difíceis para os sonhadores”

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

9 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir