Literatura e futebol uma junção de arte e cultura

01 março 2019

Por Alexandre Tiago

Começo essa postagem com uma frase do genial escritor uruguaio Eduardo Galeano sobre o futebol “... O futebol continua a ser a mais importante paixão popular do mundo, goste ou não goste...” nessa frase Galeano nos ressalta a importância do esporte que é considerado um dos maiores esportes da atualidade seja pelo número de fãs, praticantes ou adeptos ao esporte. Em virtude disso irei nessa postagem citar alguns escritores e seus respectivos times de futebol. Vamos conferir?

Paulo Leminski era torcedor do Club Athlético Paranaense.

Jorge Amado e Zélia Gattai eram torcedores de dois times baianos. Ele torcia pelo Ypiranga e ela para o Leônico.

Carlos Drummond de Andrade era torcedor do Vasco.


Manuel Bandeira era torcedor do Flamengo.

Ariano Suassuna era torcedor do Sport.

Luís Fernando Veríssimo é torcedor do Internacional.

Jô Soares e Chico Buarque são torcedores do Fluminense.

Clarice Lispector era torcedora do Botafogo.

Estes são apenas alguns grandes escritores e seus respectivos times de futebol mostrando que o futebol é assim como a literatura uma arte que encanta a todos pelas suas histórias e pelos seus personagens que faz de ambos serem apreciados e glorificados a ponto de se tornarem grandes e eternas obras, pois como diz o escritor iugoslavo Vladimir Dimitrijevic “Um craque tem que ter as virtudes de um poeta: criatividade, fantasia e coração.”.

E vocês, gostam de futebol? Sabiam dos times de futebol desses grandes escritores? Comentem e dizem também que time de futebol torce e se algum escritor torce pelo seu time de coração.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


17 comentários :

  1. Muito legal! Torço para o São Paulo e não conheço nenhum escritor que seja torcedor do tricolor kkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem e de todos eu só sabia o time do Ariano Suassuna, pois adoro o autor. Agora devo dizer que fiquei muito triste em não ver nenhum corinthiano rsrs

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alexandre!
    Concordo com você sobre o futebol também ser uma arte e admiro muito os jogadores que deixam a técnica um pouco de lado e jogam com criatividade. Amo futebol e achei super interessante saber os times que alguns dos escritores que mais admiro torciam. Conforme eu lia, confesso que fiquei esperando que algum deles torcesse para o meu querido Corinthians, mas infelizmente não foi dessa vez. hahaha Adorei a postagem! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Aí adorei seu post, sou apaixonada por futebol, torço para o Tricolo Paulista (São Paulo), mas infelizmente não conheço nenhum autor que torça para ele...

    ResponderExcluir
  5. Oi! Achei seu post muito legal, mas fiquei esperando aparecer algum grande escritor que torcesse pelo meu Cruzeiro, mas não foi dessa vez. Apesar de não gostar muito do lado financeiro e muito descontrolado do futebol, sou uma admiradora sim!


    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alexandre!
    Talvez a minha segunda maior paixão seja o futebol. Adoro em todos os sentidos. Acompanho o futebol feminino e sou uma torcedora apaixonada pelo São Paulo. Fiquei triste que nenhum desses é torcedor do tricolor paulista, mas achei muito legal saber os times de autores tão conhecidos e consagrados.
    Acho que dá para fazer uma parte 2, heim? Eu leria, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Achei o post muito interessante. Até torço por um time, mas não sou fãzona de futebol sabe? Pra mim não faz diferença se ganhar ou perder. kkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Alexandre!

    Fiquei encantada por você mencionar tantos autores incríveis! Amei! Todavia, não fazia ideia de para quais times eles torciam e isso nem me importava muito.rsrs É que não gosto nada de futebol (nem pareço brasileira.kkkkkkkkk), não tenho time do coração nem nada parecido. Mas sou a única na família assim. Meu pai torce pelo Vasco, minha irmã pelo Fluminense e minha mãe pelo Flamengo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Post bem interativo, gostei muito. Não torço para nenhum clube, mas achei interessante conhecer o time de autores.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não sabia o time de futebol desses autores. Sou muito fã de futebol, acompanho os campeonatos europeus, Copa do Mundo, mas aqui no Brasil, tirando o nosso time mundial, não torço para nenhum desses clubes.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu acho que só sabia da Clarice ser botafoguense, amei descobrir sobre os times para que torciam esses escritores.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Apesar de não curtir muito futebol, é inegável que é uma paixão nacional e que para jogá-lo tem que ser um verdadeiro artista né? ♥
    Dos autores citados eu só sabia do time da Clarisse e do Jô, mas adorei saber da paixão dos demais pelo futebol. Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá Alexandre!!!
    Digamos que eu e futebol não somos a melhor combinação, pois no final de tudo sou neutra mesmo e a única vez que vejo assistindo uma partida de futebol é na época da copa mesmo.
    Porém, eu não conhecia o time de nenhum dos autores e acho que pra quem já gosta dos mesmos fica feliz em quem sabe de descobrir que o autor torce por mesmo time que você ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu amo futebol, sou apaixonada desde criança. Assisto os jogos do meu time, a Champions, o Campeonato Inglês e Copa do Mundo. Só não torço pra seleção hahaha.
    Amei o post e conhecer os times do coração desses autores. Confesso que não sei de nenhum que torça para o Galo, mas vou até pesquisar depois.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie que post mais criativo e interessante!

    Não tinha a menor ideia disso tudo! hahahaha

    Cade o grande autor que torce para o Palmeiras? Poxaaaaaaaaaaaa!!! kkkkk

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    que post legal, saber os times dos escritores. Eu não sou muito fã de futebol, acho lindo, mas não ligo muito, tem gente que é fanático né rsrs

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir