Resenha: Édipo Rei, Sófocles

18 março 2019

Alexandre Tiago

Século 5 antes de Cristo... Um tempo que para você que está lendo essa resenha parece ser bem distante mas é nesse tempo distante e antigo que trouxe muitas coisas para o mundo que vivemos hoje como por exemplo as artes, os primeiros conceitos de democracia, as primeiras grandes  manifestações teatrais e muitos registros das tragédias literárias e "Édipo Rei" é uma dessas tragédias que sobreviveu aos dias atuais onde ela é lida, consumida e refletida por mais diversas pessoas e áreas do conhecimento. No meu caso em especial, "Édipo Rei" é um livro que marcou a minha trajetória literária onde sempre releio ele tem um impacto em mim muito forte pela sua grandiosa obra mas também por suas inúmeras reflexões que serve para muitas coisas que consolida Sófocles como um dos grandes intelectuais mais lidos e respeitados da Antiguidade e da Grécia Antiga.

"Édipo Rei" conta a história de uma terrível maldição abate o reino de Tebas(cidade da Grécia Antiga): fome, doenças e esterilidade dizimam os cidadãos. Tirésias, o cego adivinho, revela ao rei Édipo a causa de tantos males: o monarca assassinara Laio, seu próprio pai, e unira-se incestuosamente com sua mãe, Jocasta. Seria isso verdade? Não posso se sim ou não pois seria um gigantesco spoiler mas posso dizer que o livro mostra a trajetória de Édipo desde Corinto quando ele foge de uma profecia, seu encontro com a Esfinge e a forma que passou a ser rei de Tebas após o assassinato do rei da cidade.
"Édipo Rei" não é fácil de ler, mas por mais que seja uma leitura angustiante, ele te faz refletir e é por isso que guardo esse livro com muito carinho pois as tragédias gregas assim como muitos livros da Grécia Antiga e da Antiguidade possuem grandes conhecimentos e reflexões e no caso de "Édipo Rei" temos reflexão desde comportamento psicológico de Édipo até a análise de ética e da palavra destino.
Li e recomendo esse excelente livro!
E vocês já leram o livro "Édipo Rei"? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


2 comentários :

  1. Olá! Sempre me deparei com esse livro durante a vida literária, mas nunca tinha de fato parado para ler sobre ele. Gostei muito de conhecer um pouco da história, e sei que iria gostar muito da leitura, pois gosto desse tipo de livro, histórico. Obrigada pela dica!


    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir