Cinema e Café: O Sétimo Selo.

15 junho 2019


Alexandre Tiago.

Após dez anos, um cavaleiro retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela Peste Negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e, enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com ela ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.
Data de lançamento: 27 de julho de 1959 (Brasil)
Direção: Ingmar Bergman

O filme "O Sétimo Selo" do cineasta sueco Ingmar Bergman é um dos maiores filmes da história do cinema. Nele conhecemos a  história de Antonius Block um cavaleiro que retorna das Cruzadas, após dez anos de ausência, e encontra a sua terra natal devastada e destruída por causa da Peste Negra. Isso faz com que ele reflita e questionar a existência de Deus. Diante de suas dúvidas e tristeza achando que ele pode morrer, ele se depara na sua frente com a personificação da Morte que o convida para uma decisiva partida de xadrez, cujo resultado revelará a sua sentença se ele vive ou morre.
O filme tem muitas reflexões pois ele começa com a seguinte frase da Bíblia extraída de Apocalipse 8:1 "Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora"e as principais dela são a arte, a vida e a morte. A morte é inevitável para todos. Por mais que desviemos uma hora iremos nos deparar com ela. E nesse filme vemos o quanto que Antonius Block desvia da morte a ponto de ignorar seu destino final com isso percorre seu caminho onde vai até para sua casa com a companhia de amigos novos e com isso ele prolonga seus dias até o fatídico xeque mate que a Morte dá no xadrez e na sua vida. E esses amigos novos do protagonista está um grupo de atores, um bebê, duas mulheres camponesas e um ferreiro que acompanha ele e seu amigo Jöns que é um escudeiro. E esses amigos diante dos embates e reflexões filosóficas constamente presentes em Block  eles lhe apresentam a simplicidade e o companheirismo para amenizar as suas angústias e mostram o lado bom da vida.

E por falar na arte, esse filme mostra o quanto é magnífica a arte, principalmente, a medieval pois era uma arte no que se refere às pinturas  uma manifestação existencialista, chocante, filosófica e interessante como é por exemplo o "Danse Macabre" que em latim significa "Dança da Morte" que é  retrado de uma forma surpreendente emotiva. O filme é filósofico, atemporal e espetacular que merece ser recomendado para assistir.
E vocês, já assistiram "O Sétimo Selo"? Comentem!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


8 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem??

    Posso dizer que você desenterrou essa, não conhecia esse livro, e é de antes de eu ter nascido, como acredito que a maioria por aqui tbm, e é sempre bom conhecer essas obras primas que se perdem no tempo.
    Ainda bem que temos internet hoje e podemos armazenar informações, filmes, musicas e encontramos esses tesouros.
    Não sei se veria, pois não consigo assistir por muito tempo filmes antigos, fico entediada, mas realmente me interessei.
    Adorei a dica.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Eu preciso dizer que nunca vi esse filme antes. Eu não sou acostumada a ver muitas produções antigas, não consigo ficar muito tempo assistindo. O filme parece ser muito interessante para quem gosta muito do estilo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa obra nem o filme, mas fiquei bem interessado, uma porque curto filmes antigos e outra pela temática da história, que é um fato apocalíptico. Fiquei bem curioso para saber dessa história na íntegra.

    ResponderExcluir