Resenha : Demian, Hermann Hesse

07 julho 2019


Por Alexandre Tiago.

"Demian" do Herman Hesse foi publicado originalmente há 100 anos em 1919 e nessa época o mundo estava diante de um caos cheio de desespero e destruição que foi a primeira guerra mundial e a Alemanha país natal de Hermann Hesse que foi recém unificada estava acabada. E diante desse cenário foi lançado em 1919 um livro para proporcionar uma renovação e uma revolução através das suas palavras e esse livro era "Demian".

Emil Sinclair é um jovem atormentado pela falta de respostas às suas questões sobre o mundo. Ao conhecer Max Demian, um colega de classe precoce e carismático, Sinclair se rebela contra as convenções de seu tempo e embarca em uma jornada de descobertas. Publicado pela primeira vez em 1919, este clássico reflete os questionamentos de Hermann Hesse, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1946, acerca da natureza humana, com suas contradições e dualidades. Influenciado pelas ideias de Carl Jung, fundador da psicologia analítica, Hesse descreve o processo de busca do indivíduo pela realização interior e pelo autoconhecimento.
ISBN-10: 8577994139
Ano: 2012 / Páginas: 157
Idioma: português
Editora: BestBolso
"Demian" conta a história de Emil Sinclair que é um jovem atormentado pela falta de respostas às suas questões sobre o mundo. Ao conhecer Max Demian, um colega de classe precoce e carismático, Sinclair se rebela contra a convenções de seu tempo e embarca em uma jornada de descobertas.

Essas descobertas faz um jogo psicológico bem interessante ao analisarmos o mundo da luz e o mundo das trevas onde eles são divergentes mas possuem coisas interessantes e que estão dentro do nosso consciente como mostra a psicologia de Carl Jung e Sigmund Freud  que mostra essa dualidade que existe no consciente mental que é o bem e o mal onde vou usar uma frase do grande escritor George Orwell que fala bem sobre dualidade analisada e refletida no  livro "A humanidade precisa se libertar do conceito de Deus e Diabo, e admitir que ela mesma faz o bem e o mal" e uma frase da filosofia existencialista do grande escritor e filósofo Jean-Paul Sartre que diz que "A vida é o pânico num teatro sem chamas" para mostrar que nós seres humanos temos falhas e que não existe seres humanos só do bem ou do mal e é preciso renascer, dar equilíbrio e ver seu lugar no mundo sem pré julgamentos pois como Hermann Hesse no livro "Quem quiser nascer tem que destruir o mundo" com isso esse livro se tornou ao ser tornar influente para a época e atemporal para 2019 ao analisarmos o bem e o mal como entidades que fazem parte dentro de nós e esse mostra que devemos equilibrar onde somos todos Emil Sinclair fascinados, espantados e surpreendidos pelo bem e o mal a todo instante nas nossas vidas.
Li e recomendo esse excelente  livro. E vocês, já leram o livro? Comentem!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


Um comentário :

  1. Olá!
    Eu estou doida para ler esse livro. Acredito ser uma leitura bastante interessante.
    Minha colega está lendo e amando. Está lendo devagar para não acabar rsrs Ela sempre acaba comentando da história e minha curiosidade aumenta.
    Adorei conhecer sua opinião, fico feliz que você tenha gostado ❤️

    ResponderExcluir