Novidades Literária: Diversidade e Leitura Coletiva

13 agosto 2019


Oi pessú! Tudo bem?
Hoje trouxe para vocês dois livros interessantes. Um deles já mencionei aqui no blog em outro post, mas agora vou participar de uma leitura coletiva dele e queria dividir com vocês: O Silencio dos Livros, é a leitura coletiva que vou participar e estou muito animada.
Gosto muito de leituras que tem histórias de livros, um exemplo disso é o ciclo O Cemitério dos Livros Esquecidos de Zafón, amo muito e uma das minhas leituras preferidas. A leitura começa apenas no final do mês, mas já estou a mil aqui!

Agora a novidade. A organização da Bienal do Livro do Rio já anunciou: a diversidade e o diálogo serão as prioridades do evento de 2019.  E dois do lançamentos que defendem essa bandeira são Caminho Longo e Graham: O Continente Lemúria, romances LGBTs escritos pelo escritor e tradutor Vinícius Fernandes.

Caminho Longo.

Um caminho longo. É o que Bruno percorre para entender que a felicidade não é apenas o resultado de experiências e escolhas. O protagonista é uma espécie de alter ego do escritor, professor de inglês, tradutor e intérprete Vinícius Fernandes, na obra Caminho Longo, um dos dois lançamentos do escritor pela PenDragon. Outro título que está em pré-venda, também do mesmo autor, é Graham, que conta a intensa história de um caçador de vampiros que gosta de meninos.

Quando enfrentou uma infância e adolescência conturbadas devido ao preconceito – e demais questões envolvidas simplesmente por ser um ser humano – Bruno sempre contou com o apoio do irmão, melhor amigo e confidente: Mateus. O futuro mudou de rumo com a morte prematura de Mateus, aos 26 anos. A relação entre os dois é descrita e explorada enquanto o protagonista relembra como conheceu Luiz, o colega que despertou a necessidade de Bruno em se reconhecer como é.

O relacionamento entre Bruno e Luiz surgiu naturalmente, ainda na escola, junto com a busca por autoconhecimento. O primeiro beijo, a primeira viagem, o primeiro eu te amo. Nenhum romance é simples e leve quando se é adolescente. Muito menos quando este amor não é visto como “normal” pela sociedade. O relacionamento acabou quando os dois entraram para o universidade e se afastaram. Neste momento, Bruno volta para seu caminho e inicia mais um capítulo da vida.

Todas as dificuldades enfrentadas pelo personagem principal, após o primeiro coração partido e a morte do irmão, abriram passagens. Caminhos de dor, de angústia, de sofrimento. Entretanto, também de dúvidas, de escolhas e de novas atitudes. Pôr em prática o sonho do primeiro livro publicado foi a fuga que Bruno recorreu como uma maneira de seguir em frente. A vida tomou novos rumos, cheios de ramificações e novas possibilidades. As experiências e decisões o ensinaram que a felicidade não é o destino: na verdade, a felicidade e a vida em si é o aprendizado adquirido durante o caminho.

O Silencio dos Livros

Numa época em que os livros são proibidos, o misterioso Santiago Pena acaba de chegar a Portugal, onde conhecerá Alice, menina desprezada pelos pais. O encontro de um antigo caderno trará questões intrigantes. Que relação haveria entre um jovem acusado de crime que alega não ter cometido, suntuosos projetos arquitetônicos e a descoberta de uma biblioteca abandonada? Por qual razão alguém usaria o lema festina lente (“apressa-te lentamente”)? E por que o estrangeiro Santiago parece despertar nos familiares de Alice perigosos anseios?

Suspense e aventura misturam-se a profundas reflexões sobre os paradoxos da condição humana nesta arrebatadora história que trata de amizade, loucura, amor e perda da inocência. À medida que se alterna entre a perspectiva de um homem reservado e a de uma garota curiosa, a narrativa surpreende pela multiplicidade de significados.

Dialogando com clássicos da Literatura universal, O silêncio dos livros indaga qual seria o destino de uma sociedade que, fascinada pelos avanços tecnológicos, abolisse os livros. E lança um desafio aos que teimam em proclamar, sombriamente, a morte de um dos maiores símbolos da Civilização.


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

Nenhum comentário :

Postar um comentário