Resenha: A Mulher com Olhos de Fogo, Nawal El Saadawi

03 setembro 2019


Oi pessoas cultas, tudo bem?
Hoje segunda, dia de resenha no blog e nada melhor do que falar de um livro que trás bastante reflexão.
Vocês já notaram que as últimas leituras foram bem reflexivas? Perceberam isso. Rumo Ao Sul trás uma discussão interessante sobre preconceito. Outro que li e teve uma boa reflexão sobre Deus e aceitação foi o livro Marionete.
E agora um livro que trás questões feministas fortes A Mulher com Olhos de Fogo.

A Mulher Com Olhos De Fogo - O Despertar Feminista

Nawal El Saadawi

"Um dos livros mais francos e radicais sobre a vida feminina, de todas as origens, em todas as partes do mundo.” THE GUARDIAN Esta ficção é baseada no relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. Sua história chega até a autora, que resolve conhecer Firdaus para entender o que levou aquela prisioneira a um ponto tão crítico de sua existência. “Deixe-me falar. Não me interrompa. Não tenho tempo para ouvir você”, começa Firdaus. E ela prossegue contando sobre como foi crescer na miséria, sua mutilação genital, ser violada por membros da família, casar ainda adolescente com um homem muito mais velho, ser espancada frequentemente, e ter de se prostituir... até que, num ato de rebeldia, reuniu coragem para matar um de seus agressores, levando-a à prisão. Esse relato é um implacável desafio a nossa sociedade. Fala de uma vida desprovida de escolhas, mas que em meio ao desespero encontra caminhos. E, por mais sombrio que isso possa parecer, sua narrativa nos convida a experimentar um pouco dessa liberdade encorajadora através das transformações internas de Firdaus. O que acontece com ela é o despertar feminista de uma mulher. A AUTORA: NAWAL EL SAADAWI, 87, é uma escritora, ativista, médica e psiquiatra feminista egípcia. Saadawi foi presa pelo presidente Anwar al-Sadat em 1981 por supostos “crimes contra o Estado”. Ela escreveu muitos livros sobre as mulheres no Islã, e se dedica, em especial, à luta contra a prática da mutilação genital feminina no Oriente Médio. Nawal é tratada como “a Simone de Beauvoir do mundo árabe”. Seus livros já foram traduzidos para mais de 28 idiomas e são adotados em universidades do mundo inteiro. Seus discursos atualmente se concentram na crítica à tentativa de normalizar o que ela considera a opressão aos costumes das mulheres na África e Oriente Médio. Depois de quatro décadas da revolução islâmica, muitos já consideram normais as restrições aplicadas às mulheres, incluindo as próprias mulheres. “A Simone de Beauvoir do mundo árabe”. REUTERS
ISBN-10: 8595810605
Ano: 2019 / Páginas: 160
Idioma: português
Editora: Faro Editorial
A Mulher com Olhos de Fogo é um livro fino, porém muito forte de se ler.  É um livro com diagramação simples. O que chama atenção é que a história contata em forma de ficção (mas baseado em fatos reais), aconteceu no começo dos anos 80. Onde a jornalista Nawal conheceu nossa protagonista.
Outro ponto interessante é que o livro não possuiu capítulos. Particularmente não gosto de livros assim, pois fico perdida na hora de ler, mas a Edição da Faro ficou ótima, separando o livro muito bem em parágrafos!


Em A Mulher com Olhos de Fogo, vamos acompanhar Firdaus, uma prisioneira que está apenas aguardando sua pena de morte que será em algumas poucos dias.
Nawal pede a um amigo para acompanhar a vida das prisioneiras quando ele fala da situação dela. Firdaus, uma mulher calada, come pouco, fica em seu canto apenas aguardando sua morte. Não fala com ninguém, apenas aguardando.
Mas ela aceita contar sua história a Nawal e naquele momento o leitor começa a se dar conta do sofrimento todo que a mulher sofreu desde muito pequena.


Firdaus foi criada por uma família comum na época. Onde o machismo era normal, a violência contra mulher também. Ela foi criada numa casa onde o homem era o rei. Onde sei tio quando visitava a família abusava já de Firdaus menina, passando a mão em seu corpo.
Ainda muito jovem ela acreditava que morar com seu tio iria ajuda-la a ter um futuro melhor. Ela foi mas as coisas não saíram exatamente como ela gostaria. Apesar de terminar a escola, a jovem não era bem tratada em dentro de casa, via seu tio agredir a esposa, a ela. Firdaus dormir num pequeno sofá, e ainda tinha que lidar com o assédio que sofria.
Casou, apanhou muito do seu marido que era uma pessoa horrível.
E cada dia que passava Firdaus ficava com mais raiva dos homens e de como tratavam as mulheres.
Depois de tanto sofrer, ela abriu a boca, não se calou mais. Matou, mas não foi por causa de uma legitima defesa que ela foi presa, foi porque Firdaus não aguentou mais ver ela e tantas outras mulheres sofrendo na mãos dos homens. Era o modo deles a fazerem se calar.
A cada página lida do livro, era um nó na garganta que aparecia. Uma mulher que foi violentada a vida toda, numa sentença de pena de morte é no mínimo revoltante.
As 160 páginas de sua história, nos mostram que a luta feminista, a luta contra o feminicidio é longa e dolorosa. Firdaus foi vitima de uma sociedade doente. Uma sociedade que vê as mulheres como objetos. Ler sobre a história dela foi muito duro.

Muitas pessoas ainda acreditam que “vítimas da sociedade” não existem, que é frescura. Mas será mesmo? Será que a história de Firdaus que aconteceu nos anos 80 não é um exemplo de vítima da sociedade?
Sim, ela é. Ela luta pela sua vida, fez o que podia para mostrar os erros cometidos pelos homens e não deveria ter pago caro por isso. Suas palavras e história precisam ser compartilhadas para muita gente entender que o feminismo é essencial e vítima da sociedade é real sim!

A Mulher com Olhos de Fogo, é um verdadeiro tapa na cara da sociedade. Pode ser se passado no Egito, onde as mulheres já sofreram muito nas mãos da sociedade machista. Mas poderia ter acontecido no Brasil. Não interessante onde for, muitas Firdaus existem por isso com a voz calada. E um livro como esse precisa ser lido!

Para comprar:
                                      

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

Nenhum comentário :

Postar um comentário