Resenha de Livro: Caprichos & Relaxos , Paulo Leminski

05 setembro 2019


Por Alexandre Tiago
Olá a todos! Chegou o mês de setembro, o melhor mês do ano! Isso porque faço aniversário no mês de setembro e nesse mês publicarei aqui umas postagens especiais. E hoje vou publicar a resenha do livro "Caprichos & Relaxos" do Paulo Leminski.

Antes eu gostaria de perguntar à vocês: Como a poesia entrou na vida de vocês? E  vocês gostam de poesia? No meu caso a poesia entrou na minha vida através das aulas de português e redação da época de escola onde líamos e interpretavamos poesia em sala e nas provas. As primeiras poesias que li foram justamente em sala de aula para interpretar que foram "O Bicho" do Manuel Bandeira, "Tabacaria" do Fernando Pessoa, "Esperança" do Mario Quintana e "Aviso Aos Náufragos" do Paulo Leminski. E foi com essa poesia do Paulo Leminski que passei a conhecer poesia e o poeta que estivesse vivo, estaria completando, 75 anos de idade em 2019.

Caprichos & Relaxos Paulo Leminski

Em 1983 Paulo Leminski lançava um livro que se tornaria best-seller na época e um clássico para as futuras gerações. Ali estavam os principais poemas que o curitibano tinha escrito até então, muitos inéditos e outros publicados em edições independentes ou na revista de arte e vanguarda Invenção, encabeçada pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos e por Décio Pignatari. Os pais da poesia concreta no Brasil haviam adotado aquele jovem poeta ilustrado, audacioso e contundente. No mesmo ano, a crítica Leyla Perrone-Moisés cunharia o célebre epíteto “samurai malandro”, reconhecendo no autor o pacto entre a precisão oriental e o jogo de cintura tipicamente tropical.
ISBN-10: 8535927301
Ano: 2016 / Páginas: 168
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras


Desde que conheci poesia eu amo o gênero literário pois eu gosto de ler poesias e escrever poesias. E aos 12 anos de idade esse amor se consolidou quando li pela primeira vez dois livros de poesia que me marcaram muito "As Flores do Mal " do Charles Baudelaire, "Morte e Vida Severina" do João Cabral de Melo Neto e "A Rosa do Povo" do Carlos Drummond de Andrade. E "Caprichos & Relaxos" também entra nesse time. Em "Caprichos & Relaxos" me senti na época que conheci os 3 livros anteriores de poesia: um adolescente de 12 anos deslumbrado com a biblioteca da escola que estudava, ouvindo as dicas literárias da bibliotecária e o pensamento de escrever e ler coisas afligiam a minha mente e coração.

Hoje, anos depois, me deparo como se Paulo Leminski estivesse falando comigo através desse livro em belas poesias e belos haicais inspiração para viver meus dias, refletir sobre o amor e analisar de forma crítica o mundo violento que vivemos que é carregado de autoritarismo  sem empatia e uma desigualdade desenfreada em vários campos sociais.

A poesia deve ser sempre apreciada e divulgada. Falo porque escrevo e leio poesias. E com seu jeito único de escrever Paulo Leminski em "Caprichos & Relaxos" traz um livro fino e desgustador de ler com toda força de revolucionar e humanizar mentes e corações.
Li e recomendo esse livro! E vocês já leram poesias do Paulo Leminski? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


Nenhum comentário :

Postar um comentário