Crônicas&Desabafos: A censura na Literatura

08 fevereiro 2020


A sexta-feira dia 08 de Fevereiro de 2020 amanheceu com uma triste noticia. O Governador de Rondônia manda retirar livros clássicos das escolas (aconteceu na Quinta, dia 07, mas veio a tona na sexta). Uma lista de livros famosos, clássicos importantes para nossa literatura. Nomes como Machado de Assis, Euclides da Cunha, Caio Fernando Abreu, Mário de Andrade – só para citar alguns.
Vou deixar links de algumas notícias sobre o assunto – até lista com os livros saiu. E e o Governo de Rondônia ficou na defensiva pelo que li.

No ano passado, já tivemos um caso absurdo de censura na Bienal do Rio de Janeiro, onde o Prefeito mandou retirar todos os com conteúdo LGBTQ+ do evento, com a desculpa que aquilo não era livro para um evento daquele e que as prateleiras não podem ter esse conteúdo. Mais homofóbico impossível.
Para saber mais sobre ocorrido: http://bit.ly/CensuraNaBienal
Meses depois do corrido temos a fatídica notícia da retira de livros clássico em Rondônia. Parece que esse absurdo contra a literatura não tem fim e vai de mal a pior.
”O MPF (Ministério Público Federal) decidiu investigar a atuação da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia após reportagem do jornal O Estado de S.Paulo revelar, na quinta-feira (6), a existência de um documento em que a pasta pedia a retirada de livros de bibliotecas das escolas por apresentarem "conteúdo inadequado às crianças e adolescentes". Entre os textos vetados estavam obras clássicas da literatura brasileira como Macunaíma, de Mário de Andrade e Os Sertões, de Euclides da Cunha.” Texto completo você encontra:
http://bit.ly/CensuraEmRondonia
Sempre me pergunto o seguinte, livros clássicos são importantes para nossa leitura, nos ajudam muito com a compressão de texto, existe todo um estudo de obra, pois a história de cada livro e onde se passam é fundamental.
Existe livros clássicos que precisam de tal idade para ser lidos. Gosto de falar que - se você lê Dom Casmurro com 15 anos e vai ler depois com 25 anos, terá uma compressão diferente daquilo que já foi lido.


Mas agora retirar as obras das escolas é no mínimo vergonhoso! Estamos vivendo em um País onde a cesura é descarada, nosso Governo que deveria proteger a população faz completamente o contrário.  Não dá para esperar muita coisa não é mesmo?
Livros são a grande arma da população, o aprendizado que você tem com a leitura é gigante – quando a população lê muito, para um Governo isso acaba sendo um perigo – por um motivo muito simples:
- A leitura abre a sua mente. Sendo assim você faz perguntas.
- A leitura aguça curiosidade. Sendo assim você pesquisa.
- A leitura te ensina a ser uma pessoa melhor. Sendo assim você procura isso.
Não vamos citar muitas coisas, pois não é necessária.

Para saber a lista dos livros: http://bit.ly/RondoniaEmCensura


Retirar das escolas livros que te fazem questionar e argumentar – é um modo do Governo mostrar que está preocupado não com o conteúdo que os livros abordam, mas sim porque lentamente o número de leitores no País sobe.
Em 2016 o Brasileiro estava lendo dois livros e meio por ano, agora estamos com três. Apesar do número ser vergonhoso, para o Governo isso é preocupante.  Pois volta aquilo que falei acima: O livro é uma arma poderosa.

O incentivo a leitura nosso País é um trabalho feito de formiguinha, eu leio, recomendo. Faço minha parte. Depender das nossas leis de incentivo a cultura infelizmente não vai fazer diferença. Elas existem, mas temos que fazer nossa parte e não deixar uma censura absurda dessas passar batido!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Helana O'hara


Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites Artesanato em FeltroMídia Kit

7 comentários :

  1. Excelente texto. Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Temos que lutar pra essa censura não tomar força sobre nós. Como você disse, a leitura é uma grande arma na mão da população e isso assusta um governo que só quer um bando de gado pra comandar sem questionamentos. É vergonhoso e preocupante o caminho que isso está tomando.
    Excelente texto, e importante também, assim leva informação para o maior números de pessoas.

    Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Lamentável e vergonho. Ao invés de evoluírmos estamos retrocedendo.

    ResponderExcluir
  4. Ai mana, cada dia mais eu acho que a gente tá vivendo nos mundos de O Conto da Aia, Fahrenheit 451, e tudo quanto é distopia que eu já li. A situação tá complicada. Eu sou professora e trabalho com literatura, tá cada mais dificil, a gente precisa de força, real.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, infelizmente, essa é a realidade do nosso país. Muito triste!!
    Continuemos fazendo a nossa parte, incentivando a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto, sinto como se a cultura estivesse sendo arrancada aos poucos da gente. É surreal como eles tem cometido atos tão vergonhosos.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade não sabemos ao certo o que acontece naa entrelinhas a respeito da proibição ou não de determinados livros. O Brasil está passando por uma reformulação que ora parece que esta prejudicando alguém.
    O que nao podemos é deixar de ler e participar da vida politica.Teve uma época que o país tinha legos que aceitava tudo de bom grado.Agora a situacao mudou dos dois lados.

    ResponderExcluir