Vídeo: Desafio 12 livros–Um livro Censurado

16 fevereiro 2020


Oi pessú tudo bem?
Hoje temos vídeo! Finalmente mais um do desafio 12 Livros. E o tema, não poderia ser diferente, pegando o gancho dos últimos acontecimentos literários das semanas. Escolhi dois livros para falar!
Se você está por fora do que andou rolando, leia este post! Vai te esclarecer: http://bit.ly/CronicasCensuraLiteraria
Precisamos sim falar sobre isso e falar e falar. Proibir a leitura é um agravante na sociedade que vivemos. Não podemos deixar que esse tipo de coisa seja aceita! Livros são a maior arma da população – o saber que eles trazem é imenso. Quando li a notícia sobre ocorrido em Rondônia – juro que eu não entendi aquilo E o interessante que depois de toda repercussão que causou eles jogam a culpa para todos os lados.
Mas enfim. No vídeo falei sobre livros LGBT, que tivemos toda a censura na Bienal – acho importante sempre falar deles que são livros leves, lindos e cheios de reflexão!
Confere a playlist do Desafio https://www.youtube.com/watch?v=7YGDHVs-rj8&list=PL__W-0NtayWQUpb2Ko-BoC1EsWu5ZG-t9
Ah! Também quero saber sua opinião, super importante ♥

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Helana O'hara


Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites Artesanato em FeltroMídia Kit

13 comentários :

  1. Olá, tudo bem? Que bacana o vídeo! Acho super importante falarmos disso e é uma tragédia o que vem acontecendo nas últimas semanas em relação à leitura.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Nossa é bem triste ver livros sendo censurados, não importa o gênero e o conteúdo. Isso é algo horrível!!!
    Eu acompanhei a ação na bienal e foi algo que vai ficar para sempre na minha memória, só de pensar me arrepia!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Apesar de não ser muito afeita a esses romances, na verdade a romances em geral, não sou a favor da censura. Cada um tem seu gosto literário, e precisa ser respeitado.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Esse momento na Bienal foi o mais triste que eu poderia ter visto. Se para mim, que estava de fora, já foi difícil aguentar situações como essa, imagino para todos que estavam lá, vivendo este momento. Enfim, eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros, mas já ouvi comentários maravilhosos de "garoto quase atropelado".

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Olá. Bem legal o vídeo, censurar livros é voltar a época medieval, pela liberdade de escolher o que se deseja ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Gente para tudo, que vídeo é esse? Falando abertamente sobre as censuras e os livros LGBTs, achei muito legal o seu posicionamento e os desafio rsrsrsr eu tenho muita preguiça rsrsrsr

    Adorei o vídeo, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Helana!
    É um absurdo o que está acontecendo no país. Cada dia, é algo novo que aparece e infelizmente, nunca é algo bom.
    O que aconteceu na Bienal ano passado, agora em Rondônia e depois na Biblioteca do Planalto é o fim dos tempos e precisamos falar sobre isso.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/02/resenha-o-ano-em-que-te-conheci.html

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa lembro bem dessa fatídico episódio dentro da Bienal. Tristeza onde o preconceito chegou. Não li nenhum dos citados, mas tenho super curiosidade, justamente por serem leves e cheio de reflexões. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o vídeo. Não conhecia os livros, mas me interessei. E quanto a censura aos livros, uma palavra define a situação: lamentável.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Oi, Helana!
    Não tem momento melhor para falar de censura aos livros do que este né? Depois da Bienal do Rio, vimos o caso da Secretaria que vetou 43 livros, incluindo Macunaíma e Memórias Póstumas, e os diversos casos de editoras que não publicam mais histórias infanto-juvenis com seres místicos por "ir contra" o que tem sido propagado por aí... Li Rumo ao Sul faz um tempo e sempre indico para as pessoas porque a história realmente consegue nos marcar, o do Vinicius vou colocar na lista hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. É inaceitável esse tipo de arbritariedade em pleno século 21! É um retrocesso, e esse episódio da bienal foi bastante triste e lamentável.

    ResponderExcluir
  12. Olá Helana!!!
    Eu vi sobre essa censura e fiquei como assim tirar algumas obras só porque acha que aquilo cria uma ideia no aluno??
    Eu fiquei chocada em Ver algumas obras e acho necessário falarmos de livros que as pessoas querem tanto tirar da gente.
    Adorei o vídeo.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olha, eu tenho vontade de ler essas obras independente de ter sido proibidas. Eu acho muita ignorância desse pessoal que precisam ser mais cabeça aberta.

    ResponderExcluir