Resenha de Livro: A Barata, Ian McEwan

22 maio 2020

Alexandre Tiago

“Naquela manhã, Jim Sams, inteligente mas de forma alguma profundo, acordou de um sonho inquieto e se viu transformado numa criatura gigantesca”.
Olá a todos! Vocês conhecem o livro "A Metamorfose" do Franz Kafka, um dos meus livros favoritos? Para quem não conhece, em "A Metamorfose" conhecemos a história de um homem que se transforma em um inseto gigantesco. Mas o livro que vou resenhar à vocês é o processo que é retratado no livro "A Barata" do escritor britânico Ian McEwan onde uma barata se transforma em um ser humano! Vamos conferir?

A barata, Ian McEwan

Com sua inteligência e verve peculiares, Ian McEwan dá tratamento literário à experiência contemporânea de um mundo virado do avesso.
A frase de abertura de A barata, o novo livro de Ian McEwan, é um evidente tributo à mais famosa obra de Franz Kafka, A metamorfose: “Naquela manhã, Jim Sams, inteligente mas de forma alguma profundo, acordou de um sonho inquieto e se viu transformado numa criatura gigantesca”.
Por meio dessa divertida inversão, McEwan cria a trama desta deliciosa sátira política. Nela, Jim Sams é um inseto que, do dia para a noite, assume a forma humana de primeiro-ministro da Grã-Bretanha.
Sua missão é realizar a vontade do povo, expressa na aprovação da Lei do Reversalismo, que pretende remodelar o funcionamento da economia: as pessoas pagarão para trabalhar e ganharão dinheiro por consumir. Além de radical, a medida criaria uma enorme complicação na relação do Reino Unido com os demais países. Trata-se, é claro, de uma engenhosa metáfora para o Brexit. Mas nada poderá deter o primeiro-ministro: nem a oposição, nem os dissidentes de seu próprio partido, nem mesmo as regras da democracia parlamentar.
ISBN-10: 8535933107
Ano: 2020 / Páginas: 104
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras

A frase de abertura de A barata, o novo livro de Ian McEwan, é um evidente tributo à mais famosa obra de Franz Kafka, A metamorfose: “Naquela manhã, Jim Sams, inteligente mas de forma alguma profundo, acordou de um sonho inquieto e se viu transformado numa criatura gigantesca”.Por meio dessa divertida inversão, McEwan cria a trama desta deliciosa sátira política. Nela, Jim Sams é um inseto que, do dia para a noite, assume a forma humana de primeiro-ministro da Grã-Bretanha.Sua missão é realizar a vontade do povo, expressa na aprovação da Lei do Reversalismo, que pretende remodelar o funcionamento da economia: as pessoas pagarão para trabalhar e ganharão dinheiro por consumir. Além de radical, a medida criaria uma enorme complicação na relação do Reino Unido com os demais países. Trata-se, é claro, de uma engenhosa metáfora para o Brexit.

Eu li esse livro por indicação da Letícia do Instagram @livros_associados em PDF e eu gostei bastante! O livro é curto e é de fácil leitura pois ele é uma crítica bem humorada à política contemporânea com toques de realismo e sátira fazendo a gente sair da zona de conforto e refletir o mundo à nossa volta. Eu nunca tinha lido nada do Ian McEwan antes e eu gostei demais tanto que já quero ler outros livros do escritor onde ele ganhou minha admiração por transformar "A Metamorfose" em uma história reversa cheia de críticas sociais muito bem construídas onde o que é asqueroso deve ser evitado para não deparamos com nojeiras no poder.
Li e recomendo à todos lerem esse livro! E vocês, já leram esse livro? Já leram algum livro do Ian McEwan? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube

Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog.estante.artistica" {https://www.instagram.com/blog.estante.artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

6 comentários :

  1. Li um livro do autor, Repercussão e adorei, apesar da leitura ser mais densa e detalhada. Nunca mais li nada do autor e essa indicação aqui, por ser mais curta, acho que pode me agradar muito. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não conheço o autor, mas fiquei curiosa sobre o assunto tratado e em como a sociedade age conforma as leis vai mudando ou se moldando a essa metamorfose. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. E eu que achava que A Metamorfose era pura loucura!kkkkkkk... Esse livro parece ser mais louco ainda. Achei interessante a premissa do livro, a intenção do autor de fazer uma crítica pontual e necessária, com essa inversão da situação, mas não é um livro que vou querer ler. Do autor existem outros livros que estão na minha lista, para os quais darei prioridade.

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem? não conhecia a obra, mas achei bem interessante como ele aborda a realidade atraves de metaforas. Já li o A metamorfose, foi uma boa leitura também.
    att

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre!!!
    Que livro mais louco e com uma crítica um tanto tapa na cara em?? Eu não sei se teria estômago para ver as nojeiras e também ver o que poderia se tornar esse parlamento, fora que ver uma barata como presidente me dar uma coisa só de pensar porque não gosto desse inseto em específico rsrsrs

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li e, muito menos, conhecia o Ian MacEwan. Mas fiquei bem curioso ao saber que se trata de uma obra que teve seu espelho em A metamorfose, um livro que também adoro. Vou pesquisar para comprar esse livro e poder saber mais. Adorei!

    ResponderExcluir