Dia da Consciência Negra: Três Livros Para você ler agora.

20 novembro 2020

Olá pessoal tudo bem?


Hoje, dia 20 de Novembro é Dia Nacional da Consciência Negra, a data foi firmada apenas em 2003. Ou seja, ainda estamos refletindo muito pouco sobre o negro na sociedade. Apesar que essa reflexão e as homenagens aconteçam a mais tempo. A data ela foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares em 1695, ele que foi um dos maiores líderes negros do Brasil.

Muitas cidades no País todo  prestam homenagem a data de uma forma especial, fazendo dela a semana da consciência negra, levando debates, mostrando a cultura, e também contra o racismo.

Hoje trouxe para vocês três livros muito especiais que tratam sobre o racismo, reflexões que devemos fazer diariamente.


Não Basta Não Ser Racista – Robin Diangelo

Robin Diangelo fala que seu livro foi escrito para os brancos, para mostrar a existe do problema, da existe da supremacia branca e que precisamos nos colocar no lugar do outro.
A velha e até bem usada empatia, é bem colocada no livro, Um tapa na cara que o Mundo precisa. Um tapa dolorido, reflexivo.
Para os brancos é fácil dizer que o racismo não existe, pois isso se torna confortável, claro, a pele branca favorece um monte. A gente fica horrorizados, quando um negro é morto a chutes, é preso só pela cor da pele. Mas daí quando falamos de cotas raciais? Ou um evento para comemorar o dia da consciência negra, dai achamos ruim.
São esses pontos que autora explora de uma forma primordial.
Não Basta Não Ser Racista nos trazer reflexões duras. Apesar dos dados apresentados serem americanos, eles facilmente poderiam ser do nosso País.
RESENHA completa: https://bit.ly/SejamosAntirracistasResenha

Uma Atitude Por Dia – Por Um Mundo Com Menos Racismo, Gabriela Oliveira

Gabriela Reis, autora do livro instiga o leitor a falar sobre racismo, falar o que ele entende sobre o assunto. Ela encoraja o leitor ajudar uma pessoa negra, a pesquisar assuntos que precisamos nos adentrar mais.

Por Um mundo Com Menos Racismo – é um livro necessário para nossos dias. Em 2020 tivemos uma série de episódios pavorosos de racismo, policiais baleando negros como se fossem bandidos, tivemos também o caso do menino de 11 anos que fez um perfil no Instagram e sofreu racismo. Uma criança.
RESENHA completa: https://bit.ly/ResenhaPorUmMundoComMenosRacismo

Pequeno Manual Antirracista, Djamila Ribeiro.

Assim como Uma Atitude Por Dia, Pequeno Manual Antirracista nos apresenta uma série de exemplo/formas para apoiar os negros e claro conhecer e detectar o racismo.
Um livro pequeno, necessário e de rápida leitura.
Uma reflexão sobre nossos conceitos.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Helana O'hara

Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites Artesanato em FeltroMídia Kit

Nenhum comentário :

Postar um comentário