Resenha: A Devolvida, Donatella Di Pietrantonio

18 dezembro 2019


Oi pessú tudo bem?
Hoje trouxe para vocês um livro intenso. Digo isso pois nas poucas páginas que ele tem, cumpre muito bem seu papel.
A Devolvida é um livro que nos trás profunda reflexão!

A Devolvida

Ela falava uma outra língua e não pertencia a nenhum lugar...era sempre uma hóspede

Donatella Di Pietrantonio
Aos 13 anos, uma garota é levada do lar abastado onde vive para uma casa estranha e com pessoas que dizem ser seus pais e irmãos.
Na pequena cidade italiana todos conhecem sua história: ela é a criança que os pais naturais, pobres e de família numerosa, “deram” a um parente que não podia ter filhos e que este a devolveu quando a menina frequentava o ensino médio, não por maldade, mas orque a vida pode ser mais complexa do que imaginamos e nos força a fazer escolhas
dolorosas.
Ela era a devolvida. Sentia-se como uma estrangeira na nova casa e, desde então, a palavra “mãe” travara em sua garganta. Privada até de um adeus por aqueles que sempre acreditou serem seus pais, ela se vê incrédula ao enfrentar o sofrimento de ser abandonada novamente de forma repentina.
“Minha vida anterior me distinguiu, me isolou na nova família. Quando voltei, falava outra língua e não sabia mais a quem pertencia”.
Forçada a crescer para reintegrar-se ao seu núcleo original, ela vive uma sensação de subtração, de gente esvaziada de significado,   nos ensina em meio à dor como encontrar sentido quando tudo parece desmoronar.
Edição: 1
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788595810891
Ano: 2019
Páginas: 160
Tradutor: Mario Bresighello
A Devolvida é um livro fino, tem cerca de 160 páginas, capítulos curtos, 33 no total e uma história que não perde tempo, autora já joga para o leitor tudo que acontece com a protagonista, sem perdão.

A capa do livro é um ponto forte, mostrando na capa a protagonista de toda história.
O ano é 1975, uma menina de apenas 13 anos, simplesmente é devolvida para sua família biológica. Ela sai de um lar amável, onde sempre acreditou que ali tinha seus pais, na verdade eram seus tios e sua família biológica é complicada, doente cheia de gente e ela se sente desconfortável. Sendo obrigada a lidar com afazeres domésticos pesados e lidar com algumas condições constrangedoras.
A menina agora precisa lidar com sua dura realidade, onde é apenas vista como a devolvida e não se sente membro daquela família.
Porém questões brotam.. Porque foi devolvida? Porque a pessoa tão amorosa que ela acreditava ser sua mãe sumiu? Perguntas que ela vai atrás e quer respostas.

A Devolvida é um misto de emoções em poucas páginas, conseguimos entrar na cabeça da personagem, sofrer com ela, as desconfianças, o medo e querer respostas, sentimentos na pele o que ela vive e como se sente.

Autora, muito inteligente deu vida a uma personagem sem nome, apenas sabemos sua idade, que ela é educada, inteligente e está cheia de perguntas.
Seu único conforto são nos irmãos Adriana e Vincenzo, ela aprende com eles um pouco de como lidar com a situação e não se sentir um fardo o tempo.
Outro ponto interessante da obra é a a negligencia familiar. Temos pais que não dão suporte algum para os filhos e deixam isso evidente já nas primeiras páginas.
É impossível não se emocionar com todas as situação vividas por ela, a maldade, pobreza, coisas que a mãe fecha os olhos. Ela se sentir deslocada e perdida dentro da sua própria casa.

A reviravolta vem apenas no final da história e digo que vale a pena ler.
A Devolvida é um livro emocionante que nos mostra uma realidade brutal escondida dentro de um lar, com um final ótimo. Se prepare para ler uma história onde você vai mergulhar na história e na vida dessa menina!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

8 comentários :

  1. Já estou curiosa para ler e saber mais sobre o livro. Achei interessante o fato da autora não falar o nome da personage. Como é possivél, ele todo narrado em primeira pessoa?

    ResponderExcluir
  2. Ola ..
    O livro me parece uma otima pedida.Uma por ter poucas paginas e logo ja sabemos o desfecho e final da história.
    Fiquei com vontade conferir o livro.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha visto esse livro, mas só pela sua resenha, já fiquei completamente apaixonada pela história.
    Gosto de livros que não fazem muitos rodeios e conseguem te tirar o ar... pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto a capa mas esta é a primeira resenha que leio deste livro. Parece realmente muito bom mas imagino que também seja bem sofrido. Vou colocar na TBR e tentar encaixar
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto quando o livro mesmo com poucas páginas consegue trazer um misto de emoções. Achei a capa perfeita

    ResponderExcluir
  6. Tema pesado, mas muito interessante!!

    https://www.hophour.net

    ResponderExcluir
  7. Viajei com uma amiga agora nesses últimos 5 dias, e ela tá amando essa leitura. Falou demais dela. Está finalizando e em breve vai resenhá-lo. Tenho visto muitas pessoas falando sobre essa obra, e mesmo não sendo meu gênero de leitura, percebo como a leitura é importante. Eu me sinto meio mal com esse tipo de leitura. Sou meio sentimental...
    Mas, adorei o post!!! Beijão

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Que enredo interessante, fiquei interessada na leitura, já coloquei na minha lista.

    ResponderExcluir