A importância da Leitura

05 fevereiro 2011


O Mundo moderno e suas tecnologias distanciam as pessoas dos livros resultando em jovens cada vez menos interessados pelos livros, possuindo vocabulário cada vez mais pobre.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária.
  O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso. Porém isso não acontece com tanta facilidade assim.

Pergunto-me se as escolas não influenciam os alunos de um modo errôneo.

  Vejamos, vou usar um exemplo da escritora
Talita Rebouças: Como ela eu li Dom Casmurro com 14 anos e lembro perfeitamente que achei o livro cansativo, ruim, sem falar que não entendi nada. E pensei “ – Meu Deus, as pessoas dizem que esse cara foi um grande escritor?”, pois é, acontece com uma freqüência grande isso. Creio que um adolescente deve ler livros de adolescentes, coisas que chamem sua atenção, nem que seja modismo.
sou contra as escolas influenciarem seus alunos a lerem obrar cultas (afinal de contas é quase obrigatório), ao contrário, sou a favor. Mais fazer um adolescente ler obras cultas que não é exatamente da sua idade, se ele não gostar existe uma grande porcentagem de rejeição para outros livros – o que não é nada bom.
  Quando você lê livros do seu interesse, do seu gosto, automaticamente você acaba procurando obras mais sérias, tornando-se então a leitura um hábito.
Seria bom se fosse sempre assim não? Mas vai que um dia as Escolas mudem esse hábito um tanto errôneo de influenciar a leitura?
  
E a leitura, além de ser um hobby delicioso, faz bem para saúde, estimula os neurônios e o raciocínio rápido, tal como o jogo de xadrez também.

Nenhum comentário :

Postar um comentário