E essa semana que rechar o blog com literatura para os leitores.
...
Eu coloquei esse livro como Meta de Leitura em Dezembro e como prometido li, obaaa.
Vamos falar um pouco dele:
Meu Pé de Laranja Lima.
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Primeira Publicação: 1968 (se estiver errado por favor me corrigam).

Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis... que o seu tio lhe ensinava. (+)".
...
É uma história ingênua, porém marcante. Tão marcante que todos sabem virou novela, que virou série, enfim.
Gostei muito de ler.
Com uma mescla de emoções e pequenas conquistas e vitórias, vividas pelas personagens de forma simples e em cada palavra, me senti quase uma personagem coadjulvante na história. O livro nos mostra que não é os grandes feitos ou qualquer outro aspecto considerado por nós, digno e merecedor de importância, mas sim, as pequenas coisas, que no fundo acabam por ser as mais bonitas e importantes - o amor, uma palavra de conforto, um olhar, um abraço, uma amizade. Pequenas, bonitas e com um conceito tão grande que não cabe nesse texto.
José Mauro de Vasconcelos nos contou a história de um menino, Zézé, com seis anos, pobre, inteligente, sensível e carente. O menino não encontra em sua família o carinho e amor que tanto precisa então ele entrega - se seu amor às pequenas coisas, mas em especial a Xuxuruca ou Minguinho e seu pé de laranja lima que acaba se tornando seu grande amigo, convidente.
Com Minguinho, Zézé protege-se do mundo real.
Em suas tentativas de chamar atenção daqueles que o rodeiam, ele faz besteiras, coisas de criança que pod ser até inocentes, porém toda essa tentativa frustrada de chamar atenção faz dele um alvo fácil de piadinhas.
Quando finalmente o seu pai volta a ter um emprego podendo então dar uma vida confortável, perde também os seus dois grandes centros e geradores de ternura e felicidade. Zézé descobre o que é a dor da perda e da saudade, perdendo assim também a sua inocência e capacidade de se abstrair do Mundo através de brincadeiras, histórias e pequeninas crenças.
O livro é lindo. Me fez lembrar um pouco a inocência descrita em "O menino do Pijama Listrado." Acho tão tocando escritores que conseguem colocar no papel o Mundo nos olhos de uma criança. Leia ou assista "Meu Pé de Laranja Lima".
Trailer:
Nenhum comentário :
Postar um comentário