{Textos} - Por que as mulheres amam Chico Buarque?

23 setembro 2011

Por Ananda ( A Convidada)


Por que as mulheres amam Chico Buarque?
É óbvio que não é cem por cento, afinal unanimidade não existe. Mas, digamos que esse amor quase platônico possa ultrapassar os noventa por cento...

Talvez Freud, se vivo, pudesse aludir alguma teoria sobre o fascínio que a figura deste renomado cantor, compositor, escritor e dramaturgo exerce sobre as mulheres. Tenho também minhas teorias, que podem até parecerem meio óbvias, mas creio que sejam interessantes.

Posso falar por mim mesma como fã, ser individual, e também como mulher e ser coletivo; Chico reacende nas mulheres inúmeras fantasias. Independente da idade, porque existe o Chico político, amante, cronista, trovador etc.

Para as jovens no auge da adolescência e da permeadas da vontade ingênua de querer mudar o mundo, tem o Chico político, contestador, revolucionário. Poeta da liberdade, igualdade e justiça. Para as quase balzaquianas tem o Chico amante, poeta, cortejador e para as mais velhas temos uma junção dos vários aspectos. Afinal, o esperado é que quanto mais madura mais alto o nível de exigência.

Falando por mim, amo o Chico porque ele é o pedaço do Brasil que admiro. O único pedaço que me orgulha. Chico é o samba, exala em todo seu ser a beleza do nosso país. Seja por suas canções, por seus livros, seja ainda por sua tez morena banhada de lindos olhos azuis. Amo Chico incondicionalmente, amo porque este mesmo amor foi repassado por meus pais. Amo porque ele entende as mulheres como ninguém.

E falando de amor, o que seria racional?

Ananda Sampaio

Nenhum comentário :

Postar um comentário