Panorama - Belle & Sebastian – If You’re Feeling Sinister (1996)

17 outubro 2011

Por Michael (@MichaelBaleeiro/ Estante de Cima)


Dês de que consegui a vaga de colunista no In The Sky, Belle & Sebastian era uma das bandas que eu tinha certeza que teria que resenhar algo. Conheci a banda esse ano. Meu primeiro contato com eles aconteceu na trilha sonora do filme Juno, do qual a banda participa com duas canções. Depois, por indicação de algumas pessoas, comecei a ir atrás do trabalho da banda. Comecei a escutar os CDs e não me decepcionei com eles.

Belle & Sebastian é uma banda escocesa, que se formou em 1996. Tingermilk foi o primeiro disco da banda, lançado em 1996. No mesmo ano, a banda lançou If You’re Feeling Sinister, segundo disco de estúdio. O disco abre com a canção The Stars Of Track And Field, que é uma das minhas preferidas. A música começa com um arranjo voz e violão, simples, despretensioso e lindo. Logo, mais um violão entra em meio da melodia, dedilhados vão completando até que a leve percussão termina de preencher tudo o que faltava na música. No refrão, a leve percussão ganha mais força seguida da letra que basicamente consiste no título da música.

O álbum continua com arranjos musicais bem tranqüilos. Você se sente escutando um MTV Unplugged. Não acho isso, de modo algum ruim. Acho esses arranjos, direcionados para uma visão mais acústica incríveis. Tenho uma queda por vocais femininos e arranjos acústicos. Belle e Sebastian me conquistaram totalmente com as letras e os arranjos. As letras são mais do que apenas complemento da melodia. São verdadeiras poesias. Ficou difícil passar uma noite sem dormir ao som da banda.

As músicas continuam, uma superando a outra. Não consigo pular nenhuma canção desse álbum. Like Dylan in The Movies é uma das melhores em minha opinião. Get Me Away From Here, I’m Dying também é excelente. MayFly é sensacional! O fechamento do disco fica por conta de Judy and The Dream Of Horses, que termina o álbum de uma forma linda. As músicas atingem níveis sentimentais incríveis. A maioria tem um aspecto mais melancólico, mas algumas como, por exemplo, as citadas acima, dão um ar totalmente diferente. Você não precisa de vocais estridentes, guitarras gritantes e baterias super pesadas para conseguir fazer música boa. Belle & Sebastian provam que com letras sinceras, um violão, piano e um ótimo baterista, e um amor verdadeiro pela música é possível fazer um som indescritivelmente agradável!

If You’re Feeling Sinister foi dos quatro primeiros CDs da banda o melhor para mim. A banda tem nove álbuns de Estúdio e um Ao Vivo. Ou seja, o que não falta são coisas para escutar da banda. Como comecei a acompanhar a banda há pouco tempo, só consegui escutar os quatro primeiros discos de estúdio. Isso significa que ainda vai aparecer muito coisa sobre o Belle & Sebastian por aqui. Aguardem.

“Yeah you're worth the trouble and you're worth the pain. And you're worth the worry, I would do the same. If we all went back to another time. I will love you over. I will love you.”


(Like Dylan in The Movies)


Vídeos:
The Stars of Track and Field
[youtube=www.youtube.com/watch?v=XgohBw0hL-k]

Like Dylan in The Movies
[youtube=www.youtube.com/watch?v=Udpx4vo3j94]

Me and The Major
[youtube=www.youtube.com/watch?v=doo-TcMgUhk]

The Stars of Track and Field (Live)
[youtube=www.youtube.com/watch?v=3JZylVSSOMs]

Nenhum comentário :

Postar um comentário