Panorama - Devendra Banhart.

18 outubro 2011

Já tem um tempo que estou querendo falar de Devendra Banhart no Blog.  E fui deixando e deixando...
Achei que já estava na hora de deixar a preguiça de lado e apresentar a vocês um grande artista, excelente cantor, compositor e até produtor de música.

[caption id="attachment_2885" align="aligncenter" width="490" caption="Psicodélico e bonitão"][/caption]

Nasceu em 30 de maio de 1981) é um cantor e compositor norte-americano. Nascido em Houston, Texas, e criado na Venezuela, Devendra Banhart é um dos principais artistas do movimento folk psicodélico.
Ele é um dos artistas mais populares do movimento New Weird America, cuja tradução seria algo como "Movimento da Nova América Esquisita". Seu último álbum conta com a participação de outros representantes do movimento, tais como Faun Fable, Animal Collective, Viking Moses, entre outros.
Sua musicalidade tende a arranjos simples de violão, com melodias que requerem pouco além deste instrumento, indicando suas raízes folk. As letras consistem em ideias surreais e naturalistas.

O próprio músico assume que, entre as suas maiores influências, estão Bob Dylan, Caetano Veloso, Secos e Molhados e Novos Baianos. A suavidade melódica e o timbre vocal de Banhart remetem frequentemente a estes músicos.
Fonte: Wikipédia

_________________________________________________________________________________________


Conheci o Devendra, depois que me passaram o clipe da música "Brindo". Confesso para vocês que achei o clipe maravilhoso, mas no primeiro momento torci o nariz para a música. Achei ela muito parada, estranha. Mas de tanto ver o vídeo acabei que amando. E fui atrás de outras músicas do cara.

Resolvi dar uma chance para ele, porque bem, para quem escuta Cat Power, Devendra não fica nenhum pouco longe dela, já que a música de ambos é semelhante.

Tenho Cripple Now, albúm de 2005 e o último dele, What Will We Me, albúm de 2009. São excelentes, a gente tem a sensação de estar escutando um acústico, uma coisa bem ao vivo mesmo, e quando você se acostuma com a música dele, não tem como enjoar.

What Will We Me, tem um clima com performances que evocam tardes quentes e preguiçosas passadas entre bons amigos. O álbum é dominado por números  melódicos, tocados com uma destreza relaxada. Mas tem também uma gama  estilizada, que se mostra na inclusão de baladas efêmeras como "Meet Me At the Lookout Point", na épica roqueira "Rats", nas pitadas de R&B de "Baby", e no clima latino de "Brindo" e na inspirada "16th & Valencia Roxy Music", entre outras agradáveis surpresas.

Além de fazer seus próprios discos, Banhart gravou um punhado de faixas exclusivas para álbuns de homenagens, compilações e beneficentes.
A pedido de Noel Gallagher, ele e seus companheiros constantes de banda, gravaram um remix de “Get Off Your High Horse Lady”, do último disco do Oasis. Esse remix foi divulgado no website do Oasis e lançado via iTunes no Reino Unido. Devendra anteriormente já havia participado em “Don’t Look Back In Anger”, do Oasis, na compilação Guilt By Association - para poucos não acham?

Devendra Banhart é produtor também da banda Little Joy, bem conhecida entre os brasileiros, que tem em sua formação Rodrigo Amarente (Los Hermanos) e Fabrizio Moretti (Strokes).

[caption id="attachment_2887" align="aligncenter" width="490" caption="Já morri com esses três juntos, comolidar?"][/caption]

Se você ficou curioso (a) e quer escutar Devedra, começe por Baby, depois escute Now That I Know, Brindo. Vou deixar uma listinha de vídeos dele para vocês curtirem, tenho certeza que vão escutar só pela curiosidade, ele tá gravou algumas músicas em português com Rodrigo Amarante, Marisa Monte, Cibele, vale muito a pena vocês escutarem!!!!
Ah e outra coisa, Banhart namorou Natalie Portman e tenho uma leve impressão que ele namorou Cat Power também. Só mulherão na lista.

Baby:
[youtube=www.youtube.com/watch?v=9gROYU2j-40]

Now That I Know
[youtube=www.youtube.com/watch?v=2yjaAEHxu3w]

Brindo:
[youtube=www.youtube.com/watch?v=sFNebA7ssdg&feature=fvsr]

Nú Com A Minha Música
[youtube=www.youtube.com/watch?v=UXjRzHZx8a4]


Can't Help But Smiling
[youtube=www.youtube.com/watch?v=EouwD_APrWE]

E para terminar uma foto dele de cabelo mais curto, só para vocês terem certeza, meninas... Do charme do moço.

Nenhum comentário :

Postar um comentário