{Para as férias - 01} Livro&Filme - Eu Sou o Número Quatro.

13 dezembro 2011

"Para as férias" será uma tag feita pelo Michael Balleeiro. Ele tem várias resenhas legais e semanalmente vou posta-las para vocês.
Começando com uma resenha do livro Eu sou o número Quatro - feita por ele, e logo abaixo resenha do filme feita por mim, Helana.
Faz muito tempo que não posto nada na tag "Livro e Filme", e como eu vi o filme e o Michael o livro, vou juntar as duas para vocês, ok?



Por Michael (@MichaelBaleeiro/ Estante de Cima)


Resenha do livro.
Eu Sou o Número Quatro / Os Legados de Lorien #1 (Pittacus Lore)

Eu Sou o Número Quatro foi lançado ano passado lá fora, e para aguardar a estréia do filme no Brasil, o livro foi lançado em Março. Essa demora fez o livro ser um dos mais desejados do ano para mim. Mas tenho que dizer que o livro possui pontos fortes, mas também pontos fracos.


O livro mostra nove alienígenas que, após uma guerra em seu planeta, Lorien, se vêem obrigados a deixar o planeta e se esconderem nas sombras da Terra. Não demora muito para a raça rival, os Mogadorianos, aparecerem com um único objetivo, matar um a um. Os nove sobreviventes são numerados, o que faz com que eles só sejam mortos em seqüência. Com a morte do número três, o número quatro precisa mais do que nunca fugir, pois sabe que será o próximo.

Vamos primeiro falar sobre os pontos fracos do livro. Pense em todos os clichês que existem! Pensaram? Sim, todos eles estão inclusos em Eu Sou O Número Quatro. Você acha tudo dentro desse livro! O garoto protagonista que precisa se adaptar a uma nova vida toda vez que foge. A garota linda dos sonhos, ex líder de torcida que se torna o seu grande amor. O valentão, jogador de futebol, que por pura coincidência é ex-namorado da linda garota. O melhor amigo do Alien, nerd, que é fissurado na NASA, teoria da conspiração, etc... Todos esses elementos são encontrados aqui. O clima de High Scool também não me agradou muito. Espero que o próximo não tenha essas coisas.

Agora vamos aos pontos fortes, que não são poucos. O livro tem uma leitura muito fácil. A leitura flui normalmente e de forma totalmente agradável. Quando dei por mim já estava no capítulo 31. Nem percebi que já havia lido tanto. O livro também é muito agitado. Tenho que dizer que esperava um livro com luta a cada cinco páginas, mas também não é bem assim. Alguns acontecimentos são descritos no livro antes do clímax, mas nada que realmente tire o fôlego. Quanto à esse aspecto, eu estava um tanto quanto decepcionado, o clima de High Scool, e nenhuma luta realmente acontecendo me deixaram irritado. Mas a raiva não durou muito. As últimas 100 páginas do livro salvaram a obra inteira. Os acontecimentos não pararam, as lutas foram mais do que incríveis, e as surpresas se estenderam até a última página do livro.

Ao fim do livro, posso dizer que gostei muito! A avaliação foi de quatro estrelas (Quatro? Irônico, não? Hahaha). Não foram cinco por causa dos clichês que realmente me deixaram com raiva. Mesmo assim, estou mais do que ansioso para ler o próximo volume. É uma história muito bacana e indico o livro sim.
_________________________________________________________________________________________________


O Filme - por Helana Ohara

Eu sou o Número Quatro.

Título original: (I Am Number Four)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: D.J. Caruso
Atores: Alex Pettyfer, Dianna Agron, Timothy Olyphant, Teresa Palmer.
Duração: 110 min
Gênero: Ação
Sinopse: Nove alienígenas fugiram do planeta Lorien, onde eram conhecidos por números, para se esconder na Terra. O objetivo era se esconder dos Mogadorians, inimigos que precisam eliminar todos eles - e na ordem certa - para que poderes especiais não possam ser usados contra eles no futuro. A caçada já começou e os números Um, Dois e Três já foram assassinados. O número Quatro vive disfarçado entre os humanos, como John Smith (Alex Pettyfer), ajudado por seu protetor Henri (Timothy Olyphant) na tranquila cidade de Paradise, em Ohio. Enquanto descobre seus novos poderes, Smith conhece a estudante Sarah Hart (Dianna Agron) e se apaixona por ela, colocando em risco a vida de ambos e o futuro de sua raça, porque o inimigo já o localizou. A sua sorte é que a número Seis (Teresa Palmer) também o encontrou e ela pode ajudar na batalha. (RC).
-------------------------------

Assisti o filme por conta da Diana Agron (para quem não sabe, ela é a loirinha malinha de Glee) - queria muito vê-la trabalhando em outra coisa que não seja a série. E o filme por ser ação me deixou curiosa.
O filme começou interessante, alguns sustos com os Mogadorians, Caruso abusou nos efeitos especiais, ficaram fantásticos e muito bem feitos.

O livro em si deve ser bom, fato. A história em questão poderia ter sido muito bem desenvolvida nas telonas, porém houve um erro na adaptação, o roteiro foi fraco - por conta dos clichês que dominaram todo o filme. Tanto nos diálogos, cenas e atuações seguiram uma linha deja vu(?) (OK, Diana Agron e a número seis Teresa Palmer, atuam muito bem, no meu ponto de vista a número seis que salvou o filme inteiro), como se nos filmes já houvessem aquelas cenas tabeladas onde não se elabora nem se cria mais.

Uns 20 minutos do começo do filme e uns 20 minutos finais te prendem bastante, mas só por causa da ação. Existe cenas boas que merecem atenção, mas que pareciam nem pertencer ao filme. É o tipo de filme que pode até agradar muitos que gostam do gênero - espero eu que se houver sequência erros do 1° filme sejam corrigidos, se não, será um fracasso total.

A relação de Smith com Sarah é aquelas bem típicas do herói salvando a mocinha, alguns efeitos salvam cercas cenas.
O filme não é de todo ruim - dá para alugar assistir com uma turma em casa. Mas nos cinemas bem.. Seria demais. É aquele tipo de filme de ação que se passa aos Domingos, sem muitas novidades todos dizem não gosto e todos assistem.

Não posso dizer que é uma adaptação feliz do livro, pois não li ele e não pretendo ler. Mas fica minha dica se você gosta de um filme de ação água com açúcar - Eu Sou o Número Quatro é perfeito pra você.

Trailer:
[youtube=www.youtube.com/watch?v=yiJ_waM7Iuw]

Um comentário :