Resenha - Morro dos ventos Uivantes.

05 janeiro 2012



Por Keila (@Keilakk20 Skoob)



O Morro dos ventos uivantes (Emily Brontë)


RESENHA:

Um clássico da literatura inglesa escrito por Emily Brontë, em 1847 “O Morro dos ventos uivantes” (Wuthering Heights) uma história intensa que trás a baila sentimentos conflitantes, como amor, ódio, inveja e vingança. Essa história nos desperta hora uma raiva abrasadora ou um sentimento de perda pelo que poderia ter sido, pela oportunidade perdida e o tempo que não volta mais. A um bom tempo queria fazer uma resenha sobre essa história, e acreditem é uma história difícil de resenhar foram muitos os sentimentos no decorrer da leitura, esse é o tipo de história que te leva do céu ao inferno em apenas um virar de páginas, embora eu ache que o tempo no céu foi mais curto que no inferno ás vezes me sentia perdida lendo a história, meio desolada.

Heathcliff é adotado pelo patriarca da família Earnshaw que desde o principio mostra um grande apreço pelo menino e isso já gera um conflito com seu filho legítimo Hindley que se sentia excluído pelo pai e descontava sua raiva em Heathcliff, tornando a convivência bem difícil para o garoto, o que amenizava os maus tratos que ele recebia de Hindley era sua amizade com Catherine, a filha mais de Earnshaw que apesar de mimada e egoísta tinha grande afeição por Heathcliff, depois da morte de Earnshaw Hindley com seu ódio por Heathcliff intensificado pelo tempo o trata como um escravo na casa punindo e humilhando constantemente e isso vai tornando Heathcliff uma pessoa amargurada e reprimida e a situação piora ainda mais para ele quando Catherine começa a ser cortejada por Edgar Linton, rapaz de família rica, e que tem propriedade vizinha aos Earnshaw, deixando Heathcliff de lado tendo em conta os próprios interesses Cathy resolve se casar com Edgar, mesmo dizendo amar Heathcliff, essa é a gota d’água para Heathcliff que abandona “O Morro dos ventos uivantes” e só volta vários anos depois muito rico e muito mais amargurado pelo tempo e com sede de vingança pelas humilhações sofridas no passado.


Meu ponto de vista:



Agora colocando em minhas palavras, o livro vale a pena por Heathcliff, devo dizer que Catherine não me inspirou nenhuma simpatia achei ela uma personagem extremamente egocêntrica que só olhava para o próprio umbigo. No começo da história achei que ela tratava Heathcliff como um cachorrinho pedia muito e dava muito pouco, o verdadeiro amor foi da parte dele realmente, de forma muito intensa diga-se de passagem, sinceramente não consegui sentir raiva do personagem porque consegui captar seus sentimentos em relação as situações que ele passou e apesar de tudo, de toda raiva, ódio, vingança, amargura, o amor estava sempre ali, a devoção que ela tinha por Catherine só encontramos entre as páginas de um livro mesmo, ele amou verdadeiramente sem pedir nada, mais esperando tudo e o que ele recebeu foi nada de fato, Catherine tirou tudo que pôde e depois simplesmente o descartou como um sapato velho e isso realmente é de causar desgosto. Catherine é uma personagem controversa e a meu ver ela era Bipolar tinha crises bem variadas de humor uma hora muito feliz e outra de extrema depressão mais mesmo isso não fez com que amenizasse minha impressão negativa da personagem. E como disse no principio terminei de ler essa história com sentimentos controversos parte de mim gostaria de odiar a história mais sinceramente não consegui,me emocionei muito em alguns momentos mais também senti muito desgosto em outros, mais não consegui interromper a leitura, a história me cativou de uma forma meio estranha que nem eu consigo explicar, se perguntassem se repetiria a dose eu diria que com certeza.

A Música tema do filme (Kate Bush- Wuthering Heights)
[youtube=www.youtube.com/watch?v=ALW83iFU03o ]

Trailer do filme de 1992 estrelado por Ralph Fiennes como “Heathcliff” e Juliette Binoche como “Catherine”.
[youtube=www.youtube.com/watch?v=H1X8rwp4W_g]

__________________________________________________________________________________________



PS, por Helana O'hara: Também fiz uma resenha desse livro em 2010, vocês podem ler ela aqui: O MORRO DOS VENTOS UIVANTES, achei a estória massante em muitos aspectos e como disse em minha própria resenha a sede de vingança de Heathcliff chega a ser chata.
Posso não term gostado do livro, mas continua sendo uma linda história de amor.

13 comentários :

  1. Eu também já li esse livro, na época que li Crepúsculo, fiquei curiosa rsrsr...mas não gostei, a história é realmente massante. Ótimo post,ficou lindo.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa, esta resenha acabou de ser publicada! Eu o resenhei agorinha mesmo também, e estava à procura de outras opiniões. =)
    Acho que o texto expressou bem o que eu senti na leitura desta história, e até na dificuldade de se explicar as sensações, conseguiu-se traduzir as minhas, rs.
    Eu achei que todos os personagens, se não eram completamente mal-humorados, malvados ou rabugentos, eram, como foi dito, bipolares.

    beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a resenha! E sou suspeita para falar da história! Amo clássico e sou fã das irmãs Bronte! Gosto de coisas sombrias, com aspectos psicológicos fortes e emocionantes! E isso é uma característica das Bronte!!! Sou fã de O Morro dos Ventos Uivantes!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada por esse livro \o/ é lindo,tocante e encantador....

    ResponderExcluir
  5. Helana Ohara05 janeiro, 2012

    Eu não gostei do livro, só isso que tenho a dizer :(

    ResponderExcluir
  6. Helana Ohara05 janeiro, 2012

    Finalmente alguém que acha a mesma coisa que eu. Paty eu detestei esse livro. Dos clássico que li, esse é o único que achei ruim... Ele não sai do lugar... Muito chato.

    ResponderExcluir
  7. Nossa Keila. Achei que a historia tinha mais romance!! E pelo que vc falou ai eu já antipatizei com a mocinha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Tem histórias que merecem uma mocinha melhor.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Fernanda Souza05 janeiro, 2012

    Ah eu gosto dessa história.
    Acho a história intensa e complexa, porém eu gosto.
    Fala bastante da transformação que as pessoas podem sofrer por conta de um sentimento tão intenso e feroz.
    A resenha ficou ótima, a maioria das pessoas que eu conheço detesta ele.
    Beijos
    @LeitoraIncomum

    ResponderExcluir
  9. Como eu falei gente é difícil definir se a minha impressão foi negativa ou positiva, a história é intensa principalmente quanto aos sentimentos de Heathcliff, por isso eu digo que pra mim a história vale a pena pelo personagem dele, e definitivamente eu não gostei da Catherine.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha da Keila. Obrigada por compartilhar, Helana. Eu gosto do livro e do filme. O livro é clássico que guardo com muito carinho na estante e já tive vontade de pegar para ler de novo. O filme ficou imprecável, especialmente pela atuação de Julliete. Também não consegui sentir raiva de Heathcliff. Consegui captar sua amargura e "solidarizar-me" com ele. E também não simpatizo com a Catherine, justamente pela sua falta de sensibilidade.
    Puxa, Helana, uma pena você ter se dececionado... isso é muito chato! Você assistiu ao filme? Apesar de ter achado o livro sem emoção, o filme é muito fiel à história e pode ser que goste do filme e até queira ler o livro de novo, com outros olhos.

    Beijocas,

    Lu (do blog de Equinócio)

    ResponderExcluir
  11. Érica Santana10 janeiro, 2012

    Cara, eu tive que ler esse livro pra um trabalho do colégio, me lembro até hoje, deve fazer uns 6 anos. Putz, não fluiu comigo não. O pessoal do meu grupo que leu e me levou nas costas. Achei tão, digamos.. parado! E sinceramente, não me esforçaria nessa leitura. Só de ler a resenha já fiquei aqui pensando e lembrando e ah, não me arrependi em nada de ter abandonado. HAUAHAAUHA :X

    ResponderExcluir
  12. Helana Ohara11 janeiro, 2012

    Não gostei muito do livro, na verdade achei massante demais para uma história de amor e no final das contas não entendi nada, daí sim que detestei o livro.

    ResponderExcluir
  13. Eu até tenho esse livro aqui, tenho mt vontade de lê-lo desde Crepúsculo, de tanto que ele é citado, mas ainda não tive tempo de ler.
    Nossa, a sua resenha ficou bem intensa. A história parece ser mais que triste e pesada.
    Mesmo com os comentários, eu ainda fiquei com vontade de ler o livro... espero que consiga chegar até o final.

    Bjok

    ResponderExcluir