Sétima arte - Cisne Negro x O lago dos cisnes

09 fevereiro 2012



Por Keila (@Keilakk20 Skoob)



E para post de hoje um filme dramático e emocionante.
Escolhi esse filme para meu post porque não é só filme que me fascina, mais o balé de Tchaikovsky que é meu favorito; E porque a história do filme está diretamente relacionada com essa peça maravilhosa. E para que vocês consigam entender a emoção do filme vou fazer um pequeno resumo do balé.


O Balé - Swan lake (O lago dos cisnes) de Piotr Ilitch Tchaikovsky


O balé conta a história de Odette uma princesa que foi transformada em cisne pelo mago Rothbart, e que é encontrada pelo Príncipe Siegfried em uma noite em sua forma humana, Siegfried se apaixona pela princesa e jura quebrar o feitiço declarando seu amor, mais Rothbart arquiteta um plano com a feiticeira Odile para que o príncipe jure amor a ela não a Odette no baile oferecido pela Rainha, mãe do príncipe, Odile enfeitiça o príncipe para que ele veja Odette e não ela própria, o príncipe enfeitiçado se declara a Odile. Odette fica desiludida pela traição do príncipe mais aceita a situação. O príncipe descobrindo que foi enganado pelo mago e a feiticeira vai atrás de sua amada Odette para se desculpar e jurar seu amor a ela, Odette perdoa o príncipe, mais Rothbart fica inconformado por não ter atingido seus objetivos e se vinga do príncipe inundando o lago fazendo com que Siegfried morra afogado. E Odette desconsolada morre de tristeza pela perda do seu amado. Uma trágica morte de amor. (Uma história familiar não é pessoal me lembrou,“Romeu e Julieta”).


O Filme - Cisne negro


Cisne Negro é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpretada por Mila Kunis. O filme faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.

Sobre o filme:
A história foi bem pesada misturando a fantasia com a realidade, e a vida da bailarina com o balé em si.
Natalie Portman ganhou um Oscar de melhor atriz em 2011 por esse filme, e bem merecido, diga-se de passagem, pois ela conseguiu transmitir todo drama perturbador pelo qual sua personagem Nina estava passando, a insegurança o medo e a transformação de garota meiga para um personagem intenso e de personalidade totalmente contrária a sua própria e ainda a disputa com outra bailarina por esse papel tão desejado.


Minhas impressões:
Quando você se entrega de corpo e alma a uma causa ou um objetivo e isso se torna seu modo de vida ou sua vida, nada mais tem sentido se não aquilo. Disso se trata o filme, uma bailarina que chega ao extremo para interpretar um personagem, ela se entrega totalmente e incorpora literalmente o personagem. Em alguns momentos do filme ficamos na dúvida do que é fantasia e realidade, dai podemos sentir a personagem em sua aflição. Nina se vê obrigada a fazer uma mudança de personalidade para interpretar o personagem “O cisne negro”, segundo Korolyevna (Vincent Cassel) ela precisa de mais fibra, mais paixão, o desafio é lançado e a mudança é operada; nesse ponto Nina já estava sendo tomada de corpo e alma pelo papel que iria desempenhar, o personagem toma forma e se apossa do seu corpo e mente literalmente, levando-a as raias da loucura e para um desfecho trágico e emocionante.

Trailer do filme
[youtube=www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5jaI1XOB-bs]

Swan Lake- Ato III
Ótima performance do “cisne negro” lindo.
[youtube=www.youtube.com/watch?v=YT334WsfBIU&feature=related]


7 comentários :

  1. Ola esta é minha primeira visita, adorei seu cantinho... Amei este filme, achei a adaptação ótima e a atriz é show de bola!!

    Te convido a visitar e seguir o meu blog também.
    Aguardo sua visita!
    Bjs!
    Mila

    @camilapalm31
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo! Amei demais o post Lana e diga se de passagem que vc me prendeu de uma forma neste post rsrsrs
    Parabéns!
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Helana Ohara09 fevereiro, 2012

    Karol... Não fui eu que escrevi foi a Keila.
    Eu não gostei muito de Cisne Negro.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito desse filme. Apesar do final triste, também achei a atuação da Natalie perfeita, a transformação da personagem e o conflito de personalidade, ótima atuação.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não assisti, mas parece que é um filme bonito.Quem sabe eu até me atreva a assistir rsrsrs....eu sou mais fã de série que de filmes, raramente paro e assisto um filme todo.

    leiturasdapaty@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Helana Ohara12 fevereiro, 2012

    Olha eu não gostei do filme não, tenho meus motivos pra tal.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho linda a história de O Lago dos Cisnes.

    Também acho que a Natalie Portman mereceu o oscar de melhor atriz pelo filme, a interpretação dela foi perfeita. Mas nem isso me fez gostar de Cisne Negro. Não sei qual foi exatamente meu problema com ele, de repente o roteiro. Fiquei muito confusa e até hoje não entendi o final (nem algumas cenas do meio... hehe...).

    Ju

    ResponderExcluir